! Palmeiras empata no Recife e vira líder com derrota do Grêmio - 28/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/09/2008 - 17h56

Palmeiras empata no Recife e vira líder com derrota do Grêmio

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O Palmeiras não conseguiu os três pontos no estádio dos Aflitos, mas também não precisou para ficar com a liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar de o time alviverde ter empatado por 0 a 0 com o Náutico, a equipe foi favorecida pela derrota por 4 a 1 do Grêmio para o Internacional e termina a 27ª rodada na ponta da competição.

MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
Apesar de somar o mesmo número de pontos do Grêmio, o Palmeiras leva vantagem sobre o time gaúcho por ter uma vitória a mais (15 contra 14). O Cruzeiro, que perdeu para o São Paulo por 2 a 0, permanece na terceira colocação, com 46 pontos, mesmo número do Flamengo, que derrotou o Sport no último sábado, e completa o G-4.

Com a confirmação da liderança, o Palmeiras ocupa um posto que não conseguia desde 2004. A última vez que o time alviverde havia ficado na primeira colocação do Brasileiro foi após a rodada do dia 19 de agosto de 2004.

Apesar de ocupar o posto mais alto da classificação, o Palmeiras ratifica um mau momento jogando especificamente em Recife. Neste ano, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo esteve na capital pernambucana três vezes e, em nenhuma, conquistou os três pontos (duas derrotas para o Sport e este empate com o Náutico).

PRINCIPAIS LANCES
Rodrigo Lobo/AE
Diego Souza disputa a bola com Hamilton durante o empate no estádio dos Aflitos
PRIMEIRO TEMPO
12min - Martinez tabela com Kléber e aparece cara-a-cara com Eduardo. O camisa 11 se atrapalha na hora da conclusão e permite a recuperação do goleiro do Náutico.
18min - Leandro tropeça dentro da área e a bola sobra para Kléber, que chuta forte, mas à direita de Eduardo.
42min - Após cobrança de lateral pela esquerda, Ruy ganha de Pierre e, dentro da área, chuta forte, mas o goleiro Marcos toca levemente com as mãos e manda para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
7min - Kuki recebe o lançamento, domina e, de fora da área, chuta forte. A bola entra no canto superior direito de Marcos, mas o árbitro Leandro Vuaden assinalou impedimento e anulou o gol do Náutico.
16min - Diego Souza ganhou de Everaldo, invadiu a área pela direita e chutou rasteiro. Eduardo fez a defesa com o pé.
30min - Kléber chuta de fora e Eduardo defende. No rebote, Alex Mineiro desviou do goleiro do Náutico, mas Adriano conseguiu uma ótima recuperação e, de carrinho, salvou a bola em cima da linha.
37min - Léo Lima cruzou da esquerda e Thiago Cunha, sozinho, mandou para o fundo da redes. A arbitragem, no entanto, anulou corretamente o lance, assinalando impedimento do atacante.
38min - Felipe recebe na área, dribla Marcos, mas chuta na rede pelo lado de fora.
CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A
MARCOS DIZ QUE PONTO FOI BOM
LUXEMBURGO VÊ PLACAR JUSTO
NÁUTICO ELOGIA NÍVEL DO JOGO
MAIS NOTÍCIAS DO NÁUTICO
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
AVALIE A RODADA DO BRASILEIRO
Mesmo com um primeiro tempo fraco tecnicamente, a segunda etapa foi melhor, com os dois times partindo em busca da vitória. A arbitragem, no entanto, anulou um gol de Kuki para o Náutico e outro para Thiago Cunha, no Palmeiras, decretando assim o empate.

Apesar de jogar fora de casa, o Palmeiras começou pressionando o Náutico em busca do gol. E, logo aos 12min, a equipe alviverde desperdiçou ótima oportunidade. Após tabela com Kléber, Martinez apareceu como elemento-surpresa dentro da área. Livre, o camisa 11 teve tempo para pensar, mas acabou se atrapalhando e permitiu a recuperação do goleiro Eduardo.

O time comandado por Luxemburgo continuou melhor. Aos 18min, Leandro tropeçou dentro da área do Náutico, mas a bola sobrou para Kléber, que chutou forte, mas à direita de Eduardo.

O jogo, no entanto, passou a ser truncado, com as duas equipes errando muitos lances. Apesar de ter maior posse de bola, o Palmeiras não conseguia mais levar perigo ao gol de Eduardo. O Náutico, por sua vez, não encontrava espaços no forte sistema defensivo armado por Luxemburgo, com três zagueiros e dois volantes.

A partir dos 35min, o Náutico esboçou uma reação, mas continuou pecando no último passe. Os donos da casa exploravam cruzamentos para a área, mas a defesa do Palmeiras afastava bem. Porém, acuando o Palmeiras, o time pernambucano finalmente conseguiu criar um lance de perigo. Aos 42 min, Ruy ganhou de Pierre dentro da área e chutou forte, mas o goleiro Marcos manda para escanteio.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou com Léo Lima no lugar de Pierre. Apesar de a alteração ter como objetivo deixar o time alviverde mais ofensivo, quem teve a primeira boa chance foi o Náutico. Aos 7min, Kuki recebeu lançamento e, de fora da área, marcou um belo gol. O árbitro Leandro Vuaden, no entanto, assinalou impedimento do atacante da equipe pernambucana e anulou o lance.

O "susto" acordou a equipe do Palmeiras. Em duas oportunidades, Diego Souza teve a chance de abrir o placar, mas na primeira, a bicicleta do meia não deu certo, enquanto, na segunda, o chute da direita foi defendido com o pé por Eduardo.

Apesar de o camisa 7 ser o jogador mais lúcido no apático time do Palmeiras neste domingo, Luxemburgo preferiu sacar o meia para promover a entrada de Evandro. No Náutico, Roberto Fernandes já havia substituído Gilmar por Felipe.

Com os dois times arriscando mais, o jogo melhorou. O Náutico pressionava, porém o Palmeiras, quando tinha oportunidade de finalizar, levava mais perigo do que o adversário. Aos 30min, o time alviverde quase abriu o placar. Eduardo defendeu um chute de Kléber e, no rebote, Alex Mineiro desviou para o gol. A bola foi entrando lentamente, mas Adriano apareceu para salvar os donos da casa, em cima da linha.

Aos 37min, foi a vez do Palmeiras ter um gol anulado. Thiago Cunha, que entrou no lugar de Alex Mineiro, completou cruzamento de Léo Lima. A arbitragem, no entanto, assinalou corretamente o impedimento do atacante alviverde. A resposta do Náutico veio no minuto seguinte, quando Felipe invadiu a área, driblou Marcos, mas chutou na rede, para fora.

Nos últimos cinco minutos, o Palmeiras se mostrou satisfeito com o resultado e passou a se defender. O Náutico, no entanto, pressionou o adversário até o fim, mas a partida terminou empatada por 0 a 0.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Atlético-MG, no sábado, no Parque Antarctica. No mesmo dia, o Náutico joga no estádio dos Aflitos contra o Flamengo.

NÁUTICO
Eduardo; Ruy, Vagner, Everaldo e Alessandro Silva; Hamilton, Adriano, Valdeir e Gilmar (Felipe); Kuki (Clodoaldo) e Paulo Santos (Geraldo).
Técnico: Roberto Fernandes

PALMEIRAS
Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Élder Granja, Pierre (Léo Lima), Sandro Silva, Diego Souza (Evandro) e Leandro; Alex Mineiro (Thiago Cunha) e Kléber
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Alexandre Antonio Kleiniche (RS) e Cleriston Rios (SE).
Cartões Amarelos: Ruy (N), Martinez (P), Everaldo (N), Vagner (N)

Atualizada às 20h21

Hospedagem: UOL Host