UOL Esporte Futebol
 
19/11/2008 - 23h58

Contagiado, Brasil goleia Portugal em noite de Luis Fabiano

Alexandre Sinato
Em Brasília (DF)
O clima de festa fez bem ao Brasil e mais ainda a Luis Fabiano. A seca de gols em casa, o futebol pragmático como anfitrião e a desconfiança sobre a seleção não resistiram. Inspirado e contando com noite especial de seu camisa 9, o time de Dunga retribuiu o carinho do público com bonito espetáculo: goleou a forte equipe de Portugal por 6 a 2, na inauguração do novo Bezerrão, e garantiu um fim de ano em grande estilo.

PRINCIPAIS LANCES
Evaristo Sa/AFP
Luis Fabiano festeja um de seus gols no duelo diante de Portugal, no Bezerrão
PRIMEIRO TEMPO
4min - GOOOOOOOOOOLLLLLLLL DE PORTUGAL!!! Bruno Alves aproveita cruzamento e, na direita da área, bate cruzado. Danny, bem posicionado, consegue o desvio e abre o placar.
8min - GOOOOOOOOLLLLLLLLL DO BRASIL!!! Robinho rouba a bola de Pepe, avança pela esquerda, encara a marcação e toca rasteiro para Luis Fabiano. O camisa 9 não desperdiça e toca com categoria para empatar o jogo.
14min - Kaká faz boa jogada pela esquerda e enfia a bola para Robinho, que domina e capricha no chute. A finalização, porém, sai à esquerda de Quim.
25min - GOOOOOOOOOOLLLLLLLLL DO BRASIL!!! Kaká faz linda jogada pela direita, livra-se da marcação e serve Luis Fabiano. O camisa 9 domina, gira e acerta o canto esquerdo para virar o jogo.
35min - Kaká recebe de Robinho dentro da área e, sem marcação, bate de esquerda. O chute vai sobre o travessão. O camisa 10 perde boa chance.
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL DO BRASIL!!! Em jogada rápida e bem tramada pelo ataque, com passes curtos e precisos, Maicon recebe pela direita da área e chuta cruzado, com força, para superar Quim.
12min - GOOOOOOOOOLLLLLL DO BRASIL!!! Luis Fabiano conclui com oportunismo após tentativa de Robinho, em lance iniciado por Maicon, e marca pela terceira vez na noite.
17min - GOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL DE PORTUGAL!!! Simão acha espaço dentro da área, pela direita, e conclui com firmeza para reduzir a vantagem brasileira no placar.
20min - GOOOOOOOOOLLLLLL DO BRASIL!!! Elano é acionado na direita por Kaká, domina e dispara com força, cruzado. A bola faz bonita trajetória e só pára ao estufar as redes de Quim.
46min - GOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL DO BRASIL!!! Adriano encerra a festa da seleção ao escorar de cabeça lançamento para área, fechando a goleada sobre Portugal.
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
TUDO SOBRE A SELEÇÃO
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
VEJA FOTOS DOS BASTIDORES
JÚLIO: BRASIL ESTAVA DEVENDO
GOLEADA NÃO DIMINUI CRÍTICAS
Grande parte dos holofotes estava voltada para o duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo. No entanto, as atenções mudaram de foco rapidamente. Com três gols, Luis Fabiano encerrou o jejum ofensivo do Brasil em casa e se tornou o destaque da noite. Ofuscou as estrelas da partida e deixou o campo aplaudido quando deu lugar a Adriano.

"Estou na melhor fase dentro da seleção. Desta forma, vou continuar lutando para ser titular, apesar da desconfiança de muitos. Vejo isso [desconfiança] nas reportagens", comentou Luis Fabiano ao final da partida.

O resultado também fez bem a Dunga. Com postura serena desde sua chegada a Brasília na segunda-feira, o treinador respondeu aos rumores de que está perto de ser demitido vendo seu time mostrar desenvoltura. Na última apresentação da seleção em 2008, Dunga conseguiu o que não havia obtido ao longo do ano: um jogo tranqüilo no Brasil.

O treinador, porém, não acredita que o bom resultado possa aliviar a pressão que vem recebendo. "[As críticas] vão continuar do mesmo jeito. Precisamos estar preparados para encará-las. O importante é o relacionamento com os jogadores, que é muito bom dentro da seleção. Isso dá tranqüilidade para continuar o nosso trabalho", comentou Dunga

O oba-oba e o clima de festa que terminaram com gritos de olé começaram cedo no Bezerrão. Políticos e o presidente da CBF Ricardo Teixeira inauguraram oficialmente a modernização do estádio. Circularam pela área vip entre mulheres bonitas e gente influente antes de se dirigirem às tribunas. De seus confortáveis assentos, viram Pelé ser homenageado pelos 39 anos de seu milésimo gol e dar o pontapé inicial. Também assistiram à volta do piloto Felipe Massa como carona no carro da maca.

Mas nem todos os personagens do evento foram ovacionados no amistoso. Enquanto Kaká arrancou gritos e causou barulho quando teve o nome anunciado pelo sistema de som, Dunga recebeu vaias e mais vaias. Reflexo do futebol irregular que a seleção havia apresentado até então.

Quando a bola rolou, a tensão do treinador brasileiro aumentou. Bastaram quatro minutos e o primeiro gol de Portugal, anotado por Danny, para Dunga se levantar do banco de reservas. Surgiram as primeiras broncas e a expressão se tornou ainda mais fechada. Nem mesmo o gol de empate de Luis Fabiano, aos 8min, aliviou o comandante gaúcho.

Sorriso mesmo só aos 25min. Ao ver Luis Fabiano estufar as redes novamente, após linda jogada de Kaká, Dunga berrou, desabafou e abraçou o auxiliar Jorginho. Ele conseguiu até sentar por mais de um minuto, algo raro durante o primeiro tempo. Paralelamente, dentro das quatro linhas, Kaká e Cristiano Ronaldo faziam duelo particular.

Enquanto o português atuou aberto pela esquerda, longe do gol, Kaká ficou próximo dos atacantes brasileiros. Foi assim, por exemplo, que ele serviu Luís Fabiano no segundo gol. Em arrancadas rápidas, fez o público se levantar, esperançoso. Participou bastante do jogo e mostrou concentração.

Já Cristiano Ronaldo, tão festejado pela torcida local desde sua chegada a Brasília, foi tratado como rival. Quando errou passe, tentou uma "firula" e perdeu disputa com Anderson, acabou vaiado. Os torcedores ensaiaram até uma provocação. Aparentando certa desatenção, o atacante português mais desfilou do que jogou nos 45 minutos iniciais.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"Para quem não tinha feito gols em território nacional em três jogos nesta temporada, seis estava de bom tamanho."
BLOG DO JUCA KFOURI
Mas o desfile que chamou mais atenção foi o da seleção brasileira. Mostrando inspiração, a equipe de Dunga sobrou no segundo tempo. Sufocou Portugal e desembestou a fazer gols. Maicon, Elano, Adriano e Luis Fabiano, pela terceira vez, foram às redes de Quim.

Kaká participou de um dos gols e deu assistência em outro. Não brilhou como Luís Fabiano, mas venceu o confronto particular com Cristiano Ronaldo. Os desempenhos não mudarão o resultado da eleição da Fifa de melhor jogador do mundo, que indica o português como grande favorito. Em sua terra natal, contudo, foi Kaká quem comemorou.

E quem festejou ainda mais foi Dunga. À beira do gramado, o treinador pôde finalmente respirar com mais calma. Até uma faixa na arquibancada surgiu pedindo a permanência do treinador, fato para lá de raro na trajetória do gaúcho na seleção. De volta à capital federal após três anos, a seleção brasileira certamente guardará com carinho a passagem pela cidade nesta semana.

BRASIL
Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Luisão, Thiago Silva e Kléber (Marcelo); Gilberto Silva, Elano (Mancini), Anderson (Josué) e Kaká; Robinho (Alex) e Luis Fabiano (Adriano)
Técnico: Dunga

PORTUGAL
Quim; Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira; Tiago (Raúl Meireles), Maniche (César Peixoto), Deco (João Moutinho) e Danny (Nani); Cristiano Ronaldo e Simão (Hugo Almeida)
Técnico: Carlos Queiroz

Local: estádio Bezerrão, em Brasília (DF)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Walter Rial (URU) e Pablo Fandiño (URU)
Público: 19.157 pagantes
Renda: R$ 1.392.380,00
Cartões amarelos: Elano, Luis Fabiano, Marcelo (Brasil); Danny, Cristiano Ronaldo (Portugal)
Gols: Danny, aos 4min, Luis Fabiano, aos 8min e aos 25min do primeiro tempo; Maicon, aos 10min, Luis Fabiano, aos 12min, Simão, aos 17min, Elano, aos 20min, Adriano, aos 46min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host