! Zenit supera o Manchester United e leva o título da Supercopa da Europa - 29/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

29/08/2008 - 17h41

Zenit supera o Manchester United e leva o título da Supercopa da Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em um possível ensaio da próxima edição da Liga dos Campeões, o Zenit levou a melhor sobre o atual campeão da competição continental ao vencer o Manchester United por 2 a 1, nesta sexta-feira. O triunfo no estádio Louis II, em Mônaco, deu ao time russo o título da Supercopa da Europa.

Jon Super/AP
Pogrebnyak (centro) completa de cabeça para marcar o primeiro gol do russo Zenit
Eric Gaillard/Reuters
Depois de jogada individual, Danny chuta entre dois rivais para fazer o 2º gol do Zenit
Eric Gaillard/Reuters
Ainda se recuperando de lesão, Cristiano Ronaldo acompanha revés do Manchester
MANCHESTER AFASTA FAVORITISMO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
VEJA MAIS FOTOS DO CONFRONTO
O Zenit se credenciou para disputar o primeiro título da temporada 2008/09 do futebol europeu ao conquistar a última edição da Copa da Uefa. Já o Manchester, do brasileiro Anderson, é o atual campeão da Liga.

Contando com a ausência de Cristiano Ronaldo - o atacante português não defendeu o Manchester por causa de uma operação no tornozelo, mas acompanhou o confronto nas tribunas do estádio -, o Zenit dominou as ações da partida desde o início. Depois de assustar a torcida inglesa algumas vezes, os russos saíram na frente na última investida antes do intervalo.

Numa jogada ensaiada, o croata Ivica Krizanac cobrou o escanteio no primeiro poste e Igor Denisov escorou de cabeça para trás. O atacante russo Pavel Pogrebnyak, de baixo do travessão, só completou para as redes, também de cabeça.

O Manchester seguiu apático na segunda etapa e só conseguia assustar em jogadas individuais do atacante argentino Carlitos Tevez. Mas o Zenit, que é dirigido pelo treinador holandês Dick Advocaat, ampliou a vantagem aos 13 minutos.

Em uma falha generalizada do sistema defensivo do time britânico, o português Danny Miguel, principal contratação do Zenit para a temporada - ele custou 30 milhões de euros aos cofres do time de São Petersburgo -, recebeu a bola no meio-campo e partiu livre. O meia luso invadiu a área, se livrou de mais um marcador e bateu no canto direito do goleiro holandês Van der Sar.

Para conseguir diminuir a desvantagem, o Manchester seguiu apostando em Tevez. E foi numa jogada com participação do ex-corintiano que os britânicos marcaram o seu gol. Depois de cobrança de escanteio pela direita, a bola ficou com o atacante argentino na ponta esquerda. Ele rolou para o defensor Nemanja Vidic chutar e vencer o goleiro Malafeev.

Os ingleses ainda marcaram mais uma vez com Paul Scholes, mas o juiz anulou corretamente o tento ao assinalar o toque de mão do meia, que acabou expulso.

O título da Supercopa da Europa deixa o Zenit ainda mais empolgado para a disputa da Liga dos Campeões. Os russos estão no grupo H da competição, ao lado de Real Madrid-ESP, Juventus-ITA e Bate Borisov, de Belarus. O primeiro compromisso será contra a Juventus, no dia 17 de setembro, em Turim.

Já o Manchester United inicia a defesa do título da Liga diante do espanhol Villarreal, também no dia 17, no estádio Old Trafford, na Inglaterra. A equipe do técnico Alex Ferguson ainda enfrenta pelo grupo E o escocês Celtic e o dinamarquês AaB.

Manchester United
Van der Sar; G. Neville (Brown), Ferdinand, Vidic e Evra; Fletcher (Park) , Scholes, Anderson (O'Shea) e Nani; Rooney e Tevez.
Técnico: Alex Ferguson

Zenit
Malafeev; Anyukov, Krizanac (Radimov), Puygrenier (Shirokov) e Sirl; Denisov, Tymoshchuk, Zyryanov e Danny; Pogrebnyak e Dominguez (Arshavin).
Técnico: Dick Advocaat

Local: estádio Louis II, em Mônaco
Público: 18.500 torcedores
Árbitro: Claus Bo Larsen (DIN)
Cartões amarelos: Scholes, Anderson e Tevez (M)
Cartão vermelho: Scholes (M)
Gols: Pogrebnyak, aos 44 min do primeiro tempo; Danny, aos 13, Vidic, aos 28min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host