! Na festa de Marcos, Palmeiras bate Vasco e fica a um ponto do topo - 21/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/09/2008 - 20h04

Na festa de Marcos, Palmeiras bate Vasco e fica a um ponto do topo

Carlos Padeiro
Em São Paulo
No dia em que o goleiro Marcos completou 400 jogos pelo Palmeiras e foi homenageado no estádio do Parque Antarctica, a equipe alviverde venceu o Vasco da Gama por 2 a 0, gols de Diego Souza e Alex Mineiro, e encostou de vez no líder Grêmio.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Com a vitória, a 11ª em casa na atual edição do Campeonato Brasileiro, o clube paulista chega a 49 pontos e diminui de três para um ponto a distância ao rival gaúcho, que empatou com o Atlético-PR por 0 a 0 fora de casa.

Já o clube cruzmaltino, que teve a estréia do técnico Renato Gaúcho, segue na zona de rebaixamento: é o 17º colocado, com 26 pontos.

"Essa marca foi conquistada com muito sacrifício da minha parte. Festa gera responsabilidade. Já pensou tomar um frango, o time perder... Mas o time foi bem, uma noite perfeita porque encostamos no Grêmio, e todo mundo sai satisfeito", declarou Marcos.

Antes do jogo, o capitão palmeirense recebeu uma placa do ex-goleiro Velloso, a quem considera um ídolo. Velloso disputou 455 partidas com a camisa alviverde e foi colega de Marcos no início de carreira do pentacampeão mundial.

O jogo

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Marcos recebeu homenagem pelo jogo de número 400 no Palmeiras
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Diego Souza marca seu sexto gol no Brasileiro e ajuda na festa de Marcos
PRIMEIRO TEMPO
2min - Diego Souza recebe lançamento de Sandro Silva, ganha da zaga, invade a área e chuta pra fora, na saída de Rafael
7min - Mais uma vez Sandro Silva coloca um companheiro na cara do gol. Dessa vez Kléber chuta em cima de Rafael
20min - Pelo lado esquerdo do ataque, Léo Lima cobra falta direto para o gol, a bola faz uma curva e Rafael manda para escanteio
26min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Diego Souza recebe belo passe de Léo Lima e, sozinho na área, bate colocado, no ângulo esquerdo do gol de Rafael
SEGUNDO TEMPO
3min - Após cruzamento de Edmundo pelo lado direito do ataque, Eduardo Luiz cabeceia e Marcos espalma
6min - Madson avança pelo lado esquerdo do ataque e arrisca o chute. A bola passa com perigo, por cima do gol de Marcos
18min - Edmundo faz bela jogada e deixa Leandro Amaral na cara de Marcos, mas o vascaíno chuta pra fora
25min - Madson cobra falta com perigo, e Marcos soca a bola pra fora da área
41min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Leandro recebe pela esquerda e cruza; Alex Mineiro aparece na área e desvia com o pé para as redes
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
MAIS NOTÍCIAS DO VASCO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Nos minutos iniciais, o time paulista já deu o tom de como seria a partida. Em menos de dez minutos, o volante Sandro Silva deixou Diego Souza e Kléber na cara do gol, porém ambos pecaram na finalização.

Acuado, a equipe carioca tentou responder com chutes de fora da área e cruzamentos na área. Sem qualidade para criar no ataque, exigiu pouco de Marcos.

Aos 26min, Léo Lima dominou na intermediária e, enquanto a defesa do Vasco saía da área, tocou para Diego Souza que, em condição legal, bateu colocado, no ângulo esquerdo do gol de Rafael.

Na seqüência, os donos da casa diminuíram o pouco o ritmo e administraram a vantagem até o final da primeira etapa.

"Não demos quase chances para Vasco aqui atrás e tivemos chances para fazer mais", opinou o capitão palmeirense Marcos, na saída para o intervalo.

"Ainda temos alguns problemas. O Renato [Gaúcho] ainda não conseguiu implantar seu trabalho, e a gente peca na hora de levar a bola ao ataque", observou o centroavante Leandro Amaral, do outro lado.

O comentário do camisa 11 vascaíno teve efeito. O clube carioca voltou melhor para a etapa final e passou a ter o domínio do jogo, enquanto o paulista recuou.

Entretanto, a equipe de São Januário parou nas mãos de Marcos, que realizou duas boas defesas e completou seu dia de congratulações.

Aos 30min, André deu um carrinho em Kléber, e o árbitro Evandro Rogério Roman o expulsou direto, sem cartão amarelo, para desespero de Renato Gaúcho.

Com um a mais em campo, o Palmeiras voltou a atacar o adversário. Aos 39min, Leandro cruzou da esquerda, e Alex Mineiro apareceu na área para desviar com o pé e marcar o seu 16º gol no Nacional. Ele é o vice-artilheiro da competição, atrás do santista Kléber Pereira, que balançou as redes 18 vezes.

PALMEIRAS 2 X 0 VASCO

PALMEIRAS
Marcos; Gladstone, Maurício e Martinez; Élder Granja (Jumar), Sandro Silva, Léo Lima (Pierre), Diego Souza (Evandro) e Leandro; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO
Rafael; André, Eduardo Luiz e Vilson; Marquinho (Pedrinho), Victor (Abubakar), Johnny, Alex Teixeira e Madson; Edmundo e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Cartões amarelos: Sandro Silva (P), Jumar (P); Victor (V), Pedrinho (V)
Cartão vermelho: André (V)
Gols: Diego Souza, aos 26min do primeiro tempo; Alex Mineiro, aos 39min do segundo tempo
Público: 22.944
Renda: R$ 625.047,50

Hospedagem: UOL Host