UOL Esporte Futebol
 
15/10/2008 - 15h54

Sem brilho, Holanda derrota a Noruega e mantém 100% no Grupo 9

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A Holanda caminha a passos largos para conquistar sua classificação para o Mundial da África do Sul. Mesmo sem ser brilhante, fez o suficiente para derrotar a Noruega por 1 a 0, em Oslo, e manter 100% de aproveitamento no Grupo 9 das Eliminatórias Européias.

Olivier Morin/AFP
Em chute de primeira, Van Bommel marca o único gol da vitória da seleção holandesa
Stian Lysberg Solum/AP
Jogadores da Holanda comemoram gol que garantiu 100% de aproveitamento ao time
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO 9
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
Assim, a equipe treinada por Bert van Marwijk subiu para nove pontos e abriu cinco para a vice-líder Escócia, que folgou neste meio de semana. Já o selecionado da Noruega contabiliza apenas dois pontos e segue sem vencer no torneio classificatório.

Apesar da folgada liderança, o time holandês ainda não empolgou e está distante daquele selecionado que ficou em primeiro lugar no "Grupo da Morte" na última edição da Eurocopa ao vencer os três duelos --Itália, França e Romênia.

Mostrou um futebol burocrático em suas duas primeiras apresentações (Macedônia e Islândia). Hoje, não foi diferente. Tinha até mais posse de bola, mas pouca objetividade. A ausência do habilidoso Robben, lesionado, também contribuiu para a apatia da equipe, principalmente no primeiro tempo.

Para se ter idéia, criou bem pouco na etapa inicial. Seu lance mais perigoso ocorreu nos acréscimos, num chute de Afellay. Já os noruegueses apostavam nas bolas alçadas na área. O objetivo era encontrar o grandalhão Carew. Mas não conseguiram. Faltava qualidade aos comandados de Age Hareide.

Para o segundo tempo, o próprio Carew bateu por cima do gol de Van der Sar e desperdiçou uma ótima chance para os donos da casa. Mas esse lance não assustou. Os holandeses "acordaram". Aos 16min, Kuyt recebeu na entrada da área e acertou o travessão do rival.

Um minuto depois, os visitantes abriram o placar. Após cobrança de escanteio, a zaga afasta parcialmente. Van Bommel pega de primeira e faz um belo gol. 1 a 0. Após isso, os noruegueses pressionaram em busca do empate, mas apresentaram muita fragilidade em seu sistema ofensivo.

A Holanda volta a jogar pelas Eliminatórias somente em março de 2009, diante da Escócia. Já a Noruega duela diante da Macedônia, em junho.

Ainda nesta quarta-feira, a Islândia derrotou a Macedônia por 1 a 0, com gol de Gunnarsson, e deixou a lanterna --subiu para quatro pontos, assumindo a terceira colocação.

Atualizado às 16h55

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host