! Botafogo bate Coritiba no Couto Pereira e retorna ao G-4 - 06/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/09/2008 - 20h21

Botafogo bate Coritiba no Couto Pereira e retorna ao G-4

Do UOL Esporte
Em Curitiba
Em um confronto que valia a entrada no G-4 do Brasileiro, o Botafogo levou a melhor e derrotou o Coritiba por 1 a 0, neste sábado, no Couto Pereira. O gol botafoguense foi marcado pelo lateral Thiaguinho, no segundo tempo.

O Alvinegro carioca manteve uma invencibilidade de onze jogos no campeonato e retomou a quarta posição, perdida com a vitória do Flamengo sobre o Figueirense no meio da semana. O time chegou aos 42 pontos e empurrou o rival carioca para a quinta posição.

O Coxa, que poderia finalmente ingressar na zona de classificação para a Libertadores, perdeu nova oportunidade num confronto direto, e permaneceu no oitavo lugar, com 37 pontos.

Os dois times voltam a jogar no próximo domingo (14), às 18h10. O Botafogo recebe o Internacional, no Engenhão, e o Coritiba viaja para Salvador para enfrentar o Vitória.

O jogo

O jogo começou em alta velocidade, com o Coritiba tentando pressionar. A primeira chance, porém, foi do Botafogo, aos 4 minutos. Após um cruzamento de Wellington Paulista, o zagueiro Maurício escorregou e Carlos Alberto ficou livre para marcar. Cara a cara, ele chutou em cima do goleiro Vanderlei e a bola saiu para escanteio.

Depois do susto, o Coxa teve duas chances seguidas para marcar. Na primeira, aos 11 minutos, João Henrique cruzou na área para o Rodrigo Mancha cabecear. Em cima da linha, Triguinho salvou o Botafogo.

Heuler Andrey/AE
Thiaguinho comemora o gol que deu o triunfo ao Botafogo na capital paranaense
O meia Carlos Alberto não teve apenas motivos para sorrir na vitória sobre o Coritiba. Ao deixar campo, substituído por Gil, o apoiador foi xingado de "macaco" por um torcedor rival, que ainda lhe arremessou uma garrafa d'água. O caso foi parar numa delegacia de Curitiba. Leia mais
CONFUSÃO DURANTE O CONFRONTO
Na segunda, aos 14 minutos, após a cobrança de um escanteio, Maurício cabeceou para o chão, Keirrison se antecipou ao goleiro Renan e mandou no travessão. No rebote, mais uma vez Triguinho tirou em cima da linha.

O Bota respondeu em seguida, com Jorge Henrique, que aproveitou uma sobra na área e chutou com veneno. Vanderlei, em grande defesa, salvou o Coxa.

O goleiro coxa-branca passou a ser o grande destaque do jogo, num momento em que o Botafogo começou a dominar a partida.

Aos 32 minutos, ele novamente evitou o gol dos cariocas, quando Carlos Alberto aproveitou um cruzamento de Triguinho e cabeceou para o chão. Vanderlei salvou com o pé.

O Coxa acordou, aos 40 minutos e, desta vez, foi a vez de Renan fazer grande defesa. De fora da área, Rodrigo Heffner mandou uma bomba, no ângulo, mas o goleiro mostrou reflexo e tocou para escanteio.

O Coritiba voltou melhor no segundo tempo, pressionando em busca do gol. Após um escanteio, aos 4 minutos, Tiago Bernardi cabeceou firme. A bola ia entrar no alto, mas Keirrison, na tentativa de marcar, desviou como se fosse um zagueiro.

Aos poucos, o Botafogo voltou a dominar o meio-de-campo e a levar perigo ao gol coxa-branca. O gol acabou saindo, aos 24 minutos. Numa jogada na área, Wellington Paulista rolou para trás e Thiaguinho, da intermediária, bateu de primeira e acertou o ângulo direito do goleiro Vanderlei que, desta vez, nada pôde fazer.

Após abrir o placar, o Bota passou a administrar o resultado e correu pouco perigo. Ainda teve uma grande chance de ampliar o placar, aos 39 minutos, com Gil. O atacante recebeu um cruzamento de Wellington Paulista e entrou de carrinho. Vanderlei, em nova grande defesa, evitou o gol.

CORITIBA
Vanderlei, Mauricio, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi; Rodrigo Heffner (Thiago Silvy), Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, João Henrique (Ariel Nahuelpan) e Ricardinho; Marlos (Guaru) e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO
Renan, Thiaguinho (Alessandro), Renato Silva, André Luiz e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lucio Flavio e Carlos Alberto (Gil); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Zé Carlos).
Técnico: Ney Franco

Data: 06/09/08, sábado
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Gol: Thiaguinho, aos 24 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Rodrigo Mancha, Maurício, Guaru (Coritiba); Carlos Alberto, Túlio, Wellington Paulista, Jorge Henrique (Botafogo)
Público: 19.090 pagantes
Renda: R$ 289.785,00

Hospedagem: UOL Host