! França mostra fragilidade e cai diante da Áustria pelas Eliminatórias - 06/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/09/2008 - 17h45

França mostra fragilidade e cai diante da Áustria pelas Eliminatórias

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Principal decepção da Eurocopa-08, quando foi eliminada precocemente na primeira fase, a seleção francesa deu sinais de que também não terá vida fácil para se classificar para a Copa do Mundo da África do Sul. Jogando em Viena, a atual vice-campeã mundial foi superada pela Áustria por 3 a 1, neste sábado, na rodada inicial do Grupo 7.

Samuel Kabani/AFP Photo
Thierry Henry lamenta depois de perder gol. Na estréia, franceses perderam para Áustria
VEJA IMAGENS DA RODADA
ITÁLIA SOFRE, MAS VENCE
ALEMANHA GOLEIA NA ESTRÉIA
COLE, HERÓI CONTRA ANDORRA
O revés deve colocar ainda mais pressão sobre o técnico Raymond Domenech, que foi muito criticado após a pífia participação no torneio continental. Para essa partida, o treinador teve uma série de desfalques, principalmente no meio-campo. Além dos contundidos Ribéry e Patrick Vieira, Claude Makelele abandonou a seleção.

Além disso, encontrou um adversário motivado com o técnico Karel Brückner, ex-República Tcheca, e pela boa atuação no recente amistoso diante da Itália. Os austríacos não se incomodaram com uma aparente melhor qualidade dos rivais e abriram o marcador logo aos 8min da etapa inicial, com Marc Janko.

A partir daí, os donos da casa cresceram em campo. E foram premiados com o segundo gol, ainda no primeiro tempo, aos 41min, com Aufhauser. Para o segundo tempo, os franceses não tinham alternativa: precisam pressionar o adversário.

O gol de Govou, aos 16min, deu sinais de que poderia mudar o panorama do duelo. Mas esse esboço de reação acabou rapidamente. Aos 28min, Ivanschitz, em cobrança de pênalti, fez o terceiro e definiu a vitória dos austríacos.

Não bastasse esse revés inicial, a França receberá na próxima quarta-feira, em Paris, um adversário embalado. Mesmo sem ser brilhante, o selecionado da Sérvia derrotou Ilhas Faroe por 2 a 0, em Belgrado --Jacobsen (contra) e Zigic marcaram.

Considerada, ao lado da França, uma das principais favoritas do grupo, a seleção da Romênia surpreendeu negativamente nesse início das Eliminatórias. Mesmo jogando em casa (Cluj), a equipe treinada por Victor Piturca foi "atropelada" pela Lituânia e perdeu por 3 a 0. Os gols do confronto foram anotados por Stankevicius, Mikoliunas e Kalonas.

A segunda rodada do Grupo 7 ocorre daqui a quatro dias. Além de França e Sérvia, na capital francesa, as vitoriosas Lituânia e Áustria duelam em Marijampole. Perdedores da rodada inaugural, Ilhas Faroe e Romênia se enfrentam em Thorshavn.

Hospedagem: UOL Host