UOL Esporte Futebol
 
14/10/2008 - 10h17

Grupo inglês pode privatizar Maracanã com apoio de CBF, Fla e Flu

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O jogo contra a Colômbia na quarta-feira deverá ser o último da seleção brasileira no Maracanã nos próximos dois anos, já que o estádio está prestes a ser privatizado assim que for concluído o processo de licitação organizado pelo governo estadual do Rio de Janeiro. E o grande favorito para vencer a concorrência e passar a administrar o gigante é o consórcio formado por Flamengo, Fluminense, CBF e a International Stadia Group (ISG), empresa que faz parte do grupo inglês IMG, responsável pela reconstrução da arena de Wembley, em Londres.

A informação é do colunista Paulo Vinícius Coelho, em matéria publicada nesta terça-feira no jornal Folha de S. Paulo. Após a reforma, que deve durar dois anos, a expectativa da CBF é que 50% dos jogos da seleção no país sejam realizados no Maracanã. Durante a gestão de Ricardo Teixeira, o estádio sediou apenas 3% de todas as partidas.

De acordo com o jornal, um protocolo assinado pelos presidentes de Flamengo, Fluminense, CBF e IMG só estaria esperando a publicação do edital de concorrência por parte do governo do Rio, prevista para novembro. "A IMG será a gestora. O Flamengo, o Fluminense e a CBF são o conteúdo do projeto de privatização ou concessão", disse o presidente do clube rubro-negro, Márcio Braga, à Folha.

As negociações para a composição do consórcio começaram há dois anos, quando o governo estadual elaborou um estudo de viabilização econômica do Maracanã. "Somos imbatíveis, porque temos a força do Flamengo, responsável por 70% do dinheiro do Maracanã, o Fluminense e a seleção", declarou Márcio Braga.

Caso o consórcio vença a licitação, Flamengo e Fluminense poderão colocar seus produtos à venda no estádio e serão remunerados por cotas variáveis, de acordo com a arrecadação. A CBF receberia uma fatia fixa dos lucros da administração, e a Odebrecht seria a construtora. A concorrência prevê que o estádio passará por uma reforma que pode até durar dois anos, com prazo de conclusão em junho de 2012, já visando a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host