UOL Esporte Futebol
 
02/11/2008 - 21h32

Atlético-MG supera, enfim, seu "algoz" no ano do centenário

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Com a vitória suada sobre o Botafogo por 2 a 1 neste domingo, no Mineirão, o Atlético-MG conseguiu não só encerrar um tabu de sete anos sem vencer os cariocas, mas superar um adversário que foi o verdadeiro "algoz" no ano de seu centenário.

Pedro Vilela/AE
Pedro Vilela/AE
Atletas comemoram com Leandro Almeida, autor dos dois gols da vitória ante Botafogo
LEIA RELATO DA VITÓRIA ALVINEGRA
LEIA MAIS SOBRE O BRASILEIRÃO 2008
LEANDRO ALMEIDA VIVE DIA DE HERÓI
Em 2008, o Atlético foi eliminado pelo Botafogo das Copas do Brasil e Sul-Americana. No primeiro turno do Brasileirão, o time mineiro levou de 4 a 0 para a equipe carioca no Rio de Janeiro. Para os jogadores, a vitória sobre um adversário, que estava engasgado na garganta, dá ânimo novo nesta reta final da competição nacional.

"O Atlético é um clube grande, precisa buscar metas no campeonato. A gente está passando por um momento difícil com essa situação de rebaixamento. Mas, com essa vitória, a gente vai ganhar confiança para, pelo menos, buscar uma vaga na Copa Sul-Americana e terminar este ano bem", avaliou o zagueiro Welton Felipe, que sofreu o pênalti convertido por Leandro Almeida, gol que abriu o placar da partida.

O Botafogo foi a equipe que o Atlético mais enfrentou na temporada. Pelas quartas-de-final Copa do Brasil deste ano, no jogo de ida, as equipes empataram por 0 a 0, no Mineirão. No estádio Engenhão, os botafoguenses derrotaram o time mineiro por 2 a 0 e avançaram às semifinais.

Pelo segundo ano consecutivo, os botafoguenses eliminaram o Atlético de uma Copa do Brasil. No ano passado, também nas quartas-de-final, em um jogo polêmico, o time de Belo Horizonte acabou desclassificado. Depois do empate sem gols no jogo de ida, as equipes decidiram quem avançaria às semifinais no Maracanã.

O Atlético abriu o placar, mas o Botafogo virou o jogo para 2 a 1. Aos 47 minutos do segundo tempo, o meia Tchô foi derrubado na área, porém o árbitro Carlos Eugênio Simon não marcou o pênalti. O empate daria a classificação para o time mineiro. Simon, posteriormente, reconheceu o erro.

Mas a superioridade do Botafogo sobre a equipe mineira em jogos mata-mata se fez valer novamente na primeira fase da Copa Sul-Americana deste ano. O time carioca venceu as duas partidas: 3 a 1, no Rio de Janeiro, e 5 a 2, em Belo Horizonte.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host