! Paraguai empata com Argentina e segue na ponta das eliminatórias - 06/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/09/2008 - 17h56

Paraguai empata com Argentina e segue na ponta das eliminatórias

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em confronto direto pelo primeiro lugar das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, o Paraguai arrancou um empate de 1 a 1 contra a Argentina e segue na ponta da tabela na competição. A igualdade, neste sábado, no Monumental de Nuñez, aumentou para quatro a série de jogos da Argentina sem vencer. Heinze marcou contra para o Paraguai e Agüero descontou para os donos da casa.

Juan Mabromata/AFP
Apesar do brilho individual de Messi, a Argentina tropeçou no Paraguai em casa
PÁGINA ESPECIAL DAS ELIMINATÓRIAS
TABELA DA COMPETIÇÃO
VEJA MAIS FOTOS DO EMPATE
CHILE FAVORITO MOTIVA O BRASIL
O Paraguai, com este resultado, foi aos 14 pontos e pode confirmar o bom momento contra a Venezuela, nesta terça, em Assunção. Os comandados do técnico Alfio Basile, por sua vez, ficam com 12 pontos, na segunda colocação na tabela do torneio. Nesta quarta-feira, a Argentina volta a campo contra o Peru, fora de casa.

Os donos da casa começaram a partida apostando no setor esquerdo, com a velocidade de Messi e o toque de bola rápido de Riquelme. Em uma dessas jogadas rápidas, aos 6min, a Argentina teve a primeira oportunidade clara de gol, após Tevez sofrer falta na entrada da área, marcada pelo árbitro Carlos Eugênio Simon. Riquelme bateu com categoria e carimbou a trave de Villar.

Entretanto, aos 13min, os argentinos foram surpreendidos pelo Paraguai, que, até então, somente se defendia. Após chutão para a área de Abbondanzieri, Heinze se atrapalhou ao tentar fazer o recuo para o goleiro e permitiu que Haedo Valdez o ultrapassasse na velocidade. Antes do paraguaio tocar na bola, porém, o zagueiro tocou contra as próprias redes. No lance, o goleiro Abbondanzieri saiu lesionado, com um corte no joelho.

Com a proposta de se segurar na defesa e sair nos contra-ataques desde o início do jogo, o Paraguai foi muito mais obediente à estratégia após conquistar a vantagem no placar. A Argentina se complicou mais ainda aos 29min, quando Tevez perdeu a cabeça em jogada isolada no meio-de-campo e foi expulso, após entrada por cima em Veron.

Surpresos com a postura da seleção paraguaia, os argentinos não conseguiram chegar perto do gol de Villar no restante da etapa. Riquelme, Messi e Di Maria, principais nomes do ataque argentino, foram anulados e o Paraguai levou a vantagem para o intervalo.

A Argentina começou o segundo tempo com duas novidades. O jovem Sergio Agüero entrou no lugar de Di Maria e Diaz substituiu o principal responsável pela derrota argentina no primeiro tempo, o zagueiro Heinze.

E a mudança de Alfio Basile deu resultado aos 15min. Em brilho individual de Messi, que passou pela zaga paraguaia com uma bela arrancada e serviu Agüero, que só teve o trabalho de tocar na saída de Villar, o time argentino chegou ao empate.

Mais tranqüila em campo após o empate, os argentinos quase chegaram à virada com Coloccini, aos 25min, e Agüero, aos 26min. Apesar de estar em vantagem numérica, o Paraguai recuou em excesso e permitiu a pressão dos donos da casa.

Aos 30min, sozinho na área, Agüero perdeu mais uma chance clara de gol, ao completar mal um cruzamento de Riquelme. O Paraguai só voltou a ameaçar aos 36min, com boa cabeçada de Haedo Valdez. A Argentina, então, percebeu que estava se expondo demais e pisou no freio, preferindo se contentar com o empate, mesmo dentro de casa.

Hospedagem: UOL Host