! São Paulo bate Cruzeiro e mantém tabu e perseguição ao G-4 - 28/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/09/2008 - 17h55

São Paulo bate Cruzeiro e mantém tabu e perseguição ao G-4

Jorge Corrêa
Em São Paulo
Quando a torcida já começava a se irritar e reclamar no estádio do Morumbi, o São Paulo se manteve vivo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Apenas aos 35 minutos do segundo tempo, o zagueiro André Dias abriu o placar para a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro neste domingo, pela 27ª rodada da competição. Jancarlos, nos acréscimos, deu números finais.

CONFIRA OS DOIS GOLS DO SÃO PAULO
Com esse resultado, a equipe paulista se manteve na quinta colocação da tabela, mas agora com os mesmos 46 pontos do próprio Cruzeiro, terceiro colocado, e Flamengo, último dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores. O time do Morumbi fica atrás na tabela por ter menos vitórias que seus adversários.

Essa vitória também manteve um tabu do São Paulo contra a equipe de Belo Horizonte: agora são nove jogos seguidos sem perder para o Cruzeiro em campeonatos brasileiros. O time são-paulino também manteve uma boa invencibilidade no Nacional deste ano. São sete partidas consecutivas sem saber o que é ser derrotado.

Antes mesmo do jogo, o técnico Muricy Ramalho teve uma complicação de última hora para escalar o time. Ele não pôde contar com o goleiro Rogério Ceni que sofreu uma lesão muscular no treino do último sábado e teve de ser substituído por Bosco. O camisa 1 deve desfalcar a equipe por até duas semanas.

PRINCIPAIS LANCES
Gaspar Nóbrega/Vipcomm
São Paulo venceu o Cruzeiro por 2 a 0 com gols no final da partida no Morumbi
PRIMEIRO TEMPO
7min - Fábio!! Bola alçada na área. Hugo aparece livre no lado esquerdo da área e mete a cabeça na bola. O goleiro Fábio espalma para o lado.
8min - Pressão do São Paulo. Depois da cobrança de escanteio, a zaga mineira rebate e nova bola é cruzada para a área. Zé Luis, de cabeça, desvia para fora. Que perigo!
19min - Fábio!!! Bela cobrança de falta de Hernanes no canto esquerdo. O goleiro do Cruzeiro salta e evita o gol paulista.
20min - Ataque rápido do Cruzeiro. Passe de Wagner para Ramires. Chute para o gol e o goleiro Bosco pega!
SEGUNDO TEMPO
5min - Chute de Guilherme para fora! O atacante do Cruzeiro tem espaço na entrada da área. Ele tenta o chute colocado e manda para fora, com muito perigo.
10min - Tira Thiago Heleno!! Cruzamento de Zé Luis para a área. Jorge Wagner cabeceia para o chão e o zagueiro do Cruzeiro tira quando a bola ia em direção ao gol.
18min - Para fora!!! Perde Thiago Ribeiro! O atacante é lançado, aparece entre os zagueiros, avança e chuta forte. A bola tira tinta da trave de Bosco! Que perigo!
35min - GOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Escanteio cobrado por Jorge Wagner. André Dias escapa da marcação e testa para o fundo das redes!
48min - GOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Jancarlos cobra falta com perfeição e marca o Segundo do São Paulo no final da partida!
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
CRUZEIRO RECONHECE MÉRITOS
MEIA WAGNER SOFRE CONTUSÃO
VOLTA À BRIGA POR TÍTULO
MURICY MINIMIZA LIBERTADORES
ANDRÉ DIAS FALA COMO CAPITÃO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
AVALIE A RODADA DO BRASILEIRO
Precisando do resultado para seguir sonhando com o tricampeonato nacional inédito, o São Paulo começou tomando a iniciativa na partida. Os 15 primeiros minutos de jogo foram completamente tricolores, com o time da casa apertando a marcação e indo para o ataque de forma incisiva, preocupando a defesa adversária.

Nesse início, o time visitante ficava mais com os contra-ataques, sempre com muita velocidade. Apenas após os 15min da etapa inicial o time de Minas Gerais começou a ficar um pouco mais com a posse de bola e tocar com tranqüilidade, mas mesmo assim, não conseguia chutar contra o gol são-paulino.

Mas após um começo muito veloz, o confronto no estádio do Morumbi caiu de ritmo, com as duas equipes se estudando mais. Mesmo assim, o São Paulo voltou a ter o amplo domínio das jogadas, só que o Cruzeiro não deixou de atacar com perigo e velocidade, mas os avantes Guilherme e Thiago não estavam em tarde inspirada.

"Os nossos zagueiros estão em grande forma, isso facilita para o goleiro", disse Bosco, substituto de última hora de Rogério Ceni, na saída para o intervalo. "O jogo está bem corrido, estamos buscando o resultado, pois estamos em casa e precisamos dele. Temos apenas de ter tranqüilidade que o gol vai sair no segundo tempo."

Pelo lado do Cruzeiro, a reclamação antes de ir para os vestiários era em relação à qualidade dos passes do time. "Em algumas jogadas tínhamos a chance de colocar mais velocidade, mas sempre acabamos perdendo a bola. Precisamos caprichar mais nesse último passe", explicou o atacante Thiago Ribeiro.

O Cruzeiro voltou melhor para o segundo tempo e em dez minutos de etapa complementar teve mais chances de abrir o placar que em todo o primeiro tempo. Mas em seguida, o São Paulo passou a chegar com perigo ao ataque e arricar contra o goleiro Fábio, principalmente com Dagoberto e Hernanes.

A partida seguiu equilibrada, com as duas equipes criando boas chances, mas os goleiros pouco trabalhavam. O time da casa usava muito as laterais do campo, só que os centroavantes são-paulinos não conseguiram aproveitar as oportunidades. Pelo lado cruzeirense, Thiago Ribeiro e Guilherme passaram a preocupar Bosco.

Mas no final, o São Paulo conseguiu os gols que o manteve vivo na disputa do titulo nacional. Com 35min, após cobrança de escanteio de Jorge Wagner, o zagueiro André Dias subiu mais que a defesa do Cruzeiro para cabecear e marcar o gol que abriu a vitória. Já nos acréscimos, em cobrança de falta, Jancarlos deu números finais ao placar.

SÃO PAULO
Bosco; Joilson; André Dias, Rodrigo e Jorge Wagner; Zé Luis (Jancarlos), Jean, Hernanes e Hugo; André Lima (Borges) e Dagoberto
Técnico: Muricy Ramalho

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan (Gerson Magrão), Thiago Heleno, Espinoza e Marquinhos Paraná; Henrique, Fabrício, Ramires (Elicarlos) e Wagner; Guilherme e Thiago Ribeiro (Maurinho)
Técnico: Adilson Batista

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: 16 horas
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 20.688 pagantes
Renda: R$ 411.195,00
Cartões amarelos: Fabrício, Marquinhos Paraná (Cru); Dagoberto (SP)
Gol: André Dias, aos 35min, e Jancarlos, aos 48min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host