! Em jogo com duas viradas, Coritiba bate o Flu no Maracanã - 20/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/09/2008 - 20h14

Em jogo com duas viradas, Coritiba bate o Flu no Maracanã

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O jogo foi emocionante, teve duas viradas de placar e muitas chances de gol. Mas ao fim brilhou a estrela de Keirrison, que marcou duas vezes e assegurou a vitória do Coritiba por 3 a 2 sobre o Fluminense, neste sábado, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Carlinhos Paraíba anotou o primeiro do Coxa, enquanto Washington (dois) marcou para os donos da casa.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Com o resultado, o Tricolor segue com 25 pontos e na modesta 18ª colocação. Em contrapartida, os paranaenses, com 40, se mantiveram em oitavo e se aproximaram consideravelmente do G-4, grupo das equipes que estariam classificadas para a Copa Libertadores-2009.

Os times voltam a campo no próximo fim de semana, ambos no domingo e com clássicos pela frente. Às 16h, o Coritiba recebe o Atlético-PR, no Couto Pereira, e às 18h10 o Flu encara o Botafogo, no Engenhão.

Com pensamento de vitória, as duas equipes começaram o jogo a mil por hora. Com dois minutos, a torcida tricolor viu Alê balançar a rede pelo lado de fora. Que susto. No minuto seguinte, o troco. Washington recebeu livre, driblou o goleiro Vanderlei, foi tocado, e caiu na área pedindo pênalti. Mas o árbitro Jailson Macedo Freitas não entendeu assim e ainda deu cartão amarelo ao camisa 9.

Pouco depois, o avante teve nova chance, mas matou errado e acabou indo parar no chão, em lance bisonho. No contra-ataque, o Coritiba não perdoou. Após confusão na área, Carlinhos Paraíba emendou bonito, de canhota, e abriu o placar em grande estilo. Não demorou muito para os anfitriões responderem. Mais uma vez Washington teve em seus pés a chance do gol, só que fez feio e chutou em cima de Vanderlei.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOOLLLL DO CORITIBA!!! Marlos cruza rasteiro da direita e a bola chega em Keirrison. O atacante chuta, a bola bate em Thiago Silva e, na sobra, Carlinhos Paraíba emenda para as redes.
17min - Washington recebe longo lançamento de Ciel e na frente de Vanderlei, chuta no peito do goleiro.
31min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Washington recebe lançamento preciso de Eduardo Ratinho, domina e toca por cima de Vanderlei.
45min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Ciel cobra escanteio pela esquerda e a bola chega em Maurício, que escora para Washington marcar seu segundo gol na partida.
SEGUNDO TEMPO
7min - Rodrigo Heffner recebe passe curto em uma cobrança de falta na entrada da área Tricolor e chuta. A bola explode no travessão.
12min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Após cruzamento no lado direito, Keirrison finaliza e acerta a trave. No rebote, ele mesmo empurra para as redes.
27min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Tartá dá um "presente" para Keirrison, que domina e toca na saída de Fernando Henrique.
35min - Ciel cobra falta na entrada da área do Coritiba, pelo lado esquerdo, e Vanderlei faz boa defesa.
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO CORITIBA
BRASILEIRO 2008
Nas arquibancadas, o apoio se transformou em vaia. Impaciente, a torcida não perdoava qualquer erro e, com isso, as pernas dos tricolores em campo pareciam pesar. Na contramão, o Coxa trocava passes e aguardava a abertura dos espaços.

Aos poucos, porém, a pressão foi cessando, o Fluminense se acalmando e tomando as rédeas. Embora conseguisse encaixar algumas boas jogadas, o Coritiba não era mais o mesmo e via os donos da casa crescerem. E o preço pela queda de rendimento foi alto. Aos 31, Eduardo Ratinho lançou Washington, que dominou e, cheio de estilo, encobriu o goleiro Vanderlei. Era a redenção do artilheiro. E tinha mais.

Aos 45, Eduardo Ratinho cruzou sem direção. A bola ia saindo pela linha de fundo, mas o goleiro Vanderlei, que apenas a acompanhava, deu um leve toque, sem intenção. O suficiente para o árbitro assinalar o mortal escanteio cobrado por Ciel e concluído com Washington fuzilando o gol alviverde. Ao apito final, virada decretada, ao menos parcialmente.

Na volta do intervalo, o semblante dos paranaenses era a melhor prova de que as broncas no vestiário não tinham sido nada leves. Coincidência ou não, o Coritiba iniciou a segunda etapa com "faca entre os dentes" e imprimindo um forte ritmo. Em um dos primeiros lances, Heffner acertou o travessão em cobrança de falta. Mas aos 12 não teve jeito. Após falha da zaga do Flu, Keirrison tentou duas vezes antes de deixar tudo igual no marcador. Recompensa pelo futebol ousado, e punição justa ao conformismo tricolor.

Com o golpe sofrido, o Tricolor voltou para o jogo e assustou com Carlinhos e depois Junior César. Mas aos 27, Tartá jogou um balde de água fria em seus próprios companheiros. De forma inexplicável, o meia recuou fraco a bola, dando um belo "presente" a Keirrison. O atacante não perdoou a bobeira, avançou livre e tocou na saída de Fernando Henrique: 3 a 2.


FLUMINENSE:
Fernando Henrique; Eduardo Ratinho (Carlinhos), Thiago Silva, Luiz Alberto (Edcarlos) e Junior Cesar; Wellington Monteiro, Maurício (Somália), Arouca e Tartá; Ciel e Washington.
Técnico: Cuca

CORITIBA:
Vanderlei; Maurício, Thiago Bernardi e Rodrigo Mancha; Rodrigo Heffner, Alê, Carlinhos Paraíba (Felipe), João Henrique (Leandro Donizete) e Ricardinho; Marlos (Ariel) e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior.

Data: 20/09/2008 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas(BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira(BA).
Cartões amarelos: Washington, Carlinhos, Ciel e Junior Cesar (FLU); Alê e Thiago Bernardi (COR)
Gols: Carlinhos Paraíba, aos 10 minutos, Washington, aos 31 e aos 45 minutos do primeiro tempo; Keirrison, aos 12 e 27 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host