! Sport ratifica fama de carrasco e impõe 1º revés do Palmeiras no Parque - 04/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/09/2008 - 22h22

Sport ratifica fama de carrasco e impõe 1º revés do Palmeiras no Parque

Fernando Narazaki
Em São Paulo
O Palmeiras sonhava em se aproximar do Grêmio, tinha um rival desfalcado pela frente e ainda contava com o fato de atuar no Parque Antarctica, palco onde obteve 14 vitórias e 3 empates em 2008. Mas, novamente, o Sport tratou de estragar os planos alviverdes, venceu o duelo desta quinta-feira por 3 a 0, com dois gols de Roger e outro de Durval, e impôs o primeiro revés aos anfitriões em seu estádio no ano.

VEJA TODOS OS GOLS DA PARTIDA
LEIA O BLOG DO JUCA
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Com o resultado, o Palmeiras segue com 43 pontos, a cinco do Grêmio, mas o líder do Campeonato Brasileiro tem uma partida a menos, pois só joga neste sábado pela 24ª rodada. O time visita o Fluminense no complemento da rodada.

Além de poder ver o líder mais distante, o alviverde perde a segunda posição para o Cruzeiro, que derrotou o Vasco em São Januário. Os palmeirenses terão ainda de enfrentar o Cruzeiro fora de casa na próxima rodada.

Já o Sport termina o ano como o grande algoz do Palmeiras. O time empatou sem gols no Parque Antarctica pela Copa do Brasil e venceu os dois jogos na Ilha Retiro (4 a 1, pela Copa do Brasil, e 2 a 0, pelo Brasileiro). Os pernambucanos, aliás, não perdem desde 2003 para os paulistas. Foram cinco vitórias e um empate.

E para ganhar novamente o Sport usou uma arma cantada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo: o contra-ataque. Mas o Palmeiras não soube anular a arma rival. No primeiro tempo, o time de Recife marcou bem e aproveitou um lance do acaso para abrir o placar. Magrão deu um chutão aos 27min, Carlinhos Bala ficou livre, enquanto a zaga palmeirense reclamava de impedimento, e tocou para Roger marcar.

Nervoso, o Palmeiras só teve uma chance real de marcar, aos 47min, mas Alex Mineiro perdeu. O elenco reconheceu que sofreu nos 45 minutos iniciais. "A equipe do Sport sempre joga fechada, temos de arranjar um jeito de furar este bloqueio e virar o placar", explicou o lateral-direito Élder Granja.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Roger comemora o seu primeiro gol na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 0, em SP
PRIMEIRO TEMPO
15min - Tabela entre Élder Granja e Kléber, que recebe na entrada da área, mas manda para fora
27min - GOOOOOOOOOOOOL DO SPORT!!!!!!!!!!!!!!!! Chutão do goleiro Magrão após recuo de César Lucena. Carlinhos Bala ganha na corrida de Jéci, passa para Roger, que só toca na saída do goleiro
33min - Escanteio cobrado da direita, Durval desvia e Marcos espalma
34min - Em outro escanteio, agora da esquerda, César Lucena cabeceia no segundo pau e Marcos faz linda defesa
45min - Evandro bate falta e Magrão espalma
47min - Alex Mineiro recebe perto da marca do pênalti, bate forte, mas Magrão espalma em grande defesa
SEGUNDO TEMPO
2min - Élder Granja domina na entrada da área, arrisca, mas a bola passa sobre o travessão
18min - Fábio Gomes perde na intermediária, Diego Souza toca para Lenny, que cruza para Alex Mineiro, mas a zaga do Sport afasta
22min - GOOOOOOOOOOOOL DO SPORT!!!!!!!!!!!!!!!! Andrade cobra falta da esquerda, Jéci não alcança e Roger, com liberdade, chuta cruzado sem chance para Marcos
33min - GOOOOOOOOOOOOL DO SPORT!!!!!!!!!!!!!!!! Em cruzamento da esquerda, Durval sobe livre, cabeceia, Marcos faz linda defesa, mas o rebote cai nos pés de Durval, que marca o terceiro
VEJA O PRIMEIRO GOL DO SPORT
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO
SAIBA MAIS DO PALMEIRAS
LEIA MAIS DO SPORT
Luxemburgo tentou mudar a cara do Palmeiras, colocando Lenny no lugar de Evandro no intervalo, mas não adiantou. Se o Sport parava bem o ataque rival, o mesmo não se aplicava à defesa palmeirense e os visitantes definiram o triunfo com gols de Roger e Durval, com os zagueiros adversários apenas assistindo.

As duas equipes voltam a jogar apenas em 14 de setembro pelo Brasileiro. O Palmeiras terá um confronto vital com o Cruzeiro, no Mineirão, que é concorrente direto na briga pelo título, e o Sport receberá o Figueirense. As duas partidas estão marcadas para às 16h.

O jogo
Sem dois dos seus principais destaques - o lateral Dutra e o meia Luciano Henrique - o técnico Nelsinho Batista armou o Sport com três zagueiros, dois deles sempre em cima dos atacantes rivais, e uma forte marcação no meio. Ao mesmo tempo, o time partia em alta velocidade, quando roubava a bola. E a tática atrapalhou totalmente o Palmeiras, que demorou a entrar no jogo.

A equipe da casa errava passes demais, facilitava a marcação do adversário e só chegou pela primeira vez aos 15min, mas a tentativa de Kléber sequer ameaçou a meta de Magrão. Com os contra-ataques, o Sport chegava com perigo e teve uma série de escanteios, que não foram aproveitados na metade inicial da etapa. Aos 27min, a tática pernambucana deu resultado, mas em uma jogada totalmente feita ao acaso.

O zagueiro César Lucena recuou mal, o goleiro Magrão teve de sair do gol e dar um chutão para frente. A marcação palmeirense reclamava de um possível impedimento, mas o assistente Marcos Antônio da Silva Brígido nada marcou e permitiu que Carlinhos Bala recebesse livre. Ele apenas ajeitou para Roger, o zagueiro Jéci não chegou a tempo e o camisa 9 só tocou na saída do goleiro Marcos.

"Para mim, o (Carlinhos) Bala estava impedido", protestou o zagueiro Gustavo. A torcida ficou revoltada e o time demorou a se acertar. O Sport aproveitou o nervosismo e só não ampliou a vantagem por causa do goleiro Marcos, que fez duas belas defesas em cabeçadas de Durval, aos 33min, e César Lucena, aos 34min. Nos cinco minutos finais, o Palmeiras se acertou e teve uma grande chance de empate já nos acréscimos, aos 47min, mas Alex Mineiro chutou em cima do goleiro Magrão.

Nos vestiários, o técnico Vanderlei Luxemburgo sacou o meia Evandro e colocou Lenny, mas a alteração pouco mudou a panorama da partida. O alviverde chegava na base da empolgação ao ataque, mas não finalizava. A equipe só ameaçava em faltas batidas por Leandro, porém a zaga adversária cansou de vencer a disputa aérea.

Aos poucos, o Sport voltou a repetir a tática da primeira etapa e contou com a passividade da zaga adversária para definir a vitória. Aos 22min, Roger ficou livre em cobrança de falta de Andrade e chutou sem chances para Marcos. Sem problemas, o zagueiro Durval aproveitou outra falta, agora aos 33min, para marcar o terceiro. A torcida ainda tentou apoiar, mas saiu do Parque Antarctica vendo o time derrotado pela primeira vez em 2008.

PALMEIRAS 0 X 3 SPORT

PALMEIRAS
Marcos; Élder Granja, Gustavo, Jéci e Leandro; Jumar, Léo Lima (Maicosuel), Evandro (Lenny) e Diego Souza (Denílson); Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SPORT
Magrão; Igor, Durval e César Lucena; Sidny (Fábio Gomes), Andrade (Moacir), Júnior Maranhão, Kássio (Juninho) e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger
Técnico: Nelsinho Batista

Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Marcos Antônio da Silva Brígido (CE)
Renda: R$ 443.912,50
Público: 15.992 pagantes
Cartões amarelos: Alex Mineiro, Leandro, Kléber e Jéci (P); Márcio Goiano, Kássio e Júnior Maranhão (S)
Gols: Roger, aos 27min do primeiro tempo e aos 22min do segundo tempo; Durval, aos 33min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host