UOL Esporte Futebol
 
06/11/2008 - 14h42

Aprendizado nos pontos corridos faz Luxemburgo bancar equilíbrio

Guilherme Costa
Em São Paulo
Disputado no sistema de pontos corridos desde 2003, o Campeonato Brasileiro vive em 2008 a edição mais equilibrada do formato. Para Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras, isso reflete um aprendizado das equipes sobre o modelo de disputa e serve como argumento para a proximidade entre os primeiros colocados permanecer até o fim.

"O campeonato tem sido equilibrado desde o início. Se você observar o ano inteiro, só o Flamengo conseguiu se separar do bloco no início, o Grêmio um pouco depois. As equipes aprenderam a jogar os pontos corridos, e isso começa a demonstrar a diferença entre Brasil e Europa. Lá, dois ou três times brigam pelo título desde o começo. Aqui há mais de dez concorrentes, e cinco deles ficam ali no topo até o fim", ponderou Luxemburgo.

No último domingo, o São Paulo chegou a 62 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na temporada. A distância do time tricolor para o Flamengo, quinto colocado da tabela, é de cinco pontos. No entanto, Luxemburgo não acredita que todos os concorrentes sigam na luta pelo título até o fim da temporada.

"A disputa vai ficar até a última rodada, mas com dois ou três times. Vai ser uma briga por um ou dois pontos no último jogo", projetou o comandante do Palmeiras nesta quinta-feira.

Diante desse equilíbrio, o Palmeiras tem como pontos decisivos os confrontos diretos. Nas cinco últimas rodadas da competição nacional, a equipe alviverde jogará contra Grêmio e Flamengo, dois dos outros integrantes do G-5.

"Temos um jogo complicado no domingo e precisamos ganhar de qualquer jeito. Sabemos que o São Paulo depende só dele, mas não podemos nos preocupar com isso agora. Nossa obrigação é ganhar", adiantou Luxemburgo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host