! Botafogo vence Sport no Recife e entra no G-4 - 17/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

17/08/2008 - 20h07

Botafogo vence Sport no Recife e entra no G-4

Márcio Markman
No Recife
O Botafogo esticou a sua série invicta para oito jogos (sete pela Série A e um pela Sul-Americana) e garantiu um ótimo resultado fora de casa, no Recife. O time comandado por Ney Franco jogou de forma ofensiva e derrotou o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, com um gol contra do volante Moacir, que foi creditado a Jorge Henrique.

O mais importante é que a vitória colocou o time carioca pela primeira vez no G-4, o que confirma a ascensão da equipe. O Botafogo foi a 34 pontos e se beneficiou da derrota do São Paulo diante do Grêmio. Já o Sport gastou mais uma ficha dentro de casa, onde é muito forte, e estacionou na metade da tabela, em 10º lugar, com 27 pontos.

Quem teve as primeiras chances de perigo foi o Botafogo. Em duas jogadas pela esquerda, Wellington Paulista e Zé Carlos tentaram o gol com chutes fortes, mas a bola subiu demais nas duas tentativas. O Sport respondeu com a mesma moeda, em arremates de Sidny e Luciano Henrique, que também não levaram muito perigo à meta de Renan.

O Sport perdeu um dos seus principais jogadores antes dos 20 minutos. Luciano Henrique sentiu um problema físico e deixou o gramado para a entrada de Juninho. E foi do jovem meia a próxima jogada de perigo. Aos 21, ele se livrou bem de Triguinho, mas em vez de buscar o cruzamento, tentou chutar a gol e não foi feliz.

O Botafogo errava muitos passes no ataque e, além de não conseguir levar perigo à meta de Magrão, ainda proporcionava alguns contra-ataques ao Sport. Só arriscou um chute de longa distância, com Carlos Alberto, mas Magrão fez boa defesa.

Já o time pernambucano insistia nas jogadas aéreas, apesar de contar com dois jogadores baixos no ataque, Joelson e Carlinhos Bala. A defesa do Botafogo agradecia e ganhava todas as jogadas pelo alto.

Porém, a melhor chance do primeiro tempo foi criada pelo Sport e justamente em uma jogada aérea, aos 43 minutos. Dutra subiu pela esquerda e cruzou no segundo pau. Carlinhos se colocou bem, ganhou na cabeça de Triguinho e a bola passou muito próxima ao ângulo direito de Renan. Foi um primeiro tempo com muita movimentação e correria, mas com poucas chances de gol criadas.

O segundo tempo começou de forma diferente. O Sport trocou Carlinhos Bala pelo garoto Ciro e, logo aos 30 segundos, ele fez uma jogada individual e acertou a rede, pelo lado de fora. Aos 5 minutos foi a vez de o Botafogo assustar. Wellington Paulista fez boa jogada e chutou forte. Magrão, com alguma dificuldade, espalmou.

Aos 10 minutos, o Botafogo abriu o placar. Triguinho desceu pelo meio e abriu para Wellington Paulista, na esquerda. O atacante fez boa jogada, foi à linha de fundo e chutou cruzado, na tentativa de servir Jorge Henrique. Moacir, que estava na marcação, tentou o corte e acabou por mandar a bola para o fundo das redes, sem chances para Magrão. O árbitro marcou gol para Jorge Henrique.

O Sport estava em campo com uma equipe cheia de garotos, como Joelson, Ciro, Juninho e Moacir, mas não sentiu o gol. O Rubro-Negro não deixou de trocar passes e jogar com velocidade rumo ao ataque e criou uma boa oportunidade, aos 14 minutos, quando Durval achou Joelson no segundo pau. O camisa 9 tentou de primeira e a bola saiu.

Ao 29, Moacir pegou sobra de uma jogada individual de Ciro, cortou para o meio e chutou com muito perigo à meta de Renan. Meio que na base da vontade, o Sport passou a sufocar o Botafogo, em busca do empate. Aos 39, Sidny fez grande passe para Moacir, na direita da grande área. O volante chutou cruzado, mas Renan fez grande defesa.

SPORT
Magrão; Sidny, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Moacir, Luciano Henrique (Juninho) e Francisco Alex (Roger); Carlinhos Bala (Ciro) e Joelson.
Técnico: Nelsinho Batista.

BOTAFOGO
Renan; Thiaguinho, Renato Silva, André Luis e Triguinho; Túlio, Zé Carlos (Gil), Lúcio Flávio e Carlos Alberto (Eduardo); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Lucas).
Técnico: Ney Franco.

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE).
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES).
Assistentes: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Helberth Costa Andrade (MG).
Cartão amarelo: Renato Silva (Botafogo)
Gol: Jorge Henrique, aos 10 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host