UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 09h02

Caso Tardelli revive fantasma de 2005 e ameaça sujar BR-08

Jorge Corrêa
Em Brasília (DF)
GOIÁS X SÃO PAULO: JOGO QUENTE
Folha Imagem
O roteiro não poderia ser melhor. Mesmo jogando fora de casa, o São Paulo terá a maior parte da torcida e precisa de apenas um empate para conquistar seu sexto título nacional. Mas a polêmica envolvendo o árbitro da partida esquentou a decisão contra o Goiás, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no estádio Bezerrão.

Os problemas com Wagner Tardelli (f) desencadearam uma série de versões e boatos que a agitaram o até então tranqüilo sábado do São Paulo. Enquanto os jogadores faziam o reconhecimento do campo do Bezerrão, cartolas se reuniam em dos quartos do hotel onde o time está hospedado para definir o discurso. Demonstrando nervosismo com a situação, todos que falavam tentavam mostrar firmeza e decisão em relação ao problema tão próximo de uma decisão.
LEIA A APRESENTAÇÃO COMPLETA
Até sábado, o Campeonato Brasileiro de 2008 era marcado como o mais disputado desde que os pontos corridos foram instituídos. Na véspera de sua última rodada, porém, a competição viu uma polêmica reviver um fantasma recente.

Menos de 24 horas antes das partidas que definirão o Nacional, a CBF afastou o árbitro Wagner Tardelli da partida entre Goiás e São Paulo por uma suspeita de tentativa de manipulação de resultado. Outro escândalo envolvendo arbitragem, depois de três anos.

No Campeonato Brasileiro de 2005, foi comprovado que o então árbitro Edílson Pereira de Carvalho participava de um esquema de manipulação de jogos junto com empresários de apostas ilegais, no que ficou conhecido como 'Máfia do Apito'. Com isso, 11 partidas apitadas pelo juiz no Nacional daquela temporada acabaram sendo remarcadas.

Líder do torneio deste ano e próximo de levar seu sexto título nacional, o São Paulo se mostrou nervoso e irritado com a possibilidade de sua conquista ser manchada por esse problema. Como não poderia ser diferente, desde o começo o clube negou qualquer envolvimento e já se posiciona em defender a idoneidade dessa disputa.

"Esse é o tipo de coisa que não faz sentido nenhum nesse momento. É até muito estranho que isso apareça justamente agora, ainda mais nessa semana em que mandamos um ofício para a CBF mostrando a nossa posição contrária à escalação de Wagner Tardelli para esse jogo", explicou Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente de futebol do clube.

GRÊMIO X ATLÉTICO-MG: SUSPEITA
Agência Estado
Se a rodada final do Campeonato Brasileiro já seria, naturalmente, tensa, tornou-se ainda mais depois do caso Tardelli. É com esse clima que o Grêmio, único que pode tirar o título do Tricolor paulista, entra em campo às 17 horas deste domingo, para encarar o Atlético-MG no Olímpico.

Com três pontos atrás do São Paulo, o time gaúcho precisa não apenas ganhar seu jogo, mas também esperar a derrota do rival na partida que fará contra o Goiás. O Grêmio chegou a pensar em pedir a suspensão da rodada decisiva. Entretanto, como o inusitado problema surgiu somente 24 horas antes de começarem os jogos finais, nem tempo hábil para isso havia. Assim, restou ao clube gaúcho, como disse o seu presidente Paulo Odone, manter a programação e entrar em campo, "num campeonato que está sob suspeita".
LEIA A APRESENTAÇÃO COMPLETA
O principal medo do time do Morumbi é que se a conquista desse ano vier - o São Paulo precisa de apenas um empate contra o Goiás para se sagrar hexacampeão brasileiro - ela seja sempre lembrada por um asterisco, como aconteceu com o Corinthians no Nacional de 2005.

"A bobagem já está feita. Não há prova nenhuma sobre nada e mesmo assim sempre vão falar sobre um problema que aconteceu antes da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. Isso não é justo, principalmente pela disputa tão bonita como foi essa. Mas pelo visto, vão conseguir estragar um possível título do São Paulo", completou o cartola.

Pelo Grêmio, interessado direto no jogo do time paulista, o clima é de desconfiança. "O campeonato está sob suspeita", afirmou o presidente do clube, Paulo Odone. No sábado, o diretor de futebol gremista, Luiz Onofre Meira, chegou a tentar adiar a rodada final da competição. "Isso que aconteceu gera situação de desconfiança e o Grêmio vai atuar, vai buscar junto ao seu Jurídico uma providência".

A CBF explicou em nota oficial que um inquérito para apurar o caso será aberto nesta segunda-feira. Apesar de não haver nada oficial até o momento, duas versões foram levantadas. Uma dá conta sobre um envelope com dinheiro que teria sido mandado para Tardelli. A outra diz que o nome do árbitro estaria em uma lista de convidados do clube do Morumbi para um show da cantora Madonna.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host