UOL Esporte Futebol
 
30/11/2008 - 19h02

Grêmio vence Ipatinga e segue na luta pelo título do Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Grêmio está vivo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho fez a sua parte, vencendo o Ipatinga por 4 a 1, na tarde deste domingo, no interior mineiro, e segue com chances de alcançar o São Paulo, que só empatou com o Fluminense no Morumbi e desperdiçou assim a oportunidade de, com uma rodada de antecedência, chegar ao tricampeonato nacional consecutivo.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Wolmer Ezequiel/AE
Com vitória Tricolor está garantido na Libertadores e briga por título
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOL DO IPATINGA!!!
Adeílson faz boa jogada pela ponta esquerda e cruza rasteiro, a defesa falha, deixa a bola passar e Pablo Escobar fica livre na pequena área para empurrar para a rede.
12min - GOL DO GRÊMIO!!!
Souza abre para Jean, que vai à linha de fundo, pela esquerda, e cruza para Marcel, que de cabeça desvia para o canto esquerdo da meta de Fred e empata.
23min - GOL DO GRÊMIOO!!!
Tcheco cruza para a grande área, a zaga dá rebote, mas Souza levanta de novo e encontra Jean, que desvia de cabeça e manda para a rede.
29min - GOL DO GRÊMIO!!!
William Magrão faz ótimo passe a Marcel, que fica na cara do goleiro e bate rasteiro. Fred ainda toca na bola, mas ela entra no canto esquerdo.
SEGUNDO TEMPO
8min - GOL DO GRÊMIO!!!
Outra participação decisiva de Jean, que de cabeça serve Léo e esse, na pequena área, empurra de pé direito para o canto esquerdo da meta.
11min - Eficiente na defesa e no ataque, Jean salva o gol gremista, mandando a escanteio bola que tinha o rumo da meta, em chute de Ferreira.
20min - Muller recebe a bola de Augusto Recife e manda a bomba de longa distanciam obrigando Victor a excelente defesa, salvando a meta gremista.
TCHECO DESTACA EMOÇÃO
CELSO ROTH DESABAFA
GRÊMIO PODE SER CAMPEÃO?
MARCEL MARCA, MAS SOFRE LESÃO
SÃO PAULO EMPATA COM FLUMINENSE
VITÓRIA E PALMEIRAS: 0 A 0
INTER RESERVA VENCE CRUZEIRO
FLA EMPATA COM O GOIÁS
"O campeonato está em aberto", vibrou o meia Tcheco na saída do gramado do Ipatingão, enquanto os companheiros se abraçavam, saudando o fato de o clube seguir na disputa. O jogo do tricolor gaúcho terminou alguns instantes antes da partida do São Paulo e todos passaram por minutos de angústia.

O Grêmio, que chegou a liderar a competição durante 17 rodadas, mas caiu muito de produção no returno, totaliza 69 pontos, segue em 2º lugar, agora três atrás do São Paulo. A vaga na Libertadores da América de 2009 já está garantida, independentemente do resultado do próximo final de semana, em casa, contra o Atlético-MG.

Já o Ipatinga, que entrou em campo com remotíssimas possibilidades de ainda escapar do rebaixamento, teve sua queda para a Série B confirmada. A equipe segue na última posição, com apenas 34 pontos, e se despedirá da elite enfrentando o Fluminense, no Rio de Janeiro, apenas para cumprir tabela.

O Grêmio começou o jogo aprontando uma correria enorme, tentando abrir logo o marcador e conseguir os três pontos que eram fundamentais. Mas foram os donos da casa, na primeira escapada, aos 5min, que abriram o placar, com Pablo Escibar, concluindo jogada de Adeilson.

A desvantagem só fez aumentar a pressão gremista, que não custou muito a virar o marcador, com participação decisiva do zagueiro Jean nos dois gols. No primeiro, aos 12min, fazendo o cruzamento para o gol de Marcel; e no segundo, ele mesmo concluindo de cabeça.

A virada abalou os jogadores do Ipatinga que, desanimados, não conseguiam reagir e ainda permitiram ao atacante Marcel ingressar livre na grande área para fazer o terceiro, aos 29min, praticamente definindo ali, bem cedo, a vitória da equipe gaúcha.

Logo após o seu segundo gol, Marcel teve de deixar o gramado, com lesão muscular, e o técnico Celso Roth colocou um ala-esquerdo em seu lugar, Hélder, reforçando o sistema defensivo. "Eu já vinha sentindo havia uma semana e agora não deu mais, mas pelo menos consegui ajudar com dois gols", disse Marcel ao deixar o gramado.

O primeiro tempo acabou no 3 a 1 e, no intervalo, o capitão gremista Tcheco comentou que, apesar da boa vantagem, o time teria de seguir concentrado: "Precisamos manter a atenção para na deixar escapar essa vitória".

Logo aos 5min da segunda etapa, no entanto, Tcheco ficou mais tranquilo. Diantede um inimigo abatido e sem forças, os zagueiros tricolores Jean e Léo fizeram boa jogada, e esse último concluiu para a rede, fazendo assim o quarto gol dos gaúchos.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"E tudo ficou para a última rodada do Brasileiro"
BLOG DO JUCA KFOURI
Partida liquidada, o time gaúcho tratou de administrar o resultado, trocando bolas no setor central do péssimo gramado do Ipatingão. A equipe mineira, por sua vez, seguia sem demonstrar poder de reação e suas investidas limitavam-se a chutes de longa distância, sem levar perigo.

E nesse ritmo lento e sem maiores emoções - a torcida mineira brincava e gritava "olé" quando sua ineficiente equipe trocava passes -, o confronto foi até o fim, confirmando o favoritismo do Grêmio e, também, a queda do Ipatinga para a Série B nacional.

IPATINGA
Fred; Afonso, Silvio, Léo Oliveira e Beto (Anderson); Patrick, Augusto Recife, Paulinho Dias e Pablo Escobar (Luís Fernando); Adeílson e Ferreira (Muller)
Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO
Victor; Léo, Jean e Pereira; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, William Magrão (Adilson), Tcheco e Souza; Perea e Marcel (Hélder)
Técnico: Celso Roth

Data: 30/11/2008 (domingo)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Evandro Roman (Fifa/PR)
Assistentes: Marcos Colodetti (ES) e Gelson Rodrigues (ES)
Cartões amarelos: Paulinho e Pablo Escobar (Ipatinga)
Cartão vermelho: Silvio (Ipatinga)
Gols: Pablo Escobar (aos 5min), Marcel (aos 12min), Jean (aos 23min) e Marcel (aos 29min do 1º tempo). Léo (aos 8min do 2º tempo)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host