UOL Esporte Futebol
 
11/10/2008 - 20h07

Argentina vence Uruguai em Buenos Aires e segue em terceiro

Do UOL Esporte *
Em São Paulo
A Argentina venceu o Uruguai por 2 a 1 neste sábado, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Lionel Messi e Agüero marcaram os gols dos anfitriões, enquanto Lugano descontou para os uruguaios ainda no primeiro tempo.

Enrique Marcarian/Reuters
Zagueiro Lugano, ex-São Paulo, marcou o único gol da seleção do Uruguai no jogo
Enrique Marcarian/Reuters
Jogadores argentinos comemoram com o Lionel Messi o primeiro gol da partida
ARTILHARIA DA COMPETIÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS
LEIA MAIS SOBRE AS ELIMINATÓRIAS
O resultado deixou os argentinos provisoriamente na vice-liderança, com 16 pontos. Mas como o Brasil venceu a Venezuela neste domingo, a equipe verde-amarela voltou a assumir a segunda colocação, com os mesmos 16 pontos, mas com melhor saldo de gols, deixando os "hermanos" em terceiro. O Uruguai, com a derrota, fica em quinto lugar, com 12.

Os argentinos colocaram em campo força máxima, como Heinze, Riquelme, Tevez, Messi, Agüero, Mascherano e Zanetti, por exemplo. Já o Uruguai jogou desfalcado de seu principal atacante, Diego Forlan, do Atlético de Madrid.

A Argentina começou bem a partida. Logo aos seis minutos, a zaga do Uruguai foi afastar a bola, que bateu no juiz. Agüero pegou a sobra e cruzou da esquerda. Livre na segunda trave e em posição duvidosa, Lionel Messi cabeceou e abriu o placar.

Em nova investida da esquerda, em cruzamento aos 11 minutos, Cambiasso apareceu na segunda trave e chutou de primeira na trave. No rebote, Agüero apareceu batendo de frente para o gol e fez o segundo.

A partir daí, a Argentina ficou administrando o resultado, enquanto que o Uruguai não tinha poderio ofensivo. Aos 33, em falta da direita, Demichelis fez de cabeça o que seria o terceiro gol, mas graças a uma linha feita pela zaga uruguaia todos os argentinos ficaram em posição de impedimento, apontada pelo árbitro.

Aos 39, quando o jogo estava morno, os visitantes diminuíram na base da insistência. A zaga argentina afastou um cruzamento, mas Suárez foi até a linha de fundo direita, evitou que a bola saísse e cruzou rasteiro. O ex-zagueiro são-paulino Lugano estava na área e completou para o gol.

Na etapa final, Tevez quase ampliou ao receber de Riquelme e chutar forte e colocado. Castillo, goleiro do Botafogo, fez grande defesa. Aos 12, jogadores das duas seleções, conhecidas por jogarem duro e com raça, se envolveram em discussão no gramado.

O jogo seguiu, e o Uruguai não conseguia criar chances para empatar. Como a Argentina também não jogava bem, o técnico Alfio Basile colocou Milito e Ledesma nos lugares de Riquelme e Agüero, respectivamente.

Já o Uruguai colocou Chevantón no lugar do apagado Sebastian Abreu. Apesar de chances do gol, o que se viu foram mais discussões entre os atletas. Os lances de perigo praticamente não existiram até o apito final.

Na próxima rodada, o Uruguai joga com a Bolívia fora de casa, na terça-feira. Já a Argentina pega o Chile, também fora, na quarta-feira.

*Atualizada às 20h11 do dia 12/10

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host