UOL Esporte Futebol
 
15/11/2008 - 20h24

Ipatinga vence o Sport e ainda respira no Brasileirão

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
No duelo entre clubes que já pensam no planejamento para a próxima temporada, o Ipatinga venceu o Sport por 3 a 0, neste sábado, no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, mas permaneceu na lanterna do Campeonato Brasileiro e ameaçado de rebaixamento à Série B. O time pernambucano, que não almeja mais nada na competição, confirmou a queda para o 12º lugar na tabela de classificação.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Luiz Fernando cobra falta da esquerda. Ferreira domina na área, gira e bate forte para abrir o placar no Ipatingão.
18min - Júnior Maranhão cobra falta da intermediária e a bola passa rente à trave direita do gol de Fernando.
40min - Pablo Escobar cruza da direita e Leandro Salino cabeceia para gol, mas a bola desvia na defesa do Sport.
44min - Durval bate falta da entrada da área e Fernando espalma a bola para o lado.
SEGUNDO TEMPO
7min - Fumagalli pega rebote na área, mas chuta por cima do travessão.
34min - Ferreira desvia uma bola rasteira cruzada na área, mas Magrão defende. No rebote, o atacante do Ipatinga chuta fraco para a defesa do goleiro.
39min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Gian cobra falta da entrada da área e acerta o canto esquerdo do goleiro Magrão.
49min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Ferreira cobra pênalti, sofrido por Luciano Mandi, e fecha a vitória do time mineiro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
LEIA NOTÍCIAS IPATINGA>
TABELA DO BRASILEIRÃO
Com dois gols do atacante Ferreira e um do zagueiro Gian, o Ipatinga obteve a nona vitória no Brasileirão e chegou a 34 pontos, mas não saiu da última posição na tabela, uma vez que o penúltimo colocado, o Figueirense, está com 35 pontos.

A vitória em casa manteve a esperança dos ipatinguenses, que não se entregam por nada. "O time não vai se entregar. Vamos lutar até o final. Lógico que sabemos da dificuldade, mas sabemos também que no futebol tudo é possível", disse Ferreira.

Para se manter na Série A do Brasileiro, o Ipatinga precisa obter 100% de aproveitamento nos três jogos que lhe restam. O time do Vale do Aço enfrenta o Palmeiras no domingo 23 em São Paulo. Depois, pega o Grêmio no Ipatinga e o Fluminense no Rio de Janeiro, na última rodada.

Com a derrota, o Sport permaneceu com 45 pontos e terminou a rodada em 12º lugar, posição que passou a ocupar depois da vitória do Atlético-MG sobre o Vasco, quarta-feira passada. O time de Recife enfrenta o Atlético-MG em casa. Em seguida, encara a Portuguesa em São Paulo e o Coritiba em casa.

O atacante Joelson, que entrou no segundo tempo, lamentou o placar elástico no Ipatingão. "A gente deixou a equipe do Ipatinga jogar. Infelizmente tomamos três gols e fora de casa para reverter isso é difícil. Infelizmente aconteceu a derrota, mas temos de levantar a cabeça", ressaltou.

Com a bola rolando, Ipatinga e Sport mostraram pouco futebol. O time do Vale do Aço foi mais incisivo e criou mais oportunidades de gol. No segundo tempo, o técnico Enderson Moreira acabou expulso de campo por reclamação.

Outros planos

Embora a comissão técnica e os jogadores mantenham o discurso de acreditar até o fim e lutar contra o rebaixamento enquanto houver chance matemática, a diretoria admitiu que já pensa na temporada 2009, em que o Ipatinga disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Prova disso é que alguns jogadores já não atuam mais nesta temporada. O zagueiro Henrique e meia Rodriguinho, que foram titulares a até a derrota para o Internacional, domingo passado, negociam a rescisão de contrato e não jogam mais pelo Brasileirão.

Enderson Moreira, o quarto técnico da equipe do Vale do Aço em sua primeira experiência na Série A, deverá permanecer no clube para comandá-lo na Segundona do estadual e, certamente, terá um grupo de jogadores totalmente diferente. E as mudanças já começaram.

Com a vaga assegurada na Copa Libertadores 2009, por ter conquistado a Copa do Brasil, o Sport quer terminar o Brasileirão numa posição digna, uma vez que se considera fora do risco de rebaixamento à Série B. A diretoria pernambucana já pensa em reforços para o próximo ano.

Ipatinga
Fernando; Márcio Gabriel (Afonso), Gian, Sílvio e Baroni; Recife, Júlio, Leandro Salino e Luiz Fernando (Luciano Mandi), Ferreira e Pablo Escobar (Leo Silva)
Técnico: Enderson Moreira

Sport
Magrão, Igor, César e Durval; Sidny (Joelson), Fábio Gomes, Junior Maranhão (Kássio), Fumagalli e Dutra; Enílton (Wilson) e Roger
Técnico: Nelsinho Batista

Data: 15/11/2008 (sábado)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Eremilson Xavier Macedo (DF) e Evandro Gomes Ferreira (DF)
Cartões amarelos: Dutra, César, Magrão (Sport); Leandro Salino, Augusto Recife (Ipatinga)
Gols: Ferreira, aos 12min do primeiro tempo; Gian, aos 39min, Ferreira, aos 49min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host