! São Paulo finda série do Sport, mas segue fora do G-4 - 21/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/09/2008 - 18h01

São Paulo finda série do Sport, mas segue fora do G-4

Da UOL Esporte
Em São Paulo
O São Paulo interrompeu o rendimento perfeito do Sport contra clubes paulistas nesta temporada, mas teve pouco o que comemorar. Com um empate por 0 a 0 na Ilha do Retiro, o time dirigido por Muricy Ramalho continuou alijado da zona de classificação para a Copa Libertadores da próxima temporada.

Atual bicampeão nacional, o São Paulo disputou todas as edições da Libertadores desde 2004. Por conta dessa regularidade, o goleiro e capitão Rogério Ceni chegou a dizer que a possibilidade de a equipe não se classificar para a competição da próxima temporada seria um desastre.

Neste domingo, o desastre ficou mais próximo de acontecer. Com o empate, o São Paulo chegou a 43 pontos e chegou a assumir momentaneamente a quarta posição. No entanto, a equipe de Muricy Ramalho foi ultrapassada posteriormente pelo Flamengo, que igualou sua pontuação e tem uma vitória a mais.

Assim, o São Paulo ratificou um histórico de distanciamento da zona que dá vaga à Libertadores nesta temporada. Quinto colocado, o time do Morumbi esteve na faixa de classificação para a competição sul-americana apenas nas três últimas rodadas do primeiro turno.

A lista de razões para a frustração são-paulina neste domingo ainda conta com uma redução da possibilidade de o time tricolor conquistar sua terceira taça seguida no Campeonato Brasileiro. O líder Grêmio empatou com o Atlético-PR fora de casa e ofereceu uma possibilidade para a equipe de Muricy encostar, mas o resultado diante do Sport manteve uma diferença de sete pontos entre os clubes.

"Nós perdemos dois pontos", analisou o volante Hernanes em entrevista coletiva. "Sabíamos que seria um jogo muito complicado, e tivemos um comportamento muito bom. Equilibramos as ações com o Sport, criamos alternativas e não conseguimos vencer. Jogar aqui é muito complicado", completou o meia Hugo.

O único alento para o São Paulo neste domingo é que o time tricolor interrompeu um retrospecto amplamente favorável ao Sport contra clubes paulistas na Ilha do Retiro. O time pernambucano ostentava 100% de aproveitamento contra rivais oriundos de São Paulo em 2008 (duas vitórias sobre o Palmeiras, uma contra o Corinthians e uma diante da Portuguesa).

Esses resultados e a campanha do Sport na Copa do Brasil deram ao time rubro-negro um status de ameaça aos paulistas. Na competição nacional, os pernambucanos eliminaram o Palmeiras nas oitavas-de-final e conquistaram o título sobre o Corinthians.

"O São Paulo é um grande time, e jogar contra eles é sempre muito complicado. Fizemos uma partida equilibrada, mas as duas equipes se preocuparam muito com a marcação e faltou espaço para criarmos qualquer coisa hoje [domingo]", admitiu o atacante Carlinhos Bala, que atuou improvisado como ala pela direita.

O desfecho do rendimento perfeito contra paulistas interrompeu uma seqüência positiva do Sport, que vinha embalado por vitórias sobre Palmeiras (3 a 0 no Parque Antarctica) e Figueirense (5 a 0 na Ilha do Retiro). Invicto há seis rodadas, o time rubro-negro chegou a 39 pontos e caiu para a décima colocação do Brasileiro.

A queda do Sport na tabela só não foi mais contundente porque a defesa pernambucana confirmou neste domingo uma fase extremamente positiva. O time dirigido por Nelsinho Batista não sofre um gol sequer há 366 minutos.

SPORT
Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Andrade (Sandro Goiano), Júnior Maranhão, Kássio (Luciano Henrique) e Dutra; Enilton (Ciro) e Wilson
Técnico: Nelsinho Batista

SÃO PAULO
Rogério Ceni; André Dias, Rodrigo e Miranda; Zé Luis, Hernanes, Hugo, Joílson e Jorge Wagner; Dagoberto (Richarlyson) e André Lima (Éder Luís)
Técnico: Muricy Ramalho

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Djalma Beltrame (DF)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (RN) e Hilton Moutinho Rodigues (RJ)
Cartões Amarelos: Dagoberto (SP), Junior Maranhão (SPO), César (SPO), Rodrigo (SP), Andrade (SPO), Miranda (SP)

Hospedagem: UOL Host