UOL Esporte Futebol
 
29/11/2008 - 18h23

América-RN quebra série invicta do Corinthians e evita queda

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O discurso era repetir o desempenho dos titulares, encerrar a participação do Corinthians na Série B com mais uma vitória e, acima de tudo, provar que tem condição de permanecer em 2009. Mas o time "B" decepcionou. Caiu diante do América-RN por 2 a 0, em Natal, viu o fim de uma invencibilidade de 20 partidas na competição e, de quebra, livrou o time potiguar do rebaixamento para a terceira divisão nacional.

Para o time paulista, o resultado era o que menos importava. Já havia sido campeão, tinha o acesso assegurado e seus principais jogadores --16 no total-- já estavam em férias desde a vitória sobre o Avaí. Mas não era um mero amistoso de luxo. Significava, para muitos, uma espécie de "última chance" para agradar o técnico Mano Menezes.

Apesar de não citar nomes, o treinador corintiano já tem sua lista de dispensa para a próxima temporada. Daqueles que devem ter feito sua despedida, o zagueiro Alves chamou a atenção somente no gol dos rivais. Tentou cortar cruzamento de Souza e colocou para o fundo das redes. Improvisado na lateral-esquerda, Almeida passou despercebido. Marcel, Rafinha e Careca, outros que não devem continuar, também participaram da partida.

"Tínhamos uma grande preocupação com os jogadores, uma vez que muitos deles não jogavam há muito tempo. A preocupação aumentou quando sofremos o gol logo aos 5min, mas depois disso a equipe jogou bem e criamos cinco boas oportunidades, que deveríamos ter marcado. Não foi o que aconteceu, mas mesmo assim o time teve brio. O comportamento da equipe foi da maneira que gosto, com determinação, raça e empenho", disse o técnico Mano Menezes.

Da turma dos que devem continuar, Otacílio Neto e Bebeto foram bem notados durante a partida. Os dois se cansaram de desperdiçar gols. Marcar, aliás, era a promessa desde que chegaram ao clube. O primeiro pretendia marcar dez tentos. Fez apenas um. Otacílio Neto queria balançar as redes seis vezes. Não fez nenhum.

O jovem goleiro Rafael foi um dos destaques. Apesar de cometer o pênalti que originou o segundo gol, evitou uma derrota mais elástica. "Estou triste pela derrota, mas muito feliz por ter feito minha estréia por uma equipe como o Corinthians. É a realização de um sonho. Agora quero permanecer na equipe e, um dia, ser titular", comentou o goleiro.

O revés acaba com uma longa invencibilidade de quase quatro meses sem derrota do time de Parque São Jorge. Seu último tropeço havia ocorrido no distante 9 de agosto --2 a 1 para o Vila Nova-GO, ainda no primeiro turno. Mesmo assim, ganhou a competição com sobras. Somou 85 pontos, 17 a mais que o vice-líder Santo André.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOOOOOOOOLLLL DO AMÉRICA-RN !!! O zagueiro Alves tentou cortar cruzamento de Souza, mas a bola foi para o fundo das redes.
11min - Diogo bate forte de fora da área e exige uma complicada defesa de Fabiano.
15min - Bebeto é lançado por Eduardo Ramos e, livre, bate em cima do goleiro do América-RN, desperdiçando a melhor oportunidade do time paulista.
24min - Otacílio Neto faz grande jogada pela direita, invade a área, mas bate muito forte e erra o alvo.
30min - Outra chance corintiana. Novamente, Otacílio Neto recebe passe, se livra da marcação e dispara em cima de Fabiano
31min - Souza é lançado, corta o zagueiro e bate para o gol. Atento, Rafael evita o segundo.
SEGUNDO TEMPO
10min - O experiente Souza entra pela direita e tenta encobrir Rafael. O goleiro corintiano faz a defesa.
18min -Luís Maranhão bate de fora da área e, mais uma vez, o goleiro Rafael coloca para escanteio.
30min - América-RN faz seu segundo gol, mas a arbitragem marca impedimento do ataque potiguar.
42min - Aloísio é lançado, dribla o goleiro Rafael e bate para o gol. Perdigão mostra vontade e, de carrinho, salva outro do América-RN.
47min - GOOOOOOOOOOLLLL DO AMÉRICA-RN !!! Rafael faz pênalti em Max. Aloísio cobra e define o marcador.
NOTÍCIAS DO AMÉRICA-RN
NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
Já o América-RN consegue se livrar de seu segundo rebaixamento consecutivo --no ano passado, estava na elite nacional. Dependia apenas de si para disputar a segunda divisão em 2009. E conseguiu. Venceu e chegou aos 46 pontos.

"O que os jogadores apresentaram em campo foi maravilhoso. Eles sempre mostraram força de vontade. Estamos muito felizes por tudo o que aconteceu", destacou o técnico Ruy Scarpino, que deverá treinar o Noroeste na próxima edição do Campeonato Paulista.

O jogo
A empolgação da torcida que foi em bom número ao Machadão contagiou os jogadores do América-RN. O início não lembrou uma equipe que precisava quase que desesperadamente de uma vitória. Partiu para cima e já premiado com seu primeiro gol. Aos 5min, o experiente Souza cruzou para a área e contou com um desvio infeliz do zagueiro Alves.

Era nítida a falta de entrosamento do time paulista. Para minimizar isso, Mano Menezes pedia para trabalhar melhor a bola. Aos poucos seus comandados ouviram o conselho. Aliás, não foi para o intervalo ao menos com um empate por causa de sua finalização. Oportunidades não faltaram para o time paulista.

Bebeto e Otacílio Neto se revezaram em errar gols. O primeiro recebeu de Eduardo Ramos, aos 15min, e bateu em cima de Fabiano. Depois, o ex-atacante do Noroeste desperdiçou outras três claras chances. Em todas, fez o mais difícil (ganhar da defesa). Aos 24min e aos 41min, colocou muita força no chute. Aos 30min, bateu em cima de Fabiano.

O América-RN, por outro lado, tentava explorar o contra-ataque. Não conseguiu ser eficiente, mas levou certo perigo ao jovem Rafael, que fazia sua estréia como titular. Aos 31min, por exemplo, Souza recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e exigiu uma difícil defesa do corintiano. "Temos que diminuir os espaços e marcar melhor. O Corinthians teve muitas chances para empatar", alertou o experiente meia potiguar.

O segundo tempo foi bem diferente. O Corinthians já não criou mais. Mano Menezes deu chances até para atletas que devem ter feito suas despedidas. Colocou em campo Rafinha, Marcel e até o atacante Careca. Nada disso motivou o time paulista, que só não sofreu mais gols por causa de um dia inspirado de Rafael.

O jovem goleiro mostrou qualidade, como aos 37min. Cascata passou facilmente pela marcação, entrou na área e bateu forte, exigindo mais uma defesa do corintiano. Aos 42min, o América-RN teve a chance de matar. Aloísio driblou o goleiro e bateu para o gol. Perdigão evitou mais um. Nos acréscimos, Rafael fez pênalti em Max. Aloísio bateu e definiu o marcador.

AMÉRICA-RN
Fabiano; Maizena, Robson (Thiago Messias), Gonçalves e Vandinho; Júlio Terceiro, Luís Maranhão, Saulo e Souza (Aloísio); Cascata (Fábio Neves) e Max.
Técnico: Ruy Scarpino

CORINTHIANS
Rafael; Denis (Marcel), Alves, Diego e Almeida; Nilton, Perdigão, Diogo (Rafinha) e Eduardo Ramos; Otacílio Neto e Bebeto (Careca)
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Griselildo de Souza Dantas (PB)
Cartões amarelos: Luis Maranhão e Cascata (América-RN); Almeida e Diogo (Corinthians)
Gols: Alves (contra), aos 5min do primeiro tempo; Aloísio, aos 47min do segundo tempo.

Atualizado às 19h27

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host