UOL Esporte Futebol
 
09/12/2008 - 19h39

Com ponta garantida, Barça usa reservas e perde para Shakhtar na Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Única chave completamente definida antes mesmo da realização da última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões, o Grupo C teve duas partidas nesta terça-feira apenas para cumprir tabela. Já pensando no clássico contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, o líder Barcelona poupou seus titulares e foi derrotado em casa pelo Shakhtar por 3 a 2.

Josep Lago/AFP
Reserva, lateral-esquerdo Sylvinho marcou na derrota do Barcelona na última rodada
Fabrice Coffrini/AFP
Mesmo com a vitória, Sporting se classifica com o 2º lugar do Grupo C, atrás do Barça
CONFIRA IMAGENS DA RODADA
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO C DA LIGA
CHELSEA E ROMA AVANÇAM NA LIGA
PANATHINAIKOS É LÍDER DO GRUPO B
LIVERPOOL VENCE E LIDERA CHAVE
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
Na outra partida da chave, o Sporting encerrou a fase de grupos com vitória sobre o Basel por 1 a 0. Mas a equipe portuguesa já não tinha chances de tirar a liderança do time espanhol e não corria o risco de ser alcançado pelo Shakhtar, terceiro colocado, mesmo em caso de derrota. Os dois classificados esperam agora os adversários das oitavas-de-final, que serão definidos por meio de sorteio.

O Barça entrou em campo sem Eto'o, Valdés, Alves, Puyol, Márquez, Touré, Xavi e Messi. Com a opção do técnico Josep Guardiola de poupar titulares para o clássico contra o Real, o brasileiro Sylvinho teve a oportunidade de iniciar a partida e marcou para os espanhóis.

Mesmo com maior volume de jogo no primeiro tempo, o Barcelona não conseguiu transformar em gol a vantagem sobre o adversário. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 8min, com um chute de fora da área de Bojan, defendido pelo goleiro Pyatov, do Shakhtar.

O time ucraniano respondeu quatro minutos depois, com o ex-corintiano William. O arremate do brasileiro, no entanto, desviou na zaga espanhola. Em três minutos, o Barça sufocou o adversário com chances desperdiçadas pelo trio ofensivo Pedro, Bojan e Hleb, mas quem abriu o placar no Camp Nou foi o Shakhtar.

Willian fez boa jogada novamente e ajeitou para trás, para o chute rasteiro de Gadkiy. O atacante do time ucraniano marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões aos 30min de partida.

Embora tenha criado chances de igualar o marcador, o Barcelona sofreu o segundo gol aos 11min do segundo tempo, novamente com Gadkiy. Dois minutos depois, o lateral-esquerdo Sylvinho anotou primeiro gol do Barcelona no confronto.

Os ex-corintianos, no entanto, não foram os únicos brasileiros que brilharam na partida. O meia Fernandinho (ex-Atlético-PR) fez o terceiro gol do Shakhtar, o segundo dele na maior competição interclubes da Europa. O líder do Grupo C ainda descontou com Sergio Busquets, mas não evitou a primeira derrota na Liga.

"Sinto muito por eles, porque se esforçaram e levaram a partida a sério, mas já disse que não somos imbatíveis", afirmou Guardiola, que mesmo com a derrota se mostrou contente com o desempenho de seus reservas.

Basel 0 x 1 Sporting
O Sporting obteve sua quarta vitória na competição com um gol anotado por Yannick Djaló aos 18min do primeiro tempo. O jogador aproveitou o cruzamento de Izmailov, pela direita, para garantir a vitória do time português.

A combinação de resultados - triunfo aliado à derrota do Barcelona -, porém, foi suficiente apenas para diminuir a diferença de pontos entre os classificados. O Barcelona terminou em primeiro com 13 pontos, um a mais do que os portugueses. O Shaktar se despediu da Liga dos Campeões com 9 pontos, enquanto o Basel somou apenas um no Grupo C.

*Atualizado às 20h56, com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host