UOL Esporte Futebol
 
06/11/2008 - 14h46

Luxa critica Sul-Americana, mas rechaça alívio por eliminação

Guilherme Costa
Em São Paulo
Nem o técnico Vanderlei Luxemburgo acompanhou o grupo de 14 atletas que o Palmeiras enviou para encarar o Argentinos Juniors fora de casa na última quarta-feira, em partida que valia classificação às semifinais da Copa Sul-Americana. Esse fato já seria suficiente para demonstrar o quanto o time paulista prioriza o Brasileiro no atual momento, mas foi corroborado por críticas do comandante alviverde à competição continental.

A despeito de ter contestado a idéia de o Palmeiras se sentir aliviado com a eliminação, Luxemburgo fez duras reclamações à estrutura da Sul-Americana, que é organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol em parceria com a Traffic, empresa que investe no departamento de futebol alviverde.

"Eu sou amigo pessoal do J. Hawilla, que é o dono da Traffic, mas tenho de falar como profissional. Essa competição é mal agendada e mal posicionada. E o fato de só podermos inscrever 25 jogadores complica o planejamento", criticou Luxemburgo.

O treinador do Palmeiras reclamou por não ser ouvido nas discussões sobre planejamento de competições continentais: "Quando eu estava no Real Madrid, ia começar a Champions League e eu fui chamado para uma reunião. Todos os técnicos e capitães estavam lá para dizer o que achavam melhor e debater pontos importantes. Isso falta aqui. Eu até já fui lá falar essas coisas, mas não muda nada".

Ainda que não tenha sido convidado, porém, Luxemburgo deu algumas sugestões para tentar melhorar a Copa Sul-Americana. A principal delas é relacionada ao número de jogadores inscritos no torneio.

"Eles limitaram as inscrições a 25 atletas porque pensaram que assim as equipes teriam de usar seus titulares. O que acontece é que você busca alternativas para não ter prejuízo, como levar 14 só jogadores para a Argentina. Se isso fosse mais aberto, você poderia destinar até um investimento para a Sul-Americana. Um jogador poderia ser contratado e disputar essa competição para ganhar experiência internacional antes de uma Libertadores", projetou o comandante do Palmeiras.

Além do aumento de vagas para atletas na Sul-Americana, Luxemburgo defende que a competição ofereça mais do que premiação em dinheiro. "O melhor investimento seria uma vaga na Libertadores. Isso modificaria o planejamento de todos", definiu.

O treinador sugere ainda uma alteração na agenda da Sul-Americana, que é disputada no segundo semestre: "Você já viu algum time que disputa o título do Campeonato Brasileiro chegar longe nessa competição? O São Paulo é que está certo, porque prioriza a Libertadores e sempre cresce no segundo semestre do Nacional".

Diante de tantas críticas à organização da Sul-Americana, Luxemburgo só contestou a idéia de que o Palmeiras tenha se sentido aliviado pela eliminação. "Isso não existe. Ninguém gosta de perder. Se você vai disputar um campeonato que não é importante e perde, depois toma porrada de todo lado. E com razão", finalizou o treinador.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host