UOL Esporte Futebol
 
02/12/2008 - 00h03

Sem surpresas, Cristiano Ronaldo ganha o prêmio Bola de Ouro

Das agências internacionais
Em Paris (FRA)
Como já era previsto, o português Cristiano Ronaldo conquistou a Bola de Ouro, prêmio concedido anualmente pela revista France Football ao melhor jogador de futebol do mundo da temporada. A publicação francesa confirmou o título ao atleta do Manchester United no início da madrugada desta terça-feira (horário de Brasília).

Ganhador da Liga dos Campeões da Europa na última temporada, Cristiano Ronaldo desbancou com facilidade vários craques na eleição que contou com a participação de 96 jornalistas de todas as partes do mundo. Ele recebeu 446 pontos dos 480 possíveis. A segunda posição ficou com o argentino Lionel Messi (281), seguido pelo espanhol Fernando Torres (179). O meia-atacante brasileiro Kaká (Milan), vencedor em 2007, terminou no oitavo posto (31).

Entre os concorrentes do meia-atacante também estavam o argentino Sergio Agüero (Atlético de Madri), os espanhóis David Villa (Valencia) e Iker Casillas (Real Madrid), o russo Andrey Arshavin (Zenit) e os ingleses Frank Lampard (Chelsea) e Wayne Rooney (Manchester United). O brasileiro naturalizado português Pepe também estava na lista, mas não recebeu nenhum voto.

"Só tenho 23 anos e isso é incrível. Comecei a minha carreira profissional há poucos anos [com 17]. O mais fantástico foi ter superado outros grandes jogadores que também estavam na lista, como Messi, que ficou em segundo, e Fernando Torres, que acabou em terceiro. Todos [concorrentes] são bons jogadores e tinham condições de levar o título", comentou o eleito.

Cristiano Ronaldo, porém, não perdeu a oportunidade de demonstrar mais uma vez toda a sua segurança. "Não tive medo [de perder a eleição] em nenhum momento. Estava consciente do que havia feito durante a temporada", declarou. "Este é o melhor dia da minha vida. Quem me conhece, sabe que é um sonho que tinha desde criança e que foi realizado. Serei o mesmo jogador que era antes deste prêmio."

Na semana passada, o jogador português já havia sido fotografado com a Bola de Ouro, segundo informou a imprensa britânica. Uma equipe de reportagem da publicação francesa viajou até Manchester para registrar as imagens do craque com a taça. Porém, ele só receberá o troféu no domingo, durante um programa em uma emissora de televisão da França.

Antes de ser reconhecido pela France Football, o português de 23 anos já havia levado os títulos de melhor do planeta em premiações organizadas pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPr) e pela revista inglesa FourFourTwo. Somado a isso, o lusitano também havia sido eleito o destaque da última Liga, em votação da Uefa.

OS ÚLTIMOS DEZ ELEITOS
2007Kaká (BRA)
2006Fabio Cannavaro (ITA)
2005Ronaldinho (BRA)
2004Shevchenko (UCR)
2003Nedved (TCH)
2002Ronaldo (BRA)
2001Michael Owen (ING)
2000Figo (POR)
1999Rivaldo (BRA)
1998Zidane (FRA)
O meia-atacante foi determinante para as conquistas do Manchester United na última temporada. Ele foi o destaque da equipe de Old Trafford na campanha vitoriosa na Liga dos Campeões e no Campeonato Inglês - o camisa 7 foi artilheiro dos dois torneios.

Com o prêmio desta terça-feira, Cristiano Ronaldo, que se envolveu numa novela durante o ano devido uma possível transferência ao Real Madrid, se tornou o terceiro jogador mais jovem a ser premiado pela France Football, ficando atrás apenas do brasileiro Ronaldo, que tinha 21 anos ao vencer em 1997, e do inglês Michael Owen, que tinha 22 em 2001.

Somado a isso, ele é o terceiro português a receber o título, depois de Eusébio (em 1965) e de Luis Figo (em 2000). Para engrossar a lista, o meia-atacante é o quarto jogador do Manchester United a ganhar o troféu - juntando-se ao grupo formado por Denis Law (1964), Bobby Charlton (1966) e George Best (1968).

O prêmio France Football serve como prévia ao troféu entregue pela Fifa. O melhor atleta de 2008, segundo votação organizada pela entidade, será conhecido no dia 12 de janeiro, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça - o trio de finalistas será divulgado ainda neste mês.

Muitas vezes o jogador beneficiado pela publicação européia acaba levando também o título concedido pela entidade máxima do futebol. Foi assim quando o zagueiro italiano Fabio Cannavaro e Kaká foram os escolhidos na temporada 2006 e 2007, respectivamente.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    France Football ao melhor jo%>