UOL Esporte Futebol
 
28/10/2008 - 18h48

Maradona é o novo técnico da seleção argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Arquivo/Folha Imagem
Maradona beija Taça Fifa conquistada em 1986, durante a Copa do Mundo do México
Arquivo/AFP
Vice na Copa do Mundo de 90, Maradona aparece com Bilardo na Plaza de Mayo
Brian Snyder/Reuters
Ex-jogador comemora gol na Copa de 94, quando foi flagrado em exame antidoping
Diego Levy/AP
Em 2000, Maradona foi internado para se recuperar da dependência de drogas
Timothy Clary/AFP
Torcedor incondicional da seleção, craque torce por time campeão olímpico na China
CRONOLOGIA DE MARADONA
MARADONA APROVA PROJETO DA AFA
ASTRO VAI SER MELHOR QUE DUNGA?
MARADONA: AMOR COM A SELEÇÃO
ARGENTINOS DESTACAM "ERA DO 1O"
TÉCNICO MARADONA VAI DAR CERTO?
BIRO-BIRO TAMBÉM QUER SELEÇÃO
CRAQUE TEM DESAFIO PÓS-DROGAS
CRAQUE NA GALERIA DE FRACASSOS
Eterno ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona assumiu o comando da seleção local na tarde desta terça-feira. O ex-camisa 10 encabeçará um grupo de técnicos que ficará no lugar de Alfio Basile, que renunciou ao cargo no último dia 17.

É a primeira vez que Maradona comandará a seleção argentina. Seu nome vinha ganhando força desde a saída de Basile. Porém, a imprensa argentina também dava conta de que Carlos Bianchi, Miguel Angel Russo e Sergio Batista estavam na briga pelo cargo.

Maradona ficará à frente de uma comissão que também contará com Carlos Bilardo, comandante da seleção campeã mundial em 1986. "Estarei trabalhando com Diego, que é o novo diretor técnico", disse Bilardo. "Mas quem convoca a equipe sou eu", afirmou Maradona ao jornal argentino Clarín.

A intenção de formar uma equipe técnica formada por diversos treinadores para comandar a seleção já havia sido manifestada por Julio Grondona, presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA).

"A responsabilidade não pode ficar sobre uma única pessoa. Estamos estudando se seguimos com um único treinador ou fazemos uma mudança nesse sistema", havia afirmado o dirigente a uma rádio uruguaia antes de decidir por Maradona.

Este não será o primeiro trabalho de Maradona como treinador. O ex-camisa 10 teve experiência na função comandando Deportivo Mandiyú, em 1994, e o Racing no ano seguinte. As experiências, porém, não foram muito boas. No primeiro clube, Maradona conquistou apenas uma vitória em 12 partidas. Já no time de Avellaneda foram dois resultados positivos, seis empates e três derrotas.

Maradona, que retornou da Geórgia nesta terça-feira após ter se apresentado em uma partida de showbol, assinalou que também quer trazer Sergio Batista, treinador da equipe bicampeã olímpica em Pequim, para a equipe técnica. É provável que seu auxiliar dentro de campo seja Pedro Troglio, comandante do paraguaio Cerro Porteño.

"Foi uma reunião muito positiva e vamos seguir conversando amanhã", disse Maradona. "Na conversa ficou claro que quem prepara a equipe e escolhe os jogadores sou eu. Tenho o apito, mas vou escutar Bilardo em tudo. Não se pode deixar de lado um homem que sabe tanto", completou Maradona ao La Nación.

A presença de Maradona no comando da seleção era um pedido de parte da população de Buenos Aires. Na última sexta-feira, a capital argentina amanheceu repleta de cartazes e outdoors pedindo o craque no comando do combinado."Diego na seleção" era o texto estampado em preto nos cartazes. Alguns também falavam em Bilardo: "Volta, Bilardo. Volta, campeão".

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host