! Palmeiras vence o Cruzeiro, em BH, e se aproxima do líder Grêmio - 14/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

14/09/2008 - 17h56

Palmeiras vence o Cruzeiro, em BH, e se aproxima do líder Grêmio

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Apesar de atuar sem sua dupla titular de ataque - Alex Mineiro e Kléber -, que juntos marcaram 19 gols no Brasileiro, o Palmeiras conseguiu uma importante vitória sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Mineirão, assumindo a vice-liderança da competição. Além de superar o seu adversário, na tabela de classificação, a equipe palmeirense reduziu para apenas três pontos a sua diferença em relação ao líder Grêmio.

Cruzeiro e Palmeiras entraram no gramado do Mineirão, que recebeu um grande público, com a responsabilidade aumentada em função do tropeço do Grêmio, na véspera. A derrota do tricolor gaúcho, de virada, no Estádio Olímpico, por 2 a 1, para o Goiás, era a oportunidade que esperavam os dois clubes que um dia foram chamados Palestra.

Com o triunfo sobre o Cruzeiro, o Palmeiras passou a 46 pontos, três a mais que o time mineiro e três a menos que o Grêmio, esquentando a disputa pelo título brasileiro deste ano. Como vice e líder ainda se enfrentarão a vitória palmeirense sobre outro postulante a ser campeão ganha relevância ainda maior.

Os dois clubes vinham de resultados diferentes na rodada anterior. O Cruzeiro venceu o Vasco, em São Januário, por 3 a 1, enquanto o Palmeiras tinha sido surpreendido pelo Sport Recife, em São Paulo, sendo derrotado por 3 a 0.

Para o Cruzeiro, a derrota em casa, neste domingo, a segunda em todo o Brasileiro jogando no Mineirão, pode custar até mesmo a terceira colocação. O time de Adilson Batista poderá ser superado pelo Botafogo, que recebe o Internacional, na noite deste domingo, no Engenhão, que chegará a 45 pontos, se vencer a partida.

Cruzeiro e Palmeiras entraram sem titulares importantes. Se Vanderlei Luxemburgo não pôde contar com Alex Mineiro e Kléber, suspensos, além do zagueiro Jeci, contundido e que só deve voltar a jogar ano que vem, Adilson Batista também teve desfalques: Guilherme, artilheiro da equipe no Brasileiro, com 13 gols, e o zagueiro Thiago Heleno. Em compensação, Ramires, que era dúvida médica, jogou e o zagueiro Espinoza voltou à zaga. Thiago Ribeiro, ex-São Paulo, fez a sua estréia no ataque.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Pedro Vilela/AE
Como atacante, Diego Souza marcou o único gol da partida no Mineirão
PRIMEIRO TEMPO
30min - Élder Granja apareceu bem no apoio pela direita e cruzou na medida para Lenny, que tocou para fora e desperdiçou grande chance.
33min Jajá recebeu bom passe na direita do ataque celeste, levou a bola para o meio e arriscou um chute forte, de esquerda, obrigando Marcos a boa defesa.
42min GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Diego Souza recebeu lançamento na área do Cruzeiro, em posição legal, matou no peito e chutou firme para abrir o marcador.
45min Wagner recebeu passe de Ramires, ficou na cara do goleiro Marcos, mas bateu mal, de pé direito, desperdiçando a chance do empate.
SEGUNDO TEMPO
10min - Wagner cobrou falta do lado direito do ataque celeste e o estreante Thiago Ribeiro desviou de cabeça, colocando a bola para fora, mas com muito perigo.
12min Thiago Ribeiro serviu bem ao zagueiro Thiago Martinelli, que tocou para o gol, mas Léo Lima conseguiu salvar.
25min - Jajá evita a saída de bola pela direita e bate cruzado. O goleiro Marcos defende parcialmente, e nenhum jogador celeste consegue aproveitar o rebote.
37min Contra-ataque veloz do Palmeiras. A bola chega ao lateral-esquerdo Leandro Silva, que finaliza, mas o goleiro Fábio faz a defesa.
FOTOS DA RODADA DO BRASILEIRÃO
PALMEIRAS FARÁ FRENTE AO LÍDER?
JUCA KFOURI COMENTA A 25ª RODADA
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
TABELA DO BRASILEIRÃO
O time palmeirense conseguiu o seu gol ainda na etapa inicial, por meio de Diego Souza, e teve suportar a pressão do Cruzeiro, atuando com um jogador a menos, por mais de 30 minutos na etapa final, sem contar com o apoio de um grande número de torcedores celestes.

O primeiro tempo começou muito truncado, com as duas equipes marcando forte e recorrendo às faltas para segurar o adversário. Além disso, ficava nítido, no começo de partida, que os dois times se respeitavam em excesso. Apesar do estreante Thiago Ribeiro, o substituto de Guilherme, ter arriscado um chute de longe com 15 segundos, o primeiro tempo custou a ter emoção.

Os principais lances de gols aconteceram a partir dos 30 minutos, quando as duas equipes se soltaram um pouco mais, obrigando os goleiros Fábio e Marcos a trabalharem um pouco mais. E o Palmeiras se saiu melhor, na fase inicial, quando marcou o seu gol, por meio de Diego Souza, que atuou um pouco mais avançado, ao lado de Lenny, aos 42min. Wagner, aos 45min, desperdiçou a chance de obter o empate ainda no segundo tempo.

Cruzeiro e Palmeiras voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações da etapa anterior. Apesar de Lenny ter afirmado, em entrevista, no intervalo, que vitória por 1 a 0 para o Palmeiras, nas circunstâncias desse jogo, era goleada, foi o time visitante que voltou atacando mais.

Aos poucos, no entanto, o Cruzeiro conseguiu assumir o controle da partida e levou perigo ao gol defendido por Marcos. A partir dos 14 minutos, o time da casa passou a jogar com um homem a mais, já que Lenny foi expulso, depois de levar o segundo amarelo. Isso fez com que o Palmeiras, que já estava cauteloso, recuasse ainda mais.

A equipe cruzeirense, ao contrário, partiu definitivamente para a pressão, empurrada pela torcida, que fazia muito barulho. Na tentativa de tornar o time ainda mais ofensivo, Adilson Batista tirou o lateral-direito Jonathan e colocou o meia Camilo. O Palmeiras, bem fechado, tentava cadenciar o jogo para reduzir o ímpeto do adversário e conseguiu segurar a vitória..

O Cruzeiro tentará a reabilitação fora de casa, em Florianópolis, no próximo domingo, às 16h, contra o Figueirense, que foi goleado pelo Sport, em Recife. Já o Palmeiras recebe, no mesmo dia e horário, o Vasco, no Parque Antarctica, em São Paulo, sonhando em alcançar o Grêmio, que visita o Atlético-PR.

Cruzeiro
Fábio, Jonathan (Camilo), Espinoza, Thiago Martinelli e Fernandinho (Wanderley); Fabrício, Henrique, Ramires e Wagner; Jajá (Gérson Magrão) e Thiago Ribeiro
Técnico: Adilson Batista

Palmeiras
Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Élder Granja, Sandro Silva, Léo Lima (Jumar), Diego Souza (Thiago Cunha), Evandro (Gladstone) e Leandro; Lenny
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Data: 14/9/2008 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Gustavo, Maurício, Lenny, Martinez (Palmeiras); Fabrício, Jajá (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Lenny (Palmeiras)
Gol: Diego Souza, aos 42min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host