! Vandinho sai do banco e dá a vitória ao Fla sobre o Sport: 2 a 1 - 27/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/09/2008 - 20h25

Vandinho sai do banco e dá a vitória ao Fla sobre o Sport: 2 a 1

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Foi um verdadeiro teste para cardíaco no Maracanã. O Flamengo conseguiu uma vitória épica neste sábado, por 2 a 1, sobre o Sport, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Juan e Vandinho, este último aos 44 minutos do segundo tempo, a equipe do técnico Caio Júnior chegou aos 46 pontos e continua na quarta colocação da competição. Na continuação da rodada, neste domingo, apenas o São Paulo pode se igualar em número de pontos à equipe carioca, mas sem ameaça aos rubro-negros.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
O próximo compromisso do Flamengo será contra o Náutico, no sábado, às 18h20, nos Estádio dos Aflitos, em Recife. Já o Sport, que continua em 10º lugar com 39 pontos, viu a sua série invicta de seis partidas consecutivas acabar. Na 28ª rodada, o Leão enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, na quinta-feira.

O jogo

Quando a bola rolou a torcida do Flamengo, que compareceu em bom número ao Maracanã, não se importou com o tempo frio e tratou de enviar energias positivas para os jogadores em campo. De início, até parecia que daria resultado. O Flamengo começou fazendo pressão com bom toque de bola e tentativas de jogadas pelas laterais. No entanto, a muralha em que se transformou a defesa do Sport dificultou demais as coisas para o rápido ataque dos donos da casa.

O primeiro lance quente da partida foi do Flamengo, aos dez minutos. O zagueiro Ronaldo Angelim, que aproveitou pouco os espaços abertos pelas descidas de Juan, chegou bem pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a pequena área sem que Marcelinho Paraíba ou Josiel conseguissem tocá-la para a o gol.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
ANDRÉ MOURÃO/AGIF/AE
Flamengo encarou o Sport no Maracanã, e garantiu com Vandinho a vitória no fim
PRIMEIRO TEMPO
10min - O zagueiro Ronaldo Angelim desce pela esquerda, arrisca o chute e a bola atravessa toda a grande área do Sport sem que ninguém a empurre para o gol.
13min - Boa jogada de Enílton pela esquerda de ataque do Sport. Ele toca entre dois marcadores para Dutra, que bate forte e a bola desvia na zaga do Flamengo. Quase que o goleiro Bruno é enganado pela trajetória.
24min - Andrade cobra falta de muito longe para o Sport. Na grande área, Durval desvia e a bola passa rente à trave esquerda do goleiro Bruno.
28min - Após cobrança de falta pela esquerda, Magrão corta o cruzamento e a bola sobra para Marcelinho Paraíba. Ele chuta e Fábio Luciano desvia. Porém, mesmo caído, o goleiro do Sport salva o gol do Flamengo.
SEGUNDO TEMPO
9min GOOOLLL DO SPORT!!!! - Carlinhos Bala cobra escanteio pela direita e o goleiro Bruno sai mal do gol. A bola sobra para Roger, que só tem o trabalho de empurrar para marcar .
17min - Marcelinho Paraíba ganha na dividida do goleiro do Sport e a bola sobra para Sambueza. O argentino tenta cruzar, mas erra e não enxerga Obina e Marcelinho bem colocados.
36min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!!! - Juan tabela com Vandinho, penetra na área, ganha a dividida e toca na saída do goleiro Magrão .
44min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!!! - Após jogada rápida em cobrança de escanteio pela direita, Marcelinho Paraíba cruza na cabeça de Vandinho, que vira para o Flamengo.
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO SPORT
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
Mas mesmo com a força da torcida, o Flamengo logo viu que bater o atual campeão da Copa do Brasil não era tarefa fácil. Além de bem postado na defesa e de abusar das faltas no início da partida, o Sport segurou Carlinhos Bala na ala-direita até os 30 minutos do primeiro tempo, o que causou dificuldades para o lateral Juan. Percebendo o problema, Marcelinho Paraíba cresceu em campo quando passou a atuar mais recuado na criação das jogadas.

Porém, o Sport levou perigo aos 24 minutos depois de ter rondado sem muita objetividade a defesa do Flamengo. Andrade, de muito longe, cobrou uma falta. O zagueiro Durval, que estava dentro da grande área, escorou a bola e ela saiu rente à trave direita do goleiro Bruno. A zaga carioca parou pedindo impedimento, mas o árbitro prossegue com a jogada.

Quatro minutos depois o goleiro Magrão operou um verdadeiro milagre. Juan cobrou falta pela esquerda, o camisa 1 do Sport cortou o cruzamento, e no rebote, Marcelinho Paraíba chutou para o gol. Mesmo caído, Magrão conseguiu dar um tapinha salvador e a bola sobrou para a zaga pernambucana. A torcida do Flamengo, que terminou o primeiro tempo insatisfeita com a atuação da equipe, ainda reclamou de um possível pênalti sobre Juan pela esquerda, jogada que foi interpretada como falta fora da área pela arbitragem.

Virada histórica

Por causa da forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro durante toda a partida, o técnico Caio Júnior resolveu trocar Josiel por Obina. O objetivo foi o de se aproveitar da força física do jogador. E deu resultado: com menos de cinco minutos da etapa final a equipe carioca conseguiu criar duas oportunidades claras. A primeira aconteceu por intermédio de Obina, que por muito pouco não antecipou um cruzamento de Kleberson pela direita. Logo em seguida, Juan cruzou rasteiro, o xodó rubro-negro tentou de carrinho e a bola sobrou para Marcelinho Paraíba, que chutou para a zaga do Sport. A jogada fez com que o ténico Caio Júnior levasse às mãos à cabeça.

A pressão foi tanta que até os sete minutos do segundo tempo o Sport nada criou. O Flamengo ainda perdeu o jovem Everton, substituído por Sambueza após sentir um problema muscular. Mas, em uma verdadeira ducha de água fria, o Leão conseguiu calar o Maracanã. Carlinhos Bala cobrou escanteio pela direita, o goleiro Bruno saiu completamente perdido e o atacante Roger só teve o trabalho de empurrar para colocar os pernambucanos na frente.

Pronto, foi o suficiente para o apoio da arquibancada se transformar em vaias e impaciência. As críticas passaram a ser constantes e pioraram quando o técnico Caio Júnior, aos 29, resolveu trocar o apoiador Ibson pelo atacante Vandinho. A torcida não poupou o comandante e passou a hostilizá-lo com os gritos de "burro". Além disso, Ibson deixou o campo cabisbaixo e visivelmente irritado.

No entanto, depois de 438 minutos sem sofrer um gol, o camisa 1 do Sport foi vencido. Sob uma verdadeira cortina de água, o lateral-esquerdo Juan tabelou com Vandinho, entrou na área, escapou de um pênalti e tocou por entre as pernas de Magrão. Mas estava reservado para o final a maior emoção da partida. Aos 44 minutos, Léo Moura cobrou um escanteio rápido para Marcelinho Paraíba, que cruzou na primeira trave. Como um raio, Vandinho acertou uma bela cabeçada e sacramentou a vitória do Flamengo. No final da partida, o atacante saiu de campo como queria: herói.


FLAMENGO X SPORT:

FLAMENGO: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Kleberson, Ibson (Vandinho), Everton (Sambueza) e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel (Obina)
Técnico: Caio Júnior

SPORT: Magrão, Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Júnior Maranhão, Andrade, Kássio (Fábio Gomes) e Dutra; Enílton (Luciano Henrique) e Roger (Fumagalli)
Técnico: Nelsinho Baptista

Data: 27/09/2008 (Sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Eustáquio Santiago (MG) e Wenderson Mozzer (MG)
Cartões amarelos: Durval, Kássio, Andrade, Júnior Maranhão, Carlinhos Bala e Luciano Henrique (SPORT); Sambueza (FLA)
Público: 40.812 torcedores
Renda: R$ 677.363,00
Gols: Roger (SPORT), aos 9 minutos; Juan (FLA), aos 36, e Vandinho, aos 44 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host