UOL Esporte Futebol
 
29/11/2008 - 18h26

Chuva, lama e empate no fim marcam festa do Avaí

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A chuva que vem causando tragédias em Santa Catarina não deu trégua nem mesmo no dia da festa do Avaí diante de sua torcida na Ressacada. Mesmo com o campo pesado, o time catarinense e o São Caetano fizeram um jogo movimentado que deve ter agradado ao ilustre convidado Dunga. O empate em 2 a 2, alcançado no final da partida, foi celebrado em campo e na torcida, mas derrubou o time na tabela e tirou o vice-campeonato da equipe de Silas Pereira. Ao final da competição, o Santo André terminou em segundo lugar com 68 pontos, enquanto o Avaí ficou com 67.

Logo na entrada em campo, os jogadores do Avaí em uma atitude solidária vestiram uma camisa pedindo ajuda às vítimas das enchentes no estado. A partida, inclusive, contou com arrecadação de donativos para a população catarinense. Outra novidade do jogo foi a camisa amarela do Avaí, uma edição comemorativa pelo acesso para a Série A.

Em clima de celebração, o Avaí sai na frente logo cedo, aos quatro minutos de jogo Arlindo Maracanã cobra a falta que desvia em Finazzi e não dá chances para o goleiro Luiz. O gol faz a alegria da torcida local que lota a Ressacada mesmo com a forte chuva que cai sobre Florianópolis.

O São Caetano responde pouco depois do gol. Após confusão dentro da área do time da casa, a bola sobra para o atacante Luan, que bate forte para empatar a partida. No lance seguinte outra boa oportunidade aos 12 minutos assusta a torcida e o Azulão quase vira o jogo. Finazzi recebe na entrada da área e chuta na trave esquerda do goleiro Eduardo Martini.

A chuva volta a cair forte no estádio e prejudica o nível técnico da partida. O Avaí acerta a trave após cabeçada de Evando a bola sobre para William que toca para as redes. O bandeirinha, entretanto, assinala corretamente o impedimento do jogador.

A marcação do Avaí é fraca e deixa espaço para o ataque adversário se deslocar em campo. Aos 37 minutos, a defesa do Avaí paga pelo desinteresse na partida e falha feio no segundo gol do São Caetano. Em bola cruzada pela direita e André Turatto falha, deixando Finazzi livre dentro da pequena área para tocar para o gol e virar a partida. O Azulão vai para o vestiário vencendo por 2 a 1.

Para o segundo tempo, o Avaí deixa a camisa amarela de lado e volta com o tradicional azul. No intervalo, Willian reclama da condição do gramado. "A gente está tentando encaixar as jogadas, mas é muita lama. Hoje o problema não é a chuva, é lama mesmo. Mas vamos tentar fazer o gol e empatar a partida", afirmou.

A torcida se anima na Ressacada e empurra o time da casa enquanto um dilúvio cai sobre Florianópolis. O tempo ruim prejudica a qualidade técnica das duas equipes, embora o Avaí domine a segunda etapa do jogo. A conversa de Silas Pereira no vestiário parece funcionar e o Avaí cria duas boas chances logo no começo da segunda etapa, primeiro com Marcos Paulo, de cabeça, e depois com Odair, que exige boa defesa do goleiro Luiz.

A pressão do Avaí continua ao passo que continua também o dilúvio em Florianópolis. O campo pesado prejudica o jogo das equipes que se limitam a dar chutões para o setor ofensivo. Dessa forma, após confusão dentro da área do São Caetano, Turatto acerta um belo chute e exige grande defesa de Luiz. O goleiro salvou o Azulão também no lance seguinte, após forte cobrança de falta de Arlindo Maracanã.

Aos 43 minutos do segundo tempo, quando já se esperava uma derrota em casa, Willian aproveita o lançamento dentro da área e empata a partida para o delírio dos torcedores na Ressacada. O empate, apesar de bastante celebrado nas arquibancadas e em campo, derrubou o Avaí na tabela e tirou o vice-campeonato do time catarinense, que ficou com o Santo André.

AVAÍ
Eduardo Martini; Arlindo Maracanã, Rafael, Turatto e Fábio Fidélis; Marcos Paulo (Rafael Costa), Wendel, Odair e Valber (Cléberson); William e Evando
Técnico: Silas Pereira

SÃO CAETANO
Luiz; Leonardo, Marco Aurélio e Julio Farias, Tobi, Ademir Sopa, Gerson (Lino) e Andrezinho; Vandinho, Finazzi e Luan (Francismar)
Técnico: Vadão

Local: estádio Ressacada, Forianópolis (SC)
Hora: 16h20
Árbitros: Leandro Pedro Vuaden (RS), Alexandre Antônio Pruinelli Kleiniche (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartão Amarelos: André Turatto (A), Wendell (A), Leandro (S), Luan (S), Finazzzi (S)
Gols: Arlindo Maracanã, aos 4min, Luan, aos 10min, e Finazzi, aos 31min; William, aos 43min
Renda: R$ 51.410,00
Público: 9.583 pessoas

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host