UOL Esporte Futebol
 
23/11/2008 - 21h04

Sem jogar bem, Palmeiras supera Ipatinga, revê G-4 e ensaia paz

Guilherme Costa
Em São Paulo
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Esqueça as disputas intensas, o ritmo de jogo acelerado e a festa em arquibancadas lotadas, ingredientes da última partida do Palmeiras como mandante no Campeonato Brasileiro (derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no dia 9 de novembro). Neste domingo, no mesmo Parque Antarctica, o time alviverde fez um confronto extremamente morno com o Ipatinga, último colocado da competição. Ainda assim, diante de apenas 10.042 torcedores, venceu por 2 a 0, voltou à zona de classificação para a Copa Libertadores de 2009 e aplacou o clima tenso das últimas semanas.

"Precisávamos muito de um placar positivo. Estávamos fora da zona de classificação para a Libertadores, que é o nosso principal objetivo agora, e o mais importante era vencer para voltar. Esse era o foco", argumentou o atacante Kléber.

PRINCIPAIS LANCES
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Um dos favoritos da torcida, Pierre marcou o segundo gol do Palmeiras contra o Ipatinga
PRIMEIRO TEMPO
13min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! KLÉBER!!! Evandro cobra escanteio da esquerda, pouco à frente da linha da pequena área. Maurício se antecipa ao goleiro Fernando, que sai mal, e desvia de cabeça para Kléber, que tem liberdade para dominar e tocar de direita para as redes.
15min - Ipatinga deixa muito espaço nas costas do lateral-esquerdo Baroni, e o Palmeiras quase aproveita. Kléber recebe lançamento rasteiro na direita, gira o corpo diante de um marcador, carrega a bola até o interior da área e chuta cruzado. A conclusão passa perto da trave direita de Fernando.
24min - Evandro cobra falta da esquerda para a área do Ipatinga. A bola passa por Martinez, ninguém da zaga mineira corta e Alex Mineiro desvia de cabeça, à direita de Fernando.
36min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! PIERRE!!! Martinez cobra falta sofrida por Alex Mineiro, perto da meia-lua, e chuta forte de pé esquerdo. Fernando não segura no meio do gol, espalma para a frente e oferece a sobra a Pierre, que empurra para as redes.
41min - Kléber recebe passe na direita, marcado por Gian, arruma para o pé esquerdo e rola para o meio. Alex Mineiro aparece com liberdade e finaliza de primeira, de direita, à esquerda de Fernando.
44min - Ferreira carrega a bola pelo meio e ajeita na direita para Leandro Salino, que arruma para a esquerda e chuta de fora da área. A bola passa longe do gol defendido por Marcos.
SEGUNDO TEMPO
7min - Sandro Silva faz abertura na direita para Kléber, que domina dentro da área e finaliza de pé direito. Fernando espalma novamente para frente, mas nenhum jogador do Palmeiras aparece na sobra.
20min - Jogo é extremamente morno no Parque Antarctica. Ipatinga não consegue pressionar o Palmeiras, que chega pouco ao ataque.
25min - Evandro recebe passe no meio, de costas para o gol, e faz lançamento na frente para Kléber. Sem marcação, camisa 30 recebe no interior da área e finaliza com força, nas mãos de Fernando.
41min - Adeílson faz jogada individual pela direita, carrega a bola até a grande área e chuta perto do travessão de Marcos.
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
LEIA MAIS SOBRE O PALMEIRAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO IPATINGA
Antes de a bola rolar no Parque Antarctica, o Cruzeiro superou o Flamengo em Belo Horizonte, chegou a 64 pontos e tomou a terceira posição do rival carioca, que ficou estagnado nos 63. Com isso, garantiu autonomia ao Palmeiras, que passou a depender unicamente de uma vitória sobre o Ipatinga para chegar ao G-4.

Só que o ambiente do jogo do Palmeiras não deu sequer uma idéia do quanto a equipe alviverde precisava vencer. Contra um rival frágil, que não havia conseguido um triunfo sequer longe de seus domínios, os paulistas usaram três zagueiros, dois volantes e nenhuma velocidade.

A falta de emoção foi corroborada por arquibancadas cheias de espaços, com um clima que se aproximava mais de tensão do que de festa. Isso só começou a mudar aos 13min do primeiro tempo, quando Evandro cobrou escanteio da esquerda, Maurício desviou no meio da área e Kléber teve liberdade para concluir de pé direito para as redes.

O gol logo no início deu impressão de que o jogo mudaria. O Ipatinga, que adotou formação cautelosa no início e montou uma marcação com todos os homens atrás da linha de bola, teria de sair mais. Assim, ofereceria espaços para o Palmeiras, mais veloz.

Não foi isso que aconteceu. O Ipatinga seguiu recuado, e o Palmeiras seguiu pouco inspirado. Diante de um rival muito preocupado com a defesa, os paulistas dividiram as ações do primeiro tempo entre passes laterais e cruzamentos da intermediária.

O marasmo no Parque Antarctica só foi rompido, mais uma vez, por uma bola parada. Martinez cobrou falta aos 36min, com muita força, e Fernando não conseguiu segurar. A bola sobrou para Pierre, um dos jogadores mais exaltados pela torcida ao longo da partida, e ele empurrou para as redes.

"Na função que eu venho exercendo, fazer gols é um pouco mais complicado. Jogo mais atrás, mas tive sorte hoje [domingo] e aproveitei uma sobra ali para marcar. Fico feliz por ter ajudado", disse o volante alviverde, que comemorou de forma efusiva e arrancou os poucos instantes de grande euforia dos torcedores presentes no Parque Antarctica.

Além de Pierre, o atacante Kléber também tentou contrariar o clima do primeiro tempo. Brigou pela bola, arriscou jogadas individuais e iniciou alguns dos melhores ataques da equipe mandante. "É muito importante conseguir placares positivos agora. Para isso, não podemos ter bola perdida. Precisamos lutar por todas", resumiu.

Pouco alimentado, porém, Kléber foi contagiado pela falta de emoção do Palmeiras durante o jogo. Essa situação ficou ainda mais clara no segundo tempo, período em que a equipe mandante se mostrou satisfeita com o resultado e fez pouco para ameaçar o gol defendido por Fernando.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"Como era óbvio, o Palmeiras voltou ao G4 no lugar do Flamengo, ao vencer o condenado Ipatinga por 2 a 0, gols de Kléber e Pierre, aos 13 e 36 do primeiro tempo num Palestra Itália meio jururu"
BLOG DO JUCA KFOURI
"Nós até que conseguimos marcar bem, mas falhamos em duas bolas paradas. E quando você erra com um time da qualidade do Palmeiras, acaba pagando por isso depois", admitiu o camisa 1 da equipe mineira.

O pior para o Ipatinga é que a equipe visitante não conseguiu aproveitar o desinteresse e a lentidão do Palmeiras. Com isso, os mineiros ficaram com 34 pontos, mantiveram a última posição do Campeonato Brasileiro e se colocaram ainda mais perto da Série B de 2009.

A situação do Palmeiras é melhor. Com a vitória deste domingo, o time alviverde chegou a 64 pontos no Campeonato Brasileiro e se igualou ao Cruzeiro, que tem uma vitória a mais. Em função disso, os mineiros ocupam a terceira posição e os paulistas subiram ao quarto lugar.

PALMEIRAS
Marcos; Maurício, Roque Júnior (Jéci) e Martinez; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva, Evandro (Denílson) e Leandro; Kléber (Léo Lima) e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

IPATINGA
Fernando; Márcio Gabriel (Léo Silva), Gian, Silvio e Baroni; Augusto Recife, Leandro Salino, Júlio e Pablo Escobar (Luciano Mandi); Adeílson e Ferreira (Afonso)
Técnico: Enderson Moreira

Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Belmiro da Silva e Raimundo Carneiro De Oliveira (ambos da BA)
Público: 10.042 pagantes
Renda: R$ 281.512,50
Cartões amarelos: Martinez (P), Baroni (I), Pablo Escobar (I), Augusto Recife (I), Márcio Gabriel (I), Leandro (P), Ferreira (I), Pierre (P), Júlio (I)
Cartão vermelho: Leandro Salino (I)
Gols: Kléber, aos 13min; Pierre, aos 36min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host