UOL Esporte Futebol
 
23/10/2008 - 22h22

Bruno faz um, Fla goleia, volta ao G-4 e segue na cola do Grêmio

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Com autoridade, o Flamengo manteve o sonho do título ao golear o Coritiba por 5 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta colocação ( o time ganha do Palmeiras no saldo de gols) e de volta ao G-4 da competição nacional, agora com 55 pontos, o Rubro-Negro teve os seus gols nos pés de Leonardo Moura e Bruno, ambos de pênalti, Obina, Ibson e Maxi. Já o Coxa, teve reduzida suas chances de Libertadores e segue em oitavo, com 46.

"Foi uma vitória convincente do Flamengo. Jogamos bem desde o início da partida e não demos oportunidades para a equipe do Coritiba. Além disso, continuamos na cola do Grêmio. Agora precisamos pensar no Vitória", salientou o atacante Obina.

Do outro lado, o destaque do Coritiba no Nacional, o atacante Keirrison lamentou o resultado adverso: "Hoje [quinta-feira] realmente deixamos a desejar. Nossa situação ficou ainda mais complicada por uma vaga na Libertadores, mas precisamos acreditar até o fim", afirmou o goleador.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. O Coritiba tentará a reabilitação diante do Atlético-MG, às 19h30, no Couto Pereira. Já o Rubro-Negro visitará o Vitória, às 21h50, no Barradão.

Como esperado, a partida teve um início equilibrado. Enquanto o Flamengo mostrava o tradicional rodízio de seus jogadores, no qual os atletas não guardam posição fixa, o Coritiba tentava explorar o contra-ataque puxado sempre nos pés de Carlinhos Paraíba com destino para o jovem Keirrison.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Flamenguistas comemoram a atuação de gala e seguem atrás do título do Brasileiro
PRIMEIRO TEMPO
9min - Keirrison recebe na ponta esquerda, invade a área e conclui em cima de Bruno. Carlinhos Paraíba aproveita a sobra, finaliza, e o goleiro carioca defende novamente.
13min - Kleberson abre mais à esquerda com Obina, que coloca para Luizinho. O lateral avança, alça na área e Obina cabeceia a bola na trave.
20min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Leonardo Moura bate pênalti no canto direito do goleiro, que defende, mas não consegue impedir que o lateral marque no rebote.
35min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - A defesa do Coxa pára. Kleberson arranca pela direita e passa para Obina, que acerta o conto de Vanderlei, que nem se mexe.
SEGUNDO TEMPO
7min - Carlinhos Paraíba, da entrada da área, limpa a jogada e arremata com força. Bruno, no meio do gol, defende bem
32min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Ibson faz bela tabela com Fierro, recebe na frente e desloca o goleiro Vanderlei com um leve toque.
34min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Obina puxa contra-ataque em velocidade e cruza para a chega de Maxi, que só tem o trabalho de empurrar para o gol vazio.
47min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Goleiro Bruno bateu pênalti com categoria e deixa o seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro.
Em uma jogada pelo flanco direito de ataque, o time visitante quase abriu o marcador aos nove. Bruno, porém, fez duas defesas em seqüência, aos nove. O Flamengo respondeu em grande estilo quatro minutos mais tarde, tempo no qual Obina desferiu bela cabeçada e a bola atingiu o posto de Vanderlei.

Na segunda vez que o Rubro-Negro chegou de forma efetiva, abriu o marcador. Obina foi derrubado por João Henrique dentro da área. Leonardo Moura, que completou 30 anos nesta quinta, foi para a cobrança. Vanderlei defendeu a infração, mas o lateral direito aproveitou o rebote e empurrou para o gol vazio, aos 20.

Com o gol, o Flamengo passou a explorar o desespero do Coritiba, que sentiu o golpe. Tanto é que o time da Gávea ampliou aos 35. Kleberson invadiu a área e serviu para Obina arrematar sem ser importunado por nenhum zagueiro adversário. O lance daria tranqüilidade e boa vantagem para o time da casa na segunda etapa.

Na volta para o segundo tempo, o Coritiba ensaiava uma pressão, mas a zaga do Flamengo seguia bem postada e Bruno fazia o seu trabalho com competência. Apesar da campanha surpreendente no Brasileiro, o Coxa era irreconhecível. Keirrison era bem marcado e o meio campo era facilmente dominado pelo time adversário.

Quando conseguia chegar à frente, o time visitante encontrava Bruno bem postado na meta. O goleiro salvou a equipe da Gávea, espalmando uma boa perigosa aos 22 minutos do segundo tempo. No maior momento de lucidez do Coritiba na partida, Keirrison perdeu excelente oportunidade aos 25min.

A resposta rubro-negra veio nos pés de Obina, que desperdiçou após fazer um "carnaval" na zaga inimiga. O xodó, que levou a melhor na disputa com Vandinho, por uma vaga no ataque, tinha boa aparição na linha de frente do Flamengo.

Porém, coube ao volante Ibson, perseguido pela torcida em alguns jogos, ampliar o placar depois de grande tabela com o chileno Fierro, que entrou na vaga de Kleberson, com câimbras. Maxi ainda teria tempo de deixar o seu. Antes do final do duelo, o goleiro Bruno bateu pênalti com categoria e fechou o placar para o delírio da torcida que compareceu em grande número.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"A torcida ficou devendo (28 mil pagantes, pouca gente para o padrão da massa) mas o time do Flamengo não."
BLOG DO JUCA KFOURI
"Foi uma vitória importante, mas não podemos entrar na euforia. O Grêmio e o São Paulo também venceram. O Brasileiro continua muito equilibrado, e nós temos de manter a atenção", cobrou Caio Júnior, comandante do Flamengo.

FLAMENGO
Bruno, Jaílton, Ronaldo Angelim e Aírton; Leonardo Moura, Toró, Kleberson (Fierro), Ibson e Luizinho (Fernando); Marcelinho Paraíba (Maxi) e Obina.
Técnico: Caio Júnior

CORITIBA
Vanderlei, Marcos Tamandaré (Marlos), Maurício, Felipe e Ricardinho; Rodrigo Mancha, Alê, Leandro Donizete (Thiago Silvy) e Carlinhos Paraíba (Jaílson) João Henrique e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior

Data: 23/10/2008 (Quinta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Altermir Hausmann (Fifa-RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: João Henrique e Rodrigo Mancha (Coritiba)
Gols: Leonardo Moura, aos 20, Obina, aos 35 do primeiro tempo; Ibson, aos 32 e Maxi aos 34, Bruno, aos 47 do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host