UOL Esporte Futebol
 
29/11/2008 - 18h21

Fortaleza vence Brasiliense por 3 a 0 e se livra da Série C

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Fortaleza fez a sua parte e se livrou do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe do Ceará jogou um primeiro tempo fulminante e bateu o Brasiliense por 3 a 0, no Castelão, neste sábado, e terminou a Série B com 45 pontos, em 16° lugar, uma posição acima da zona da degola.

O Marília, que venceu o Ceará por 2 a 1, também foi aos 45 pontos, mas acabou na 17ª colocação e rebaixado por ter uma vitória a menos que o Fortaleza. Já o Brasiliense, que apenas cumpria tabela, ficou na 14ª posição, com 47 pontos.

Todos os gols da partida saíram antes do intervalo e foram marcados por Nei Paraíba, Gaúcho, em cobrança de falta, e Osvaldo.

O Fortaleza vinha de uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, em plena Bragança Paulista, que tirou o time da zona da rebaixamento em uma hora decisiva da competição. O Brasiliense também vinha de um triunfo, sobre o Vila Nova, por 2 a 1, em casa.

Para conquistar os três pontos, que bastavam para o time permanecer na Série B, os cearenses apostavam no fator casa, onde tinham vencido oito vezes, empatado quatro e perdido seis, uma média de 51,8% de aproveitamento, que para um time na parte debaixo da tabela não pode ser desconsiderada.

O jogo

Os primeiros 20 minutos de jogo foram de domínio total dos donos da casa, que foram ao ataque e aproveitaram para abrir boa vantagem. Aos 12 minutos, Preto tocou para Zé Eduardo, que bateu cruzado da entrada da área. Guto espalmou, e Nei Paraíba mandou a bola para o gol livre.

A torcida que compareceu em bom número no Castelão fez mais festa ainda quando Gaúcho bateu falta com força próxima da área e marcou o segundo, aos 19.

CLASSIFICAÇÃO
TIMESPONTOSVITÓRIAS
15) América-RN4612
16) Fortaleza4512
17) Marília4511
18) Criciúma4111
19) Gama359
20) CRB-AL245
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
Os visitantes demoraram para atacar, mas quando chegaram foi com perigo, aos 21. Coquinho recebeu na área e bateu cruzado. A bola passou por todo mundo, e Nei Paraíba salvou quase em cima da linha.

Mas nem a saída de Rogério, com dores na perna, para a entrada de Josimar mudou o ímpeto do Fortaleza. Eusébio deu belo lançamento para Osvaldo, que avançou em velocidade quase do meio de campo e tocou com categoria na saída do goleiro Guto, marcando o terceiro, aos 43.

Na etapa final, o jogo recomeçou sob controle dos cearenses. Tanto que o time da casa teve duas chances de fazer o quarto antes dos dez minutos, com Osvaldo, que foi desarmado pela defesa, e Nei Paraíba, que cabeceou para fora. A partida então ficou burocrática, sem o Fortaleza se arriscar muito, e muito menos os visitantes mostrarem algum poder de reação.

Fortaleza
Tiago Cardoso; Juninho, Gaúcho e Preto; Simão, Erandir, Rogério (Josimar), Zé Eduardo (Flávio Medina) e Eusébio; Osvaldo e Nei Paraíba (Rinaldo)
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense
Guto; Patrick (Paulo Ricardo), Santiago, Junior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo (Thiago Félix); Marcinho (Tonhão) e Leandro Netto
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza - CE
Data: 29/11/2008 (sábado)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça - PE
Cartões amarelos: Osvaldo (F); Santiago (B)
Gols: Nei Paraíba (F), aos 12, Gaúcho (F), aos 19, e Osvaldo (F), aos 43 minutos do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host