! Ipatinga domina, vence e afunda ainda mais o Vasco no Brasileiro - 28/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/09/2008 - 17h53

Ipatinga domina, vence e afunda ainda mais o Vasco no Brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
No encontro dos desesperados da rodada, o Ipatinga levou a melhor e afundou ainda mais o Vasco em uma crise que parece não ter fim. Em partida disputada neste domingo, o time mineiro foi mais eficiente e venceu a equipe cruzmaltina por 3 a 1, no Ipatingão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rodriguinho, Adeílson, de pênalti, e Pablo Escobar, marcaram para os mandantes. Edmundo diminuiu para os cariocas.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
17min - GOOOOLLLL DO IPATINGA!!! - Leandro Salino invade pela esquerda de ataque e chuta para a defesa de Tiago, que dá rebote e Rodriguinho aproveita.
32min - Leandro Salino finaliza de fora da área, mas não assusta o goleiro vascaíno.
34min - Rodriguinho bate falta na segunda trave. Adeílson desvia de cabeça e manda à esquerda do gol de Tiago.
37min - Leandro Salino ganha jogada pela lateral e coloca por elevação na área. Ferreira desvia fraco de cabeça e Tiago pega.
SEGUNDO TEMPO
3min - Luciano Mandi recebe ótimo passe de Salino. Camisa 10 pega embaixo da bola e joga por cima do travessão.
8min - GOOOLLL DO VASCO!!! - Leandro Amaral deixa Edmundo em boa condição para marcar. O atacante bate cruzado e vence o goleiro adversário.
14min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! - Adeílson bate com categoria a penalidade e desloca o goleiro Tiago.
40min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! - Pablo Escobar recebe da direita e acerta o canto esquerdo de Tiago.
ATACANTE COBRA ATENÇÃO
RENATO DIZ QUE ARRISCOU
TÉCNICO ENALTECE VONTADE
PÁGINA DO IPATINGA
PÁGINA DO VASCO
BRASILEIRO 2008
Com o resultado, o Vasco caiu uma posição e agora é o 18º, com 26 pontos. Se Portuguesa e Fluminense vencerem suas partidas contra Santos e Botafogo, respectivamente, o time da Colina será o lanterna ao final da rodada. Já o Ipatinga ganhou três posições e agora é o 17º, com 27.

Ambos voltam a campo no próximo sábado. O Cruzmaltino terá outra partida decisiva diante do Figueirense, às 18h20, em São Januário. Já a equipe de Minas Gerais receberá o São Paulo, às 16h, no Ipatingão.

Baixa qualidade técnica no primeiro tempo

As duas equipes começaram a partida de forma nervosa. Com um sistema forte de marcação de parte a parte eram esporádicas as oportunidades de gol. Porém, o Ipatinga foi extremamente eficaz e abriu o marcador logo na primeira chance que teve a seu favor.

Explorando a inatividade do lateral-direito Baiano, Rodriguinho complementou aos 17, após aproveitar rebote do goleiro Tiago, que falhou feio. Com o revés no placar, o Vasco foi para frente, mas de forma desordenada. O desespero era tamanho que não era raro ver o zagueiro vascaíno Jorge Luiz no ataque.

Apesar disso, o Vasco sequer conseguia ameaçar o gol de Fernando, que virava um "espectador de luxo" do encontro. A criatividade no meio campo era nula e a zaga vascaína cedia generosos espaços para os velozes Ferreira e Adeílson.

O último, inclusive, perdeu umas das poucas chances relevantes da primeira etapa ao cabecear à esquerda do gol defendido por Tiago, que tentava orientar seus defensores sem sucesso.

Partida melhora e Ipatinga sacramenta a vitória

Na tentativa de dar mais ânimo ao time, Renato Gaúcho sacou os estreantes e Baiano e Fernando e promoveu as entradas de Eduardo Santos e Pedrinho, respectivamente. Contudo, foi o Ipatinga que criou boas chances de marcar com Adeílson.

O "castigo" veio nos pés de Edmundo, que empatou para o Vasco, aos oito minutos. Porém, a equipe carioca teve pouco tempo para celebrar. No chão, Jorge Luiz colocou a mão na bola e a penalidade foi marcada. Adeilson deslocou Tiago e recolocou o time da casa na frente.

Depois disso, o Vasco tentou pressionar o rival, mas não teve forças para reagir e, com isso, contabilizou a sua 15ª derrota na competição nacional e afundou ainda mais na tabela de classificação. Já o Ipatinga dá sinais de que poderá permanecer na Série A. Antes do final da partida, o paraguaio naturalizado boliviano Pablo Escobar fechou o placar.


IPATINGA
Fernando, Marcio Gabriel (Gilsinho), Henrique, Gian e Rodriguinho; Augusto Recife, Leandro Salino, Xaves e Luciano Mandi (Léo Oliveira); Ferreira (Pablo Escobar) e Adeílson
Técnico: Márcio Bittencourt

VASCO
Tiago, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando (Pedrinho); Baiano (Eduardo Santos), Jonny, Alex Teixeira, Madson e Valmir (Mateus) Edmundo e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

Data: 28/09/2008 (domingo)
Local: Estádio Epaminondas Mendes Brito (Ipatingão), Minas Gerais (MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha (BA) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Rodriguinho (Ipatinga); Jorge Luiz, Fernando, Mateus (Vasco)
Gols: Rodriguinho, aos 17 minutos do primeiro tempo; Edmundo, aos 8, Adeílson, aos 14 minutos, Pablo Escobar, aos 40 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host