UOL Esporte Futebol
 
29/10/2008 - 07h00

Parceiro de Maradona, Careca pede vaga na comissão técnica argentina

Fernando Narazaki
Em São Paulo
Eles foram companheiros de equipe por seis anos no Napoli. Com os passes de Maradona, Careca cansou de brilhar na equipe italiana e juntos eles levaram a equipe do sul da Itália ao título da Copa da Itália 1988/1989 e do Campeonato Italiano 1989/1990. Agora, o brasileiro sonha com a extensão da dupla em um novo lugar.

"Agora eu quero que ele me convide para ser auxiliar-técnico na Argentina. Afinal, eu sei os segredos da seleção brasileira", disparou Careca, em entrevista por telefone ao UOL Esporte, após saber do anúncio de seu amigo para ser o novo comandante da seleção argentina.

Com muitas gargalhadas, o ex-atacante não disfarçou a satisfação com a novidade e explicou que está disposto a aceitar um convite, caso Maradona o chame para a seleção. "Ele deve levar pessoas que são fiéis a ele. Ouvi dizer que ele vai levar o Goicochea, que é um parceirão dele. E se isso acontecer, sou mais um e posso ajudar. Tivemos uma química muito interessante e porquê não tentar mais esta experiência, seria muito bom", afirmou.

Animado, Careca lembrou que jamais perdeu o contato com o amigo argentino e que deve ligar para o craque nesta quarta-feira para parabenizar Maradona. O ex-atacante minimizou as passagens frustrantes que o meia teve a frente do Deportivo Mandiyú, em 1994, e do Racing, em 1995, como treinador, e acredita em seu sucesso.

Porém, o brasileiro garantiu ter ficado surpreso com a função, pois Maradona jamais mostrara interesse em ser técnico nos tempos em que eles defenderam o Napoli. "Eu nunca vi ele se interessar por isso naquela época. Ele não mostrava nada, mas depois que ele parou, isso mudou. Será um grande desafio para ele, espero que ele passe tudo que fez em campo e se isso acontecer tem tudo para dar certo", analisou.

Careca acredita que a idolatria do povo argentino por Maradona tem tudo para ajudar o seu amigo nesta nova empreitada. "Eles têm o maior respeito pelo Maradona. Algunas jogadores já revelaram que foram fãs dele, e isso vai ajudar. Fora isso, o Maradona é um cara sensacional, chama todo mundo pelo nome, é vidrado em futebol e respeita as pessoas. Ele é espetacular", explicou.

Além de Maradona, outros contemporâneos de Careca vem tendo investindo na carreira de técnico. São os casos dos holandeses Rijkaard, Koeman e Van Basten, dos alemães Klinsmann e Matthaus, do italiano Donadoni, do espanhol Guardiola e dos brasileiros Dunga e Zico. Já o ex-atacante investiu na fundação do Campinas, time que hoje disputa a quarta divisão do futebol paulista.

Entretanto, Careca também revelou que já recebeu propostas para ser companheiro de profissão dos atletas que enfrentou na Copa do Mundo de 1990. "Recebi propostas para ser técnico de clubes de fora do Brasil, mas nada se concetrizou. Mas dependendo do que for, estou encarando. E quem sabe o Maradona não lembra de mim, né?", afirmou, antes de soltar uma nova gargalhada.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host