UOL Esporte Futebol
 
26/10/2008 - 08h07

Corinthians bate recorde de antecipação e confirma facilidade

Alexandre Sinato e Guilherme Costa
Em São Paulo
O aproveitamento pode ainda não ser o melhor da história, mas o Corinthians confirmou um recorde da segunda divisão nacional no último sábado. Com o triunfo por 2 a 0 sobre o Ceará no Pacaembu, o clube paulista conquistou o acesso à elite com seis rodadas de antecipação, feito inédito na história da disputa.

1995Atlético-PR e Coritiba0
1996União-SP e América-RN2
1997América-MG e Ponte Preta0
1998Gama e Botafogo-SP0
1999Goiás e Santa Cruz0
2001Paysandu e Figueirense0
2003Palmeiras1
2004Brasiliense1
2005Grêmio e Santa Cruz0
2006Atlético-MG2
2007Coritiba4
AnoPrimeiro promovidoJogos de antecedência
ACESSO ALIVIA AUXILIAR
TIME MIRA TÍTULO E TESTES
CHICÃO RECHAÇA SAÍDA
VEJA IMAGENS DA FESTA
LEIA MAIS SOBRE CORINTHIANS
Anteriormente, o recorde de antecedência para o acesso à Série A havia sido registrado pelo Coritiba. Em 2007, ano em que a divisão inferior também foi disputada no sistema de pontos corridos, os paranaenses conseguiram a promoção quatro rodadas antes do desfecho.

Além disso, a segunda divisão teve formatos sem decisão, que permitiam mais de duas partidas de antecedência, em dez temporadas - oito foram definidas em fases de grupos e duas foram disputadas por pontos corridos. Em nenhuma dessas edições, porém, um clube conseguiu superar a marca de duas rodadas de antecedência para o alívio.

A antecipação da vaga na elite serve para dimensionar a tranqüilidade que o Corinthians encontrou nesta temporada. O time do Parque São Jorge assumiu a liderança isolada da competição ainda na segunda rodada e não foi alijado desse posto desde então.

"Hoje, olhando para trás, muita gente vai ver uma facilidade subjetiva, porque facilidade é sempre subjetiva. Nós tivemos uma trajetória muito difícil, mas encaramos com uma seriedade e um compromisso que nos deram essa segurança", comemorou o técnico Mano Menezes.

Antes mesmo de o acesso ser confirmado, o Corinthians já reconhecia a tranqüilidade de sua trajetória na Série B. Frases de valorização da calmaria permearam o discurso de jogadores e do próprio Mano nas últimas semanas.

Para o treinador, um dos méritos do Corinthians para essa sensação é a eficiência: "Mesmo quando jogamos mal ou derrapamos, conseguimos evitar o pior. Perdemos apenas dois jogos e mostramos que temos consistência".

Líder da Série B e primeiro time promovido, o Corinthians ainda tem o melhor ataque (67 gols feitos) e a defesa mais eficiente (22 gols sofridos) na Série B. O time alvinegro só não conseguiu igualar o aproveitamento do Palmeiras de 2003, que conquistou 74,3% dos pontos na segunda divisão - a equipe do Parque São Jorge ostenta 72,91% de rendimento.

O Palmeiras de 2003, contudo, só subiu a uma rodada do fim da temporada, quando bateu o Sport em Garanhuns. Com um aproveitamento melhor, a equipe do Parque Antarctica viveu sofrimento e angústia que os rivais do Parque São Jorge estiveram longe de conhecer na Série B.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host