! Santos ratifica reação, bate Fluminense e deixa descenso - 14/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

14/09/2008 - 20h08

Santos ratifica reação, bate Fluminense e deixa descenso

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Santos e Fluminense fizeram um duelo cheio de coincidências neste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes tinham comandantes que se conheciam bem, ensaiavam reações na competição nacional e dividiam a ameaça de rebaixamento à segunda divisão. A diferença é que os donos da casa tinham Kléber Pereira, que ratificou a artilharia do certame, abriu caminho para um triunfo por 2 a 1 e tirou o time alvinegro da zona de descenso.

ASSISTA AOS GOLS DO CONFRONTO
Kléber Pereira marcou aos 46min do primeiro tempo, em jogada individual. Mas já havia criado outras chances no primeiro tempo, que teve domínio do Santos na Vila Belmiro. "Esse era um jogo fundamental para nós. Conversamos muito sobre isso e não demos espaços para o Fluminense criar. Essa atenção foi muito importante", analisou o camisa 9, que chegou a 18 gols no Campeonato Brasileiro, em entrevista coletiva.

O Fluminense ainda reagiu na etapa final, quando Somália entrou no lugar do zagueiro Roger. A modificação tornou o time carioca mais ofensivo e lhe ofereceu o controle da partida, enquanto o Santos se restringiu aos contragolpes.

Foi exatamente um contra-ataque que iniciou a jogada do segundo gol do Santos. Thiago Silva quase marcou gol contra aos 34min e jogou a bola pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Pará colocou na cabeça de Bida, que marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

PRINCIPAIS LANCES
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Kléber Pereira fez o gol que abriu caminho para a vitória do Santos e ratificou artilharia
PRIMEIRO TEMPO
6min - O Fluminense chega. Roger faz bom cruzamento para Maicon que, livre, não acerta a cabeçada.
14min - Depois de corte mal feito de Roger, Kléber Pereira, livre na entrada da área, prefere chutar de primeira e pega errado. A bola vai longe do gol, à direita de Diego.
23min - Kléber Pereira, na lateral do campo, domina, vê Diego adiantado e chuta de primeira. O goleiro do Fluminense volta desesperado para o gol e a bola tira tinta do travessão.
32min - Boa jogada de Rodrigo Souto. Ele cruza na medida para Kléber Pereira cabecear, mas Diego espalma para fora no meio do gol.
44min - Everton Santos recebe lançamento no lado direito do ataque do Fluminense, bate cruzado e exige defesa complicada de Douglas. A melhor chance do time carioca!
46min - GOOOLLL DO SANTOS!!! KLÉBER PEREIRA!!! Centroavante recebe passe rasteiro de frente para o gol, dribla Roger para a direita e chuta no canto direito baixo de Diego.
SEGUNDO TEMPO
5min - Com Somália no lugar de Roger, Fluminense volta superior ao Santos e pressiona os donos da casa.
8min - Thiago Silva faz a terceira finalização em três minutos, mas a defesa desvia as duas primeiras e a última vai para fora.
17min - Arouca aproveita sobra na entrada da área e bate com força, mas Douglas pega em seu canto esquerdo baixo.
31min - Salva Diego! Na linda troca de passes de Kléber Pereira e Pará, Thiago Silva desvia para o próprio gol e o goleiro do Fluminense salva no reflexo.
32min - GOOOLLL DO SANTOS!!! BIDA!!! Pará cobra escanteio da esquerda e o meio-campista sobe com liberdade para marcar de cabeça.
45min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! ROMEU!!! Romeu recebe passe de David na direita, corta um marcador para o meio e chuta de esquerda. A bola desvia em Roberto Brum e engana o goleiro Douglas.
IMAGENS DA 25ª RODADA
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
"Nós nos fechamos um pouco mais no segundo tempo para tentar aproveitar os contra-ataques. Mas sempre que tivemos chances de ir à frente, criamos chances que assustaram o Fluminense. Mostramos qualidade", argumentou o goleiro alvinegro Douglas.

Em situação confortável, o Santos se retraiu ainda mais depois do segundo gol. E permitiu uma reação do Fluminense, que dominou o fim da partida e descontou com gol de Romeu, em chute desviado por Roberto Brum, aos 45min do período complementar.

Com o triunfo deste domingo, o Santos chegou a 29 pontos no Campeonato Brasileiro. Assim, o time alvinegro deixou a zona de rebaixamento e saltou à 13ª posição, perto da faixa de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana - o Atlético-MG, último integrante dessa faixa, tem 30 pontos.

O resultado ainda ratificou um momento de ascensão do Santos. O time alvinegro ostenta seis jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, com três vitórias e três empates. O último revés aconteceu no dia 10 de agosto, em Recife, na estréia do técnico Márcio Fernandes (1 a 0 para o Náutico).

Antes de apostar em Márcio Fernandes, o Santos era dirigido justamente por Cuca, que atualmente está à frente do Fluminense. O treinador ainda não havia sofrido nenhum revés no clube carioca e iniciava uma reação no Campeonato Brasileiro. Agora, acumula duas vitórias, três empates e uma derrota em seis jogos no clube.

"O jogo contra o Santos era muito importante para nós, e nós tentamos passar pela marcação deles. Infelizmente, tivemos uma falta de atenção no fim do primeiro tempo e eles marcaram um gol. Isso dificultou muito as coisas", analisou o zagueiro Thiago Silva.

O placar negativo deste domingo afunda o Fluminense na zona de descenso. O time tricolor, que só esteve ausente dessa faixa da tabela em quatro rodadas até o momento, tem 25 pontos e amarga a 18ª posição.

"A situação é complicada, sim, mas nós estamos trabalhando para melhorar. Buscamos a vitória hoje [domingo] e trabalhamos bem, principalmente no fim do jogo. Mas não tivemos felicidade nas finalizações e o Santos saiu com a vitória", lamentou o centroavante Somália.

SANTOS
Douglas; Wendel, Fabiano Eller, Domingos e Kléber; Roberto Brum, Rodrigo Souto, Bida (Fábio Santos) e Molina (Pará); Cuevas e Kléber Pereira (Carleto)
Técnico: Márcio Fernandes

FLUMINENSE
Diego; Luiz Alberto, Thiago Silva e Roger (Somália); Arouca, Romeu, Maurício (David), Conca e Júnior Cesar; Maicon e Everton Santos (Tartá)
Técnico: Cuca

Local: estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Carlos Eugenio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e José Javel Silveira (ambos do RS)
Público: 11.085 pagantes
Renda: R$ 93.489,00
Cartões amarelos: Conca (F), Domingos (S), Carletto (S), Douglas (S)
Gols: Kléber Pereira, aos 46min do primeiro tempo; Bida, aos 34min; Romeu, aos 45min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host