UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 08h00

Grêmio pega Atlético-MG em final de Brasileiro "sob suspeita"

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Se a rodada final do Campeonato Brasileiro já seria naturalmente tensa, tornou-se ainda mais depois da surpreendente denúncia de tentativa de suborno ao árbitro Wagner Tardelli - que apitaria São Paulo x Goiás -, substituído na véspera da decisão. É sob esse clima que o Grêmio, único candidato ao título junto com o Tricolor paulista, entra em campo às 17 horas deste domingo, para encarar o Atlético-MG, no estádio Olímpico.

AE
Grêmio, do capitão Tcheco e de Marcel (f), precisa vencer e torcer contra o São Paulo
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE O ATLÉTICO-MG
Com três pontos atrás do São Paulo, o time gaúcho precisa não apenas ganhar seu jogo, mas também esperar a derrota do rival na partida que fará contra o Goiás, em Brasília. O Grêmio chegou a pensar em pedir a suspensão da rodada decisiva. Entretanto, como o problema surgiu somente 24 horas antes de começarem os jogos finais, nem tempo hábil para isso havia. Restou ao clube gaúcho, como disse o seu presidente Paulo Odone, manter a programação e entrar em campo, "num campeonato que está sob suspeita".

O técnico Celso Roth, informado de tudo no começo da noite de sábado, nem quis se manifestar e manteve sua concentração no time e no confronto no qual só os três pontos dão alguma possibilidade de título. Ele ao menos recebeu, na sexta-feira, a informação do Departamento Médico de que poderia contar com seus dois atacantes que estavam lesionados, Marcel e Perea, para o confronto no qual precisa de gols.

"É uma decisão e vou mesmo que no sacrifício", disse Marcel, que marcou dois gols sobre o Ipatinga no domingo passado, na goleada por 4 a 1 que fez o Grêmio chegar vivo à 38ª e última rodada do Brasileirão 2008.

Enquanto o Grêmio passa por esse momento de nervosismo, desconfiança e obrigação, o adversário, o Galo mineiro, após uma campanha pífia - mas que ao menos livrou o clube do rebaixamento à Série B - chega ao dia "D" como um coadjuvante de luxo, já que se conseguir ao menos um empate decretará o fim do sonho gremista de ganhar a competição.

Entre os atletas do Atlético que participam dessa decisão, está um velho inimigo gremista, o lateral César Prates, que criou-se no maior rival do Tricolor, o Inter, e jogador que acredita na possibilidade de seu time atual "fazer o crime". Disse ele na véspera da decisão: "Eu acho que o São Paulo será campeão porque acreditamos no nosso potencial para ganhar ou empatar o jogo".

Chegar na última rodada podendo ser um time "decisivo" não é novidade para o clube mineiro. No ano passado o alvinegro desembarcou na rodada final precisando da vitória para garantir vaga na Sul-Americana e não apenas a alcançou como, com a derrotada imposta ao Palmeiras por 3 a 1, tirou o adversário do G-4 - classificando assim o rival Cruzeiro para a Libertadores.

Ocupando a 12ª colocação, com 48 pontos, o Atlético dessa vez já se garantiu antecipadamente na Sul-Americana. mas em caso de vitória pode ganhar até três posições - desde que Sport, Vitória e Botafogo não vençam -, terminando a competição em 9º, posição que pode amenizar um pouco a decepção dos torcedores no ano do centenário.

A equipe terá três mudanças em relação ao último jogo, empate em 0 a 0 com o Santos. César Prates volta à lateral-esquerda no lugar de Raphael Aguiar, Nen retorna ao meio-campo na vaga de Francis e Pedro Paulo substituirá no ataque a Marques contundido.

GRÊMIO
Victor; Léo, Jean e Réver; Souza, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Hélder; Marcel e Perea
Técnico: Celso Roth

ATLÉTICO-MG
Édson; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Elton, Márcio Araújo e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Castillo.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Data: 7/12/2008 (domingo)
Horário: 17 horas
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Luis Antonio Silva Santos (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues e Dibert Pedrosa Moises (RJ)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host