UOL Esporte Futebol
 
30/11/2008 - 19h07

Goleiros garantem empate sem gols que satisfaz Vitória e Palmeiras

Do UOL Esporte
Em Salvador
Os goleiros garantiram o empate sem gols no duelo entre Vitória e Palmeiras neste domingo no Barradão pela penúltima rodada do Brasileirão. O jogo foi bastante disputado com muitas faltas e oportunidades de gols desperdiçadas pelos os dois lados.

O time rubro-negro chegou aos 49 pontos e garantiu matematicamente sua participação na Copa Sul-Americana, enquanto a equipe palmeirense somou 65 pontos e, beneficiada pelos tropeços de Cruzeiro e Flamengo, subiu do quarto para o terceiro lugar e depende apenas de um triunfo na próxima rodada para garantir vaga na Copa Libertadores.

"Fomos bem, em especial no primeiro tempo. Armei o time para jogar forte na marcação e sair em velocidade. Cumprimos aquilo que havia sido estabelecido. No segundo tempo, o Vitória foi mais agressivo, mas mesmo assim tivemos chances para fazer o gol", analisou o técnico palmeirense Vanderlei Luxemburgo.

PRINCIPAIS LANCES
Edson Ruiz/Footpress/UOL
Renan e Evandro fizeram disputa acirrada no meio-de-campo
PRIMEIRO TEMPO
5min - Kléber dá um corte em Batatais, bate forte e obriga Viáfara a fazer grande defesa. Na sobra, Evandro bate para fora.
12min - ackson arrisca de fora da área e Marcos manda a bola para escanteio.
23min - Jackson arrisca de fora da área e Marcos manda a bola para escanteio.
24min - Diego Souza recupera bola dentro da área, chuta e Viáfara defende com os pés.
35min - Em cobrança de falta, Marquinhos manda a bola por cima da barreira e Marcos espalma.
36min - Em jogada individual, Kléber arranca e chuta forte para mais uma boa defesa de Viáfara.
SEGUNDO TEMPO
4min Willans escora o cruzamento e Marcos se estica todo para alnaçar a bola.
21min - Dois minutos depois de Luxemburgo colocar Diego Souza e Alex Mineiro em campo, Mancini é obrigado a sacar o goleiro Viáfara, contundio, para a entrada de Gléguer.
35min - Marquinhos divide com Marcos, pede pênalti e o juiz não marca.
PALMEIRAS LAMENTA GOLS PERDIDOS
MARQUINHOS GANHA ELOGIOS
A. MINEIRO E MARTINEZ SUSPENSOS
LUXA APROVA ATUAÇÃO DA EQUIPE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO VITÓRIA
VOTE NOS MELHORES DO DIA
IPATINGA 1 X 4 GRÊMIO
SÃO PAULO 1 X 1 FLUMINENSE
CORITIBA 0 X 2 VASCO
IPATINGA 1 X 4 GRÊMIO
FLAMENGO 3 X 3 GOIÁS
O Vitória encerra sua participação no Brasileirão diante do Vasco no próximo domingo, às 17h (16h na Bahia) no Estádio São Januário. No mesmo dia e horário, o Palmeiras se despede de sua torcida jogando contra o Botafogo no Parque Antártica.

O jogo começou equilibrado, mas foi o Palmeiras que chegou pela primeira vez com perigo. Aos 5min o atacante Kleber desceu pela direita, se livrou do zagueiro Marcelo Batatais e chutou para a defesa de Viáfara que deu rebote, mas o meia Diego Souza desperdiçou.

A equipe paulista estava melhor em campo. Perdeu uma boa oportunidade com o zagueiro Maurício, que chutou por cima do gol, aos 9min, e depois teve três escanteios a seu favor, que não foram aproveitados. Aos 16min, Evandro chutou de fora da área, mas Viáfara estava atento e fez a defesa.

O anfitrião respondeu aos 22min, com o meia Jackson, que recebeu dentro da área e chutou para a defesa de Marcos. O time palmeirense perdeu a melhor chance de abrir o placar aos 24min, com Diego Souza, que chutou de perto da pequena área para a grande defesa de Viáfara com os pés.

A partir dos 30min o Vitória equilibrou a partida. Aos 34min Marquinhos cobrou uma falta pela esquerda e exigiu uma grande intervenção de Marcos, que espalmou para escanteio a bola que entraria no ângulo.

Mas Kleber estava muito bem no jogo e aos 36min ele penetrou na área, se livrou de dois marcadores e chutou forte para mais um boa defesa de Viáfara. Aos 40min Marquinhos cobrou mais uma falta com muito perigo. Ele chutou da meia-lua, mas a bola raspou o travessão.

O segundo tempo continuou disputado como o primeiro. Logo no minuto inicial o Palmeiras teve um escanteio a seu favor e o Vitória respondeu aos 2min, com o cruzamento de Willans pela esquerda que Marquinhos cabeceou mas a zaga afastou o perigo. Nas arquibancadas o tempo estava quente também e a Polícia Militar teve trabalho para conter os tumultos.

Quatro bombas de fabricação caseira explodiram na local reservado à torcida alviverde, que compareceu em grande número ao Barradão. Dentro de campo o time rubro-negro estava melhor. Aos 13min, Jackson cruzou da esquerda e Willans escorou com a ponta do pé na marca do pênalti, mas Marcos pulou e fez uma bela defesa. Aos 15min Luxemburgo tirou Jumar e coloca Léo Lima para tentar melhorar o rendimento do time.

Aos 16min um cruzamento na área Marcos saiu e esbarrou em Jackson, que caiu pedindo pênalti, mas o juiz ignorou. Aos 17min o Palmeiras, fez a segunda modificação, tirando Evandro para a entrada do artilheiro Alex Mineiro. Aos 21min Viáfara saiu machucado, e Gléguer assumiu o gol rubro-negro.

Aos 26min, Léo Lima cruzou da esquerda para a cabeçada sem força de Kleber que Gluéguer segurou tranqüilo. Depois das substituições, o Palmeiras voltou a ter mais volume de jogo. Aos 28min Jéferson cruzou perigosamente, mas Gléguer saiu do gol para interceptar a bola.

Aos 29min, Luxemburgo fez a última substituição e colocou Denílson no lugar de Jéferson. As duas equipes continuaram buscando o gol. Aos 30min, Mancini fez duas modificações de uma só vez. Entraram Adriano e Marco Antônio nos lugares de Ricardinho e Willans. No final do jogo, as duas equipes diminuíram o ritmo, já satisfeitas com o resultado.

VÍTÓRIA
Viáfara (Gléguer); Marco Aurélio, Marcelo Batatais, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans (Marco Antônio) e Jackson; Marquinhos e Ricardinho (Adriano)
Técnico: Vágner Mancini.

PALMEIRAS
Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Fabinho Capixaba, Jumar (Léo Lima), Sandro Silva, Evandro (Alex Mineiro) e Jefferson (Denílson); Diego Souza e Kléber.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Local: Barradão, em Salvador
Público: 16.747 pagantes
Renda: R$ 238.000,05
Árbitro: Giulliano Bozzano /DF(ASP.FIFA)
Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz /DF e Nilson Alves Carrijo /DF
Cartões amarelos: Maurício, Fabinho Capixaba, Alex Mineiro, Martinez, Jackson

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host