! São Paulo vence confronto direto com Fla e mira volta ao G-4 - 14/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

14/09/2008 - 17h54

São Paulo vence confronto direto com Fla e mira volta ao G-4

Thales Calipo
Em São Paulo
No início da rodada, São Paulo e Flamengo sonhavam com uma vitória para se reaproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro e voltar com a força à luta por, pelo menos, uma vaga para a Copa Libertadores. Com um futebol mais eficiente, o time tricolor venceu o adversário por 2 a 0, na tarde deste domingo, e conseguiu deixar o Morumbi com a sua meta alcançada.

CONFIRA OS DOIS GOLS DO SÃO PAULO
A vitória, construída com um gol de Dagoberto, no fim do primeiro tempo, e outro de Hugo, na segunda etapa, deixou o São Paulo com 42 pontos, na quinta colocação, ultrapassando justamente o Flamengo, que permanece com 40, mas agora na sexta posição. O líder Grêmio, que foi derrotado pelo Goiás, no último sábado, está com 49, seguido por Palmeiras (46), Cruzeiro (43) e Botafogo (42), sendo que este último ainda joga neste domingo.

Além de subir na classificação, a vitória do São Paulo significou o fim de uma seqüência de quatro empates do time tricolor, sendo três pelo Brasileiro (Coritiba, Santos e Atlético-MG) e um pela Copa Sul-Americana (Atlético-PR).

Do outro lado, o Flamengo vinha de uma vitória por 3 a 2 sobre o Figueirense e acabou frustrando os cerca de 10 mil torcedores rubro-negros que estavam nas arquibancadas do Morumbi para incentivá-lo contra o atual bicampeão brasileiro.

PRINCIPAIS LANCES
Fernando Santos/Folha Imagem
Dagoberto foi o autor do primeiro gol do São Paulo contra o Flamengo por 2 a 0
PRIMEIRO TEMPO
11min - Após cobrança de escanteio, o ataque do Flamengo consegue cabecear e, na confusão, a bola sobra para Josiel, que chutou forte para balançar as redes. O gol, no entanto, foi anulado corretamente pelo árbitro Leandro Vuaden, que assinalou impedimento.
13min - Após cobrança da esquerda, Fábio Luciano aparece bem por trás da zaga tricolor e desvia para o gol. Rogério Ceni faz boa defesa.
31min - Após escanteio cobrado pela esquerda por Jorge Wagner, o São Paulo desvia a bola na primeira trave e Rodrigo não consegue cabecear com perfeição, desperdiçando uma chance livre.
44min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Após cruzamento da direita e Zé Luis, André Lima não alcança e a bola sobra para Dagoberto mandar para o fundo das redes.
SEGUNDO TEMPO
3min - Em um rápido contra-ataque, Zé Luiz avança pela direita e cruza rasteiro. A bola chega até André Lima que, da marca do pênalti, chuta por cima e desperdiça ótima oportunidade.
11min - Após cruzamento da direita, Marcelinho Paraíba aparece na pequena área e chuta forte. Rogério Ceni defende com os pés.
14min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Em nova jogada pela direita, Zé Luiz recebe em velocidade, vai à linha de fundo e cruza para Hugo, de cabeça, ampliar o placar para o time tricolor.
21min - Hernanes faz jogada pela esquerda e rola para trás. Dentro da área, Jorge Wagner dá um drible sutil em Ibson e chuta para ótima defesa de Bruno.
47min - Obina recebe no lado esquerdo do ataque e chuta cruzado, mas a bola passa à esquerda de Rogério Ceni, no último lance da partida.
CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA
MAIS DO SÃO PAULO
MAIS DO FLAMENGO
Dentro de campo, o São Paulo começou o jogo com mais posse de bola e pressionando o Flamengo em busca do seu gol. Mesmo assim, quem quase conseguiu abrir o placar foi o time carioca. Aos 11min, Josiel aproveitou o bate-rebate dentro da área tricolor e chutou para o fundo das redes de Rogério Ceni. A arbitragem, no entanto, assinalou corretamente o impedimento e anulou o lance.

A jogada animou os visitantes, que tiveram outra boa oportunidade, de bola parada, para sair na frente. Após cobrança de falta do lateral-esquerdo Juan, Fábio Luciano apareceu por trás da zaga tricolor e desviou para o gol, obrigando Rogério Ceni a fazer uma boa defesa.

Após os "sustos", no entanto, os donos da casa conseguiram transformar o domínio maior da partida em chances mais claras de gols, como em uma bicicleta de André Lima e uma cabeçada de Rodrigo. Porém, a ineficiência nas finalizações continuava atrapalhando o São Paulo.

Quando o jogo já se encaminhava para o intervalo, com os dois times praticamente administrando o empate, o São Paulo saiu na frente. Aos 44min, Zé Luiz cruzou da direita, não alcançou e a bola sobrou livre para Dagoberto marcar para a equipe tricolor.

Em vantagem no placar, o São Paulo voltou melhor que o Flamengo e começou a segunda etapa da mesma forma que a primeira: pressionando o adversário. Dessa vez, no entanto, os donos da casa é que tiveram as melhores chances, com André Lima e Dagoberto. O time carioca tentou responder com Marcelinho Paraíba, mas Rogério Ceni fez uma defesa com os pés, aos 11min, e impediu o empate.

Três minutos depois, o São Paulo ampliou. Novamente nas costas do lateral-esquerdo Juan, Zé Luiz recebeu, foi a linha de fundo e cruzou alto. Hugo subiu mais que a defesa do Flamengo e marcou o segundo gol dos donos da casa.

Apático em campo, o Flamengo errava muitos passes. O São Paulo, por outro lado, passou a se defender com eficiência e explorar o contra-ataque. Dessa forma, Hernanes apareceu na linha de fundo e rolou para trás. Jorge Wagner driblou Ibson, dentro da área, e chutou para grande defesa de Bruno.

Sem conseguir assustar o São Paulo, o técnico Caio Junior tentou colocar o atacante Obina no lugar de Jailton, dando assim mais qualidade ao seu setor ofensivo. Porém, mesmo jogando acuado, os donos da casa neutralizaram o Flamengo e, nos últimos minutos, ainda quase ampliaram com Dagoberto.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Rodrigo, Miranda e André Dias; Zé Luís, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; André Lima (Éder Luis) e Dagoberto
Técnico: Muricy Ramalho

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Jailton (Obina), Kleberson, Ibson (Sambueza) e Everton; Marcelinho Paraíba e Josiel (Vandinho)
Técnico: Caio Júnior

Local: estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN)
Público: 29.325 pagantes
Renda: R$ 794.509,00
Cartões amarelos: Kleberson (F), André Dias (S) e Jean (S)
Gols: Dagoberto, aos 44min do primeiro tempo e Hugo, aos 14min do segundo tempo, para o São Paulo

Hospedagem: UOL Host