UOL Esporte Futebol
 
24/10/2008 - 07h15

Protetor bucal vira item do uniforme de jogo do goleiro Fábio

Thiago Nogueira
Em Belo Horizonte
Fabricados, em geral, com silicone, o protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto, sendo projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios, bochecha, rosto ou outro dano à boca. Para o goleiro Fábio, do Cruzeiro, esse material passou a ser item obrigatório em seu uniforme de jogo.

Cruzeiro/Divulgação/Site oficial
Cruzeiro/Divulgação/Site oficial
Goleiro Fábio se diz totalmente adaptado à proteção em sua boca utilizada nos jogos.
CRUZEIRO FORTE LONGE DE CASA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
O camisa 1 do celeste, um dos destaques na boa campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, foi orientado por seu dentista a utilizar um protetor bucal, depois de cortar a boca em um choque com o atacante Jajá, então jogador do Guarani-MG, de Divinópolis, e hoje seu companheiro na Toca da Raposa II. O ferimento aconteceu durante partida válida pelo Campeonato Mineiro, em fevereiro deste ano.

Fábio, que há um ano usa aparelho ortodôntico nos dentes superiores, diz já estar acostumado a esse anexo na sua lista de materiais. Segundo ele, a proteção extra não o atrapalha durante os jogos, nem mesmo nos momentos de orientação aos seus companheiros.

"Eu me adaptei fácil. Fiz uma experiência nos treinamentos. Eu tive a oportunidade de adaptar em uma semana e nos jogos, me ajuda no tempo de respiração e não me atrapalha em nada em termos de orientar a equipe", afirmou o goleiro.

A dentista Juliana Vilela Bastos, coordenadora do programa de traumatismos dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela que estudos científicos comprovam a diminuição traumática com o uso do protetor em caso de impactos. "O protetor evita o deslocamento dos dentes, principalmente que um dente saia inteiro, o que fica mais difícil de reimplantá-lo", explicou a especialista.

De acordo com a National Youth Sports Safety Foundation, fundação norte-americana de proteção e orientação desportiva para jovens, conforme publicado no blog Da Boca Pra Dentro, do UOL, em setembro último, cerca de cinco milhões de dentes foram perdidos em 2006 durante as práticas de atividades esportivas.

De acordo com a American Dental Association, 200 mil traumas são evitados graças ao uso de protetores bucais. Apesar de pouco comum no futebol, atletas de boxe, basquete, handebol, pólo aquático, judô, karatê, jiu-jitsu e outras lutas de contato costumam utilizar o aparelho.

Quem assiste aos jogos do Cruzeiro, principalmente pela TV, devido às imagens aproximadas, pode ver que durante os jogos, vez ou outra Fábio tira o protetor da boca.

"A gente tira por opção. Às vezes, a bola está parada, está atendendo algum jogador dentro de campo. Tenho um tempo, falo com os jogadores mais tranqüilo. Mas eu falo com ele também, não me atrapalha em nada não", reafirmou o goleiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host