UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 18h49

Cruzeiro evita "zebra", vence Lusa e se garante na Libertadores

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
O Cruzeiro sofreu, mas confirmou sua força em seus domínios e contando com o apoio de sua empolgada torcida bateu a Portuguesa, neste domingo, no Mineirão, por 4 a 1, garantindo sua vaga na fase de grupos da próxima edição da Libertadores. A vitória foi de virada, já que a Lusa saiu à frente, com um gol de Athirson, no primeiro tempo. A reação celeste começou em um intervalo de dois minutos, na etapa final, e terminou em goleada. "Conseguimos nos classificar sem a pré-Libertadores, que era o que queríamos", comemorou Thiago Ribeiro.

VEJA OS GOLS DA VIRADA CRUZEIRENSE
O Cruzeiro atingiu a sua meta de terminar na terceira posição, assegurando vaga diretamente na fase de grupos. O time celeste foi beneficiado pela derrota do Palmeiras, por 1 a 0, para o Botafogo, no Parque Antarctica. "Temos de enaltecer o comportamento dos profissionais, o Ney Franco no Botafogo", comentou o técnico Adilson Batista.

Com a terceira colocação garantida, o Cruzeiro classificou-se para o grupo 5 da competição continental. O time mineiro enfrentará o Universitário de Sucre, da Bolívia, time que joga a 2.800m de altitude, e o Deportivo Quito. O quarto componente sairá do confronto entre o quinto representante argentino e o terceiro classificado do Peru, caso a Fifa não confirme a suspensão da federação daquele país.

Para fazer a sua parte e vencer a Portuguesa, o Cruzeiro, por ironia do destino, só chegou aos seus gols depois que o seu artilheiro no Brasileiro, o jovem atacante Guilherme, com 18 gols, deixou o gramado, com dores na coxa direita, a mesma que o tirou dos dois últimos jogos do time, contra Flamengo e Internacional.

PRINCIPAIS LANCES
Folha Imagem
Com vitória sobre a rebaixada Portuguesa, Cruzeiro garantiu uma vaga na Libertadores
PRIMEIRO TEMPO
6min -Wagner deu ótimo passe para Ramires, que completamente livre, na cara do goleiro André Luís, bateu para fora, desperdiçando boa chance.
13min - Atacante Jonas fez boa jogada pela esquerda, cortou o marcador e bateu para fora, com perigo.
35min - GOOOLLL DA PORTUGUESA!!! Edno iniciou a jogada, passando a Héverton, que descobriu Athirson livre, para bater cruzado e abrir o placar.
45min - Guilherme recebeu a bola pela direita e bateu cruzado. André Luís fez a defensa.
SEGUNDO TEMPO
2min - Thiago Ribeiro recuperou uma bola na área adversária, mas bateu fraco, facilitando a defesa de André Luís.
12min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Thiago Ribeiro recebeu cruzamento de Fabrício, da direita, e acertou a cabeçada, empatando o jogo.
14min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - .Wanderley aproveitou-se uma falha na saída de bola da Portuguesa, avançou e chutou firme para vencer o goleiro André Luís
37min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Fabrício lançou Wagner que foi derrubado na área e sofreu pênalti. Na cobrança, Fernandinho converteu. Três minutos depois, ele marcou novamente, em outra cobrança de pênalti, dessa vez sofrido por Ramires.
CRUZEIRO:MELHOR MANDANTE
CRUZEIRO ENTRA NO GRUPO 5
CRUZEIRO MANTÉM TABU
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DA PORTUGUESA
TABELA DO BRASILEIRÃO
A Portuguesa, que já estava rebaixada à Série B e buscava uma despedida digna, não foi presa fácil e deu muito trabalho ao Cruzeiro. O time paulista sofreu sua 18ª derrota no Campeonato Brasileiro, a 15ª como visitante, terminando a competição na vice-lanterna, com 38 pontos, à frente apenas do Ipatinga, que chegou à rodada final sem chances de deixar a última colocação.

O técnico Estevam Soares disse que a Portuguesa, no primeiro tempo, fez um jogo de qualidade, como vinha fazendo em outras partidas do Brasileiro. Mas, segundo ele, o seu time entregou o jogo. "Entregamos de mão beijada, com lances bobos, erros infantis e isso dificulta muito", afirmou o treinador, lamentando que a equipe não tenha conseguido manter a performance de alta qualidade durante os 90 minutos.

O torcedor do Cruzeiro que esperava uma vitória consagradora sobre a já rebaixada Portuguesa levou um susto grande, por terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0 e pelo fato de o Flamengo ter levado marcado um gol ao final do primeiro tempo, em Curitiba, diminuindo para 3 a 2 a derrota para o Atlético-PR. A derrota celeste e o empate do rubro-negro desclassificariam o time mineiro. No final, o time celeste ganhou e o Flamengo perdeu por 5 a 3.

"Foi um jogo difícil, a Portuguesa veio aqui sem preocupação, conseguiu fazer uma boa partida, nos surpreendeu no primeiro tempo, mas conseguimos impor nosso jogo no segundo tempo e conseguimos uma vitória importante", comentou o atacante Thiuago Ribeiro, autor do primeiro gol celeste.

A torcida cruzeirense acatou a convocação da diretoria, que reduziu preços dos ingressos, e também dos jogadores e integrantes da comissão técnica, comparecendo em bom número ao estádio. Antes de a bola rolar, o clima era de festa. O argentino Sorín, que não atuou este ano, em recuperação de uma cirurgia no joelho direito, foi homenageado pela Máfia Azul, principal facção de torcida do clube, subindo no "caixote" usado por Fubá, líder e animador da organizada.

"Fico emocionado com o carinho do torcedor. Já esperava não atuar este ano, quando fiz um contrato simbólico. Agora, é fazer uma boa pré-temporada e voltar a atuar no próximo ano", comentou Sorín. Outro "torcedor" ilustre presente ao Mineirão foi o corredor Frank Caldeira, terceiro colocado na Meia-Maratona da Pampulha. Também antes do início do jogo, o zagueiro Thiago heleno recebeu placa entregue pelo diretor de futebol, Eduardo Maluf, pelo 10º jogo com a camisa celeste.

Com a bola rolando, no primeiro tempo, o torcedor cruzeirense se assustou. Apesar de começar atacando, desperdiçando um gol logo, aos 6min, com Ramires. A Portuguesa, no entanto, não se impressionou e também atacou, levando perigo constante ao gol defendido por Fábio.

O Cruzeiro jogava de forma mais lenta, encontrando muitas dificuldades para chegar ao ataque. Quando isso acontecia, a finalização saía errada ou o goleiro André Luís fazia a defesa, como aconteceu em chutes de Fabrício e Guilherme, os dois que tiveram pontaria certa nos 45 minutos iniciais.

A equipe celeste, que em 18 jogos anteriores como mandante havia sofrido apenas 10 gols, fazia a chamada "linha burra" do que se aproveitava os atacantes da Lusa, que criaram e desperdiçaram boas chances. O gol da Portuguesa, marcado por Athirson, aos 35min, saiu dessa forma. Héverton tocou para o veterano ala esquerda que surgiu livre para colocar a bola nas redes de Fábio.

"O Marquinhos Paraná esteve meio torno no primeiro tempo, não foi muito à frente. O Patrício estava solto, eles se arriscavam, tivemos situações para definir e não fizemos. No segundo tempo a gente inverteu o Ramires e o Paraná, tivemos volume de jogo maior, espaço para contra-ataques e dois pênaltis", analisou Adilson Batista.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo. E o Cruzeiro parecia desorganizado tal como havia acabado a etapa anterior. O time até que criava chances, mas não conseguia finalizar com precisão. A Portuguesa, ao contrário dos 45 minutos iniciais, se fechou mais, na tentativa de explorar contra-ataques.

Aos 11min, Guilherme deixou o campo na maca, mesmo assim foi muito vaiado pelos torcedores. Ele foi substituído por Wanderley. No minuto seguinte, o Cruzeiro empatou o jogo. Thiago Ribeiro iniciou a jogada perla esquerda, serviu a Fabrício do outro lado e foi para área para aproveitar o cruzamento, marcando de cabeça. O desempate aconteceu dois minutos depois, quando a Lusa errou uma saída de bola e Wanderley aproveitou.

A partir daí, o Cruzeiro tratou de administrar a vitória, que lhe daria io terceiro lugar, em função da derrota palmeirense para o Botafogo. Por isso, Adilson Batista tirou Thiago Ribeiro e colocou o volante Elicarlos, mas o Cruzeiro ainda marcaria m ais dois gols, por meio de Fernandinho, ambos marcados em cobranças de pênaltis sobre Wagner e Ramires, respectivamente.

Cruzeiro
Fábio, Marquinhos Paraná, Leo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Henrique (Zé Eduardo), Fabrício, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro (Elicarlos) e Guilherme (Wanderley)
Técnico: Adilson Btista

Portugesa
André Luís, Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Rai, Wilton Goiano (Ralph), Héverton (Fellype Gabriel) e Athirson (Niltinho); Edno e Jonas
Técnico: Estevam Soares

Data: 7/12/2008 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 39.369 pagantes
Renda: R$ 369.647,50
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)
Cartões amarelos: Patrício, Athirson, Rai (Portuguesa)
Gols: Athirson, aos 35min do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 12min, Vanderlei, aos 14 min, Fernandinho, aos 37min e 40min (ambos de pênalti) do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host