! Cruzeiro estraga festa do Vasco e assume a vice-liderança do BR - 04/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/09/2008 - 22h28

Cruzeiro estraga festa do Vasco e assume a vice-liderança do BR

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Antes de a bola rolar, o clima era de festa pelos dez anos da conquista da Copa Libertadores pelo Vasco, comemorados no último dia 26. Mas em campo, quem sorriu foi o Cruzeiro. Com direito a Edmundo atuando como goleiro, o Cruzmaltino caiu por 3 a 1 diante do time celeste, nesta quinta-feira, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Guilherme, duas vezes, e Ramires marcaram para os mineiros, enquanto André descontou.

VEJA TODOS OS GOLS DA PARTIDA
LEIA O BLOG DO JUCA
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Com o resultado, o Cruzeiro foi a 43 pontos e assumiu a vice-liderança, ultrapassando o Palmeiras, que tem a mesma pontuação, mas saldo inferior. Os cariocas seguem na 14ª colocação, com apenas 26.

As duas equipes só voltam a campo dia 14, às 16h. O Vasco recebe o Náutico, em São Januário, enquanto a Raposa tem pela frente um duelo bem mais complicado. Encara o Palmeiras, no Mineirão.

Passeio dos visitantes

Mesmo atuando fora de casa, foi o Cruzeiro quem tomou a iniciativa. Com bom toque de bola, os celestes envolviam a equipe anfitriã, que tinha em Madson sua única válvula de escape. Mesmo assim, o baixinho não conseguia ser muito eficiente.

Edmundo, perdido em campo, pouco aparecia. Aos 20, recebeu dentro da área, mas pisou na bola e protagonizou lance cômico, algo não muito comum para alguém com seu talento. A Raposa seguia trocando passes e se mantendo no campo de ataque. Porém, ainda faltava um pouco mais de criatividade.

Na metade do primeiro tempo, o Vasco sofreu uma baixa grave. Wagner Diniz, uma das principais armas do time, levou pancada no joelho esquerdo e deu lugar a Marquinho.

Mas o que era ruim, piorou. E muito. Aos 25, Ramires avançou em velocidade e recebeu forte entrada por trás do volante Jonílson. Resultado: expulsão mais do que justa e menos um cruzmaltino no gramado.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Vipcomm/Divulgação
No final da partida, Edmundo, como goleiro, não evitou gol de pênalti
PRIMEIRO TEMPO
8min - Fernandinho arrisca de fora da área, Tiago cai para fazer a defesa, no seu canto esquerdo.
29min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Guilherme cobra rasteiro no canto direito de Tiago, o goleiro cai para o esquerdo e o Cruzeiro abre o placar.
35min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Ramires recebe de Jajá, tira Tiago com o drible e empurra pra o gol vazio.
40min - Guilherme recebe sozinho dentro da área, arremata cruzado de perna esquerda e Tiago faz boa defesa.
SEGUNDO TEMPO
9min - Jajá faz boa infiltração pela esquerda, limpa a marcação e finaliza rente à trave esquerda de Tiago.
25min - GOOOLLL DO VASCO!!!! - Madson cobra na área da esquerda, André cabeceia sem chance para Fábio.
31min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Guilherme cobra pênalti com paradinha e Edmundo fica só olhando a bola entrar.
43min - Fernandinho dá chute forte e Edmundo, desajeitado, acompanha a saída da bola..
PÁGINA DO VASCO
PÁGINA DO CRUZEIRO
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
Como se não bastasse, a falta cometida por Jonílson rendeu "frutos". Na cobrança de Wagner, Edu colocou a mão na bola e o árbitro Rodrigo Martins Cintra assinalou pênalti, que Guilherme converteu com categoria, abrindo o placar. O lance foi bastante questionado por Edmundo.

O gol caiu como uma "bomba" nos donos da casa. Se aproveitando do momento de fragilidade do adversário, o time celeste atuava bem à vontade. E foi assim que chegou ao segundo gol. Aos 35, Jajá recebeu livre na esquerda e tocou para Ramires. Com apenas um toque, o volante tirou o goleiro Tiago e, depois, em ritmo de festa, só empurrou para a rede.

A torcida vascaína, sem rumo e sem um alvo para atacar, escolheu seu camisa 1 como vilão, sabe-se lá por qual motivo, e entoou gritos de "Roberto", referindo-se ao arqueiro reserva, que atuou há poucas rodadas e teve ótimas participações.

Mais equilíbrio e Animal na rede

Na volta do intervalo, o Cruzeiro parecia relaxado. Trocava passes sem muita vontade e fazia apenas o tempo correr. O Vasco tentava diminuir o marcador, mas era incrivelmente incompetente. Madson, como tem se tornado rotineiro, era peça única a tentar emprestar um pouco de brilho ao time de São Januário. Mas a noite não era dele.

Quando lhe era conveniente, a Raposa dava um susto. Aos 9, Jajá invadiu a área como quis e por pouco não anotou belo gol. Aos 18, Guilherme apareceu livre e bateu cruzado, para boa defesa de Tiago.

Aos poucos, de tão "adormecido" que parecia o Cruzeiro, o Vasco conseguiu equilibrar as ações. Alan Kardec por pouco não marcou, após cruzamento de Madson. E o desleixo celeste custou bem caro. Aos 25, Madson sofreu falta, que ele mesmo cobrou. O estreante André subiu e raspou a cabeça na bola, diminuindo a diferença. "Vamos lá que dá", disse o confiante técnico Tita.

Mas a esperança não durou muito. Dois minutos depois, Guilherme recebeu livre, driblou Tiago e foi derrubado pelo goleiro. Como era uma chance clara de gol, o camisa 1 acabou expulso e Edmundo, com autoridade, pediu as luvas e tomou a posição, já que as três substituições já haviam sido efetuadas. Guilherme bateu e o Animal nada pôde fazer. No mais, nada a se destacar. Apenas um Cruzeiro tranqüilo e um Vasco torcendo pelo apito final, como que temendo um final ainda mais dramático.

VASCO
Tiago; Wagner Diniz (Marquinho), Eduardo Luiz, Jorge Luiz, Edu (André); Jonílson, Mateus, Madson, Alex Teixeira (Serginho), Edmundo e Alan Kardec.
Técnico: Tita

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Thiago Martinelli, Thiago Heleno e Fernandinho; Fabrício, Henrique, Ramires (Camilo) e Wagner (Vanderlei); Guilherme e Jájá (Gérson Magrão).
Técnico: Adílson Batista

Data: 04/09/2008
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra(SP)
Auxiliares Marcio Luiz Augusto (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Jajá, Thiago Heleno e Guilherme (CRU); André (VAS)
Cartões vermelhos: Jonílson e Tiago (VAS)
Gols: Guilherme, aos 29 e Ramires, aos 35 minutos do primeiro tempo; André, aos 25 e Guilherme, aos 31 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host