UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 19h00

Palmeiras perde do Bota no "jogo do ano", mas vai à Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em seu "jogo do ano", como classificou o técnico Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, neste domingo, no Palestra Itália, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e se classificou para Copa Libertadores graças à derrota do Flamengo para o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

VEJA GOL DA VITÓRIA BOTAFOGUENSE
O time paulista terminou na quarta posição, com 65 pontos, e vai disputar a pré-primeira fase da competição continental contra uma equipe boliviana. Se vencer, entrará no Grupo 1, que terá Sport do Recife, campeão da Copa do Brasil, a LDU, campeã do Equador, e mais um time chileno.

Já a equipe do Rio de Janeiro, que venceu com gol de cabeça de Wellington Paulista, já estava garantida na Copa Sul-Americana, e terminou com 53 pontos, em sétimo lugar.

Ficar de fora da competição internacional poderia gerar uma crise sem precedentes no clube paulista, uma vez que além do título da Libertadores proporcionar a disputa do Mundial Interclubes, aumenta as receitas do clube com bilheteria, cotas e patrocínio.


PRINCIPAIS LANCES
Folha Imagem
Kléber lamenta erro na queda palmeirense, que mesmo assim foi à pré-Libertadores
PRIMEIRO TEMPO
8min - Em jogada veloz, Kléber recebe totalmente livre na entrada da área e chuta. Mas Renan sai bem do gol e consegue espalmar a bola.
11min -Lúcio Flávio bate escanteio direto, e a bola bate no travessão do Palmeiras.
36min - Alessandro bate cruzado da lateral-direita, e a bola passa à esquerda do gol de Marcos.
39min - Lúcio Flávio pega a sobra, bate de primeira, e a bola explode no travessão alviverde.
42min - Diego Souza, impedido, recebe de Kleber, chuta em cima de Renan e no rebote completa para o gol. Lance foi anulado corretamente pela arbitragem.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio toca para Alessandro, que cruza na medida para Wellington Paulista, na segunda trave, cabecear para as redes.
12min - Kleber recebe pela esquerda, invade a área, mas esbarra outra vez em boa defesa de Renan.
19min - Fabinho Capixaba recebe na direita e arremata. Renan faz outra intervenção.
38min - Thiago Cunha cabeceia livre de marcação, mas a bola vai para fora.
40min -Capixaba completa cruzamento de Denílson, mas Renan estava atento e fez grande defesa.
TORCIDA RECLAMA
PALMEIRAS PEGA BOLIVIANOS
MARTINEZ SAI DO PALMEIRAS
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
CRUZEIRO SE CLASSIFICA
SÃO PAULO É HEXACAMPEÃO
VASCO É REBAIXADO
A classificação também faz parte do projeto estabelecido pela diretoria, o investidor e o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo, que teria uma continuidade no clube comprometida se não conseguisse a classificação.

Além disso, o gasto de R$ 92 milhões de janeiro até outubro deste ano, divulgado pela oposição palmeirense, iria sair muito alto para a conquista apenas do título estadual, que ocorreu no primeiro semestre.

Os dois times foram a campo com quatro desfalques cada. O Palmeiras não teve Martinez e o artilheiro do time Alex Mineiro, suspensos, e Roque Júnior e Léo Lima, machucados. Os cariocas, por sua vez, atuaram sem Túlio, que acertou com o Corinthians, e mais Renato Silva, Jorge Henrique e Diguinho que também estão de saída do clube.

Primeiro tempo difícil para o Palmeiras

Com a bola rolando, o primeiro tempo foi equilibrado, com chances para ambos os lados. Logo no começo, Kleber recebeu em ótimas condições para marcar, mas Renan salvou os cariocas.

Do outro lado, o Botafogo acertou o travessão de Marcos duas vezes com Lúcio Flávio. A primeira, em tentativa de gol olímpico. E a segunda em um perigoso rebote completado de primeira pelo meia. O time da casa ainda teve um gol de Diego Souza anulado corretamente pela arbitragem.

A boa notícia, no entanto, vinha dos outros jogos, com as derrotas parciais de Cruzeiro e Flamengo no primeiro tempo. Porém, para o atacante Kleber, isso não era suficiente. "É só acertar o última passa que o gol sai. É melhor fazermos a nossa parte para não dependermos dos outros jogos", disse o jogador, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

Gol botafoguense logo no início da etapa final

Mas na segunda etapa o gol que saiu foi do Botafogo, marcado de cabeça por Wellington Paulista, aos quatro minutos. O placar adverso deixou os palmeirenses ainda mais apreensivos nas arquibancadas. Até por que o Cruzeiro já havia virado para cima da Portuguesa e tinha assumido a terceira posição.

Luxemburgo reforçou o poder ofensivo alviverde, colocando Denílson e Thiago Cunha em campo. Os jogadores até tentavam pressionar, mas o Botafogo se postava bem em campo.

Só quando Alexsandro foi expulso por dar uma cotovelada, aos 36, é que a torcida do Palmeiras se animou. O time também melhorou em campo, apesar do gol de empate de não ter saído. O palmeirense Maurício ainda foi expulso antes do apito final.

PALMEIRAS
Marcos; Gustavo, Jéci (Denílson) e Maurício; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva (Jumar), Evandro (Thiago Cunha) e Leandro; Diego Souza e Kléber
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO
Renan; Emerson, André Luís e Edson (Luciano Almeida); Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Lúcio Flávio, Lucas Silva (Jougle) e Triguinho; Wellington Paulista (Alexsandro)
Técnico: Ney Franco

Data: 07/12/2008 (domingo)
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos:Gustavo, Pierre e Maurício (P); Luciano Almeida, Emerson e Edson (B)
Cartão vermelho: Alexsandro (B); Maurício (P)
Gol Wellington Paulista (B), aos quarto minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host