! Atlético-MG perde para o Ipatinga, que deixa a lanterna - 13/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/09/2008 - 20h16

Atlético-MG perde para o Ipatinga, que deixa a lanterna

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Em jogo em que voltou a demonstrar os mesmos defeitos da maioria das partidas da atual edição do Brasileiro, o Atlético-MG foi derrotado pelo Ipatinga, na noite deste sábado, por 3 a 2, no Estádio Ipatingão. O resultado não mudou, pelo menos no momento, a situação do alvinegro na tabela de classificação, mas foi suficiente para livrar o time do Vale do Aço da lanterna da competição.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
26min - Rodriguinho arriscou chute de longe, de esquerda, obrigando Edson a defender, colocando a bola para escanteio.
36min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Leandro Salino fez jogada pela esquerda, o goleiro Edson saiu mal, a bola foi cruzada para a área atleticana, Márcio Araújo falho e Ferreira, com o gol vazio, chutou abrir o placar.
37min - Atlético-MG tentou dar a resposta, com Márcio Araújo, que chutou e Fernando colocou a bola para escanteio.
45min - Márcio Araújo falha mnais uma vez, permitindo a Adeílson cruzar do lado esquerdo, achando Ferreira na área do adversário. O atacante chutou, mas Edson se rediminu do erro no gol da equipe da casa e fez difícil defesa.
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Luciano Mandi ganhou na vontade dos seus marcadores, penetrou na área atleticana e bateu firme para vencer o goleiro Edson.
15min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Lenílson ajeitou a bola para o chute certeiro de Renan Oliveira.
17min - GOOOLLL DO IPATINGA!!! Ferreira faz boa jogada pela direita e cruzou na medida para Adeílson marcar o terceiro.
23min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! O zagueiro Leandro Almeida marca de cabeça, após cobrança de falta do lado direito.
LEIA NOTÍCIAS DO IPATINGA
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
TABELA DO BRASILEIRÃO
Beneficiado pela derrota da Portuguesa, por 2 a 0, para o Atlético-PR, também no sábado à noite, na Arena da Baixada, o Ipatinga passou a última colocação para a equipe paulista, com 23 pontos. O time mineiro chegou aos 24 e leva vantagem por ter ficado com menor saldo negativo de gols do que a Lusa: déficit de 19 contra 20.

O Atlético-MG, que segue na 12ª colocação, poderá perder uma posição, com o complemento da 25ª rodada, neste domingo, desde que o Figueirense, 13º colocado, com 28 pontos, ganhe do Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, às 16h. Caso isso não aconteça, mesmo com a derrota em Ipatinga, o time atleticano conseguirá se manter fechando o grupo dos classificados para a Copa Sul-Americana.

A derrota para o Ipatinga, a segunda seguida do Atlético-MG no Ipatingão, este ano, já que havia perdido pelo Campeonato Mineiro, por 1 a 0, interrompeu uma série de quatro jogos invictos, com uma vitória e três empates. O time do técnico Marcelo Oliveira tentará se reabilitar no Mineirão, aproveitando o fato de jogar duas vezes seguidas em casa, diante de Náutico e Figueirense.

Já O Ipatinga, motivado pela boa vitória sobre o Atlético-MG e pela saída, pelo menos temporária da lanterna, terá uma seqüência difícil de jogos, que começará na próxima rodada, contra o Flamengo, no Rio, seguira contra Vasco e São Paulo, em casa, e terá depois o Cruzeiro, no Mineirão.

A expectativa do técnico Marcelo Oliveira era que o seu time, após os nove dias que teve para se preparar, aproveitando o intervalo entre os jogos com São Paulo e Ipatinga, apresentasse um futebol melhor, especialmente com maior força ofensiva e um posicionamento defensivo mais seguro.

Na prática, isso não aconteceu. Mesmo enfrentando um time que já havia sofrido 42 gols, com uma das piores defesas da competição, e que tinha o pior ataque da competição, com 22 gols - antes do jogo deste sábado -, o Atlético se complicou e foi dominado a maior parte do tempo pelo adversário. A pressão no final da partida foi fruto do empenho e desespero e não resultado da organização da equipe.

Já o Ipatinga, que vinha de derrota para o Náutico, em Recife, por 2 a 0, entrou em campo no 3-5-2 e atuou com enorme determinação. A exemplo do adversário, no entanto, o time anfitrião também cometeu seus erros, permitindo o crescimento do Atlético e dificultando a sua vitória, que aos 17min do segundo tempo, quando fez 3 a 1, parecia definida.

No primeiro tempo, o ritmo foi lento. O Atlético praticamente não atacou, enquanto o Ipatinga criou algumas oportunidades, conseguindo a vitória parcial, por 1 a 0, com gol de Ferreira, aos 36min. A partida mudou na etapa final, tornando-se mais ofensiva, embora na base da vontade e não da técnica.

O time da casa chegou aos 2 a 0, com Luciano Mandi, aos 8min. Renan Oliveira descontou para o Atlético-MG, aos 15min. A alegria atleticana durou pouco, já que dois minutos depois, Adeílson fez o terceiro para a equipe ipatinguense. A defesa do time da casa errou na marcação, após cobrança de falta, aos 23min, e Leandro Almeida, de cabeça, deixou o Atlético vivo no jogo. A pressão, no entanto, não surtiu o efeito desejado e alvinegro perdeu mais uma como visitante.

Ipatinga
Fernando, Gian, Léo Oliveira e Henrique; Márcio Gabriel, Xaves, Leandro Salino (Patrick), Luciano Mandi (Michel) e Rodriguinho; Adeílson e Ferreira (Muller)
Técnico: Márcio Bittencourt

Atlético-MG
Edson, Mariano, Leandro Almeida, Marcos e Calisto (César Prates); Rafael Miranda, Márcio Araújo, Serginho e Lenílson (Pedro Paulo); Renan Oliveira e Jael (Castillo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 13/9/2008 - sábado
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (FIFA-SC)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG)
Cartões amarelos: Calisto, Renan Oliveira, Leandro Almeida (Atlético-MG); Leandro Salino, Léo Oliveira, Luciano Mandi (Ipatinga)
Cartões vermelhos:
Gols: Ferreira (I), aos 36min do primeiro tempo; Luciano Mandi (I), aos 8min, Renan Oliveira (A), aos 15min, Adeílson (I), aos 17min, Leandro Almeida (A), aos 23min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host