! Palmeiras vence Atlético-PR, quebra tabu e segue em segundo lugar - 31/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/08/2008 - 17h57

Palmeiras vence Atlético-PR, quebra tabu e segue em segundo lugar

Do UOL Esporte
Em Curitiba
Para se manter na segunda colocação do Brasileiro e seguir na cola do líder Grêmio, o Palmeiras precisava quebrar um tabu, diante do Atlético-PR. E foi o que aconteceu, neste domingo. O Verdão venceu o Furacão por 2 a 1 e encerrou uma escrita na Arena da Baixada: desde que o estádio foi inaugurado, em 1999, o time paulista jamais havia vencido o paranaense fora de casa.

CONFIRA OS GOLS DA VITÓRIA ALVIVERDE
O grande destaque da partida foi Diego Souza, autor dos dois gols do time paulista. No segundo, em uma jogada pessoal, ele driblou dois jogadores e fez um golaço.

Com a vitória, o Palmeiras segue na vice-liderança do Brasileirão, com 43 pontos, atrás do Grêmio, que lidera a competição, com cinco pontos de vantagem.

O Furacão segue em situação muito difícil. Com 23 pontos, continua à beira da zona de rebaixamento, na 16ª posição.

Na próxima rodada, o Palmeiras volta a jogar em casa, quinta-feira, às 20h30, diante do Sport. O Atlético viaja para Goiânia, onde enfrenta o Goiás, na quarta-feira, às 19h30, no Serra Dourada.

O jogo

O jogo começou aberto, com os dois times buscando o gol. Logo aos 2 minutos, Alex Mineiro arriscou de fora e assustou. A bola passou próxima do gol de Galatto.

Empurrado pelo torcida, o Furacao tentava colocar velocidade no jogo, enquanto o Palmeiras buscava explorar um erro para chegar ao gol.

E foi o que aconteceu aos 20 minutos. Elder Granja encaixou bom passe para Sandro Silva, na direita, que cruzou para Diego Souza, entre dois zagueiros, cabecear no contrapé de Galatto e abrir o placar.

O Furacão partiu para a reação e quase empatou, aos 29 minutos. Após bola levantada na área, o zagueiro Antônio Carlos, livre, escolheu o canto e cabeceou na trave esquerda. No rebote, a zaga palmeirense isolou para escanteio.

Aos 32 minutos, Alex Mineiro teve a chance de ampliar. Num contra-ataque, o atacante ficou livre, mas chutou fraco e Galatto fez a defesa.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Atlético apertou e a defesa do Palmeiras quase entregou. Aos 41 minutos, Márcio Azevedo cruzou da esquerda e a bola ficou passeando na linha da pequena área. Na tentativa de cortar, Jeci cabeceou contra o próprio gol, mas Marcos saltou no cantinho e salvou o Verdão .

Com o volante Fernando, no lugar do ala-esquerdo Márcio Azevedo, o Atlético começou a trabalhar melhor a bola no segundo tempo. E o Furacão acabou chegando ao empate, depois que Jumar tocou a mão na bola, dentro de área e o árbitro marcou pênalti.

Alan Bahia bateu, com paradinha, deslocou Marcos para o canto direito e rolou para o esquerdo: 1 a 1, aos 14 minutos.

Após o empate, o Atlético cresceu no jogo e esteve perto de fazer o segundo gol. Depois de alguns momentos de instabilidade, o Palmeiras acabou chegando ao segundo gol, numa jogada individual de Diego Souza: o atacante carregou pela direita, driblou dois atleticanos, ingressou na área, e tocou sem chances para Galatto. Um golaço.

O Atlético pressionou bastante nos quinze minutos finais de partida, mas não conseguiu criar chances claras para empatar e o Palmeiras conseguiu segurar o resultado e quebrar um tabu que já durava oito anos. A torcida atleticana protestou ao final do jogo, pois o Furacão segue cada vez mais ameaçado pela zona de rebaixamento.

ATLÉTICO-PR 1 X 2 PALMEIRAS

ATLÉTICO-PR
Galatto; Alex Fraga, Danilo e Antonio Carlos (Renan); Chico, Rodriguinho, Alan Bahia, Ferreira e Márcio Azevedo (Fernando); Júlio dos Santos (Ânderson Aquino) e Pedro Oldoni
Técnico: Mário Sérgio

PALMEIRAS
Marcos; Élder Granja (Evandro) Jéci, Gustavo e Jéfferson; Martinez, Sandro Silva, Jumar (Léo Lima) e Diego Souza; Alex Mineiro (Denilson) e Kléber
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Data: 31 de agosto de 2008, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Renato Miguel Vieira (DF)
Gols: Diego Souza, aos 20 min do primeiro tempo; Alan Bahia, aos 14 minutos; Diego Souza, aos 27 min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alex Fraga, Chico (Atlético-PR); Kléber, Jumar, Sandro Silva, Marcos (Palmeiras)
Público: 18.687 pagantes
Renda: R$ 302.857,00

Hospedagem: UOL Host