! "Diferença" ajuda Mancini a voltar à seleção após quatro anos - 25/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/09/2008 - 15h58

"Diferença" ajuda Mancini a voltar à seleção após quatro anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
11 de julho de 2004. Esta foi a última vez que Mancini entrava em campo com a seleção brasileira. Quatro anos após a partida sobre a Costa Rica pela Copa América, o jogador voltou a ser convocado para integrar o selecionado.

Carlos Barria/Reuters
Mancini (número 2) festeja gol contra Costa Rica em sua última partida pela seleção
DUNGA PROMOVE VOLTA DE KAKÁ
FORA, RONALDINHO É ELOGIADO
VEJA PERFIL DOS CONVOCADOS
VOCÊ CONCORDA COM DUNGA?
KFOURI ANALISA A LISTA
Ele foi chamado pelo técnico Dunga nesta quinta-feira para as partidas contra Venezuela e Colômbia, em 12 e 15 de outubro, respectivamente, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010.

A grande surpresa da seleção foi destaque da Roma nas últimas três temporadas, sendo contratado pela Internazionale neste ano. O jogador vem atuando como um dos atacantes da equipe, e pode também ajudar na marcação no meio-campo.

É a primeira vez que Mancini é chamado para este atuar do meio para a frente, pois nas passagens anteriores pela seleção ele era chamado para atuar na lateral-direita, posição em que despontou no cenário nacional pelo Atlético-MG.

E justamente por esta característica que o meia foi lembrado por Dunga. "O Mancini é um jogador agudo, de força, de velocidade, enfrenta os adversários, gosto de jogador que atua pelas laterais e ele tem estas características. Ele tem uma característica diferente dos jogadores que temos", destacou.

A chance inédita no setor que atua no futebol italiano há seis anos agradou bastante o novo convocado. "É um momento maravilhoso da minha vida e na minha atual posição, como atacante, posição que exerço na Itália. Espero ajudar a seleção da melhor forma e se puder atuar no meio, melhor ainda", afirmou Mancini à emissora "Sportv".

Na última vez que foi chamado, o agora meia foi convocado para a lateral direita, atuou nos dois primeiros jogos da Copa América (vitórias contra Chile e Costa Rica), mas não agradou e perdeu a posição para Maicon, hoje seu companheiro na Internazionale e agora na seleção, sendo descartado nas convocações seguintes pelo então técnico Carlos Alberto Parreira.

Em seu retorno, Mancini encontrará um Brasil bem diferente daquele que defendeu em 2004. Do grupo campeão na Copa América, apenas cinco jogadores estão na lista divulgada por Dunga nesta quinta-feira. São o goleiro Júlio César, o lateral Maicon, o zagueiro Juan, o meia Júlio Baptista e o atacante Luís Fabiano.

O grupo de 2004 contava com nomes como o goleiro Fábio (hoje no Cruzeiro), os zagueiros Cris e Bordon, o lateral-esquerdo Gustavo Nery, os volantes Kléberson e Dudu Cearense, os meias Edu (ex-Corinthians) e Felipe (ex-Vasco e Flamengo), e o atacante Ricardo Oliveira.

Hospedagem: UOL Host