UOL Esporte Futebol
 
08/10/2008 - 10h04

Morre Chicão, ex-volante do São Paulo, vítima de câncer

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A torcida do São Paulo perdeu nesta madrugada um dos principais ídolos de sua história. Morreu nesta quarta-feira, em São Paulo, o ex-jogador Francisco Jesuino Avanzi, mais conhecido como Chicão. Volante do clube na década de 1970, o ex-jogador foi vítima de câncer no esôfago aos 59 anos.

Arquivo/Folha Imagem/Luiz Carlos Marauskas
Em foto tirada em 2002, Chicão mostra a seleção da Copa de 78, da qual fez parte
'HOMÔNIMO' CORINTIANO LAMENTA
MAIS SOBRE A CARREIRA DE CHICÃO
OUTRAS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
PÁGINA DE FUTEBOL
O presidente são-paulino Juvenal Juvêncio decretou luto oficial em decorrência da morte do ex-jogador do clube do Morumbi. "O deus da raça", como era chamado pelos torcedores, será velado nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Piracicaba, sua cidade natal. O enterro acontece na manhã desta quinta-feira em um cemitério local.

Depois de passagem destacada pela Ponte Preta, Chicão atuou no São Paulo entre 1973 e 1979. No clube paulista conquistou o título do Campeonato Paulista de 1975 e foi um dos principais líderes da equipe na conquista do primeiro Campeonato Brasileiro do time em 1977, quando foi capitão da equipe.

"Perdi um amigo dentro e fora de campo, uma pessoa excepcional. Conheci toda sua família, pai, mãe e esposa em Piracicaba. Convivemos muito, estou muito triste porque era um grande amigo", comentou o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, que jogou com Chicão no time do Morumbi na década de 1970.

No total, Chicão disputou 312 jogos no clube, vencendo 142, empatando 111 e perdendo 59. Marcou 19 gols vestindo a camisa são-paulina. Ainda como meio-campista do São Paulo, disputou a Copa do Mundo de 1978, que foi jogada na Argentina. Depois do time tricolor, ainda passou por Atlético-MG, Santos, Londrina, Mogi Mirim e União Barbarense.

*Atualizada às 12h42

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host