! Botafogo vence quarta seguida, finda tabu e freia o Palmeiras - 10/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/08/2008 - 17h57

Botafogo vence quarta seguida, finda tabu e freia o Palmeiras

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após mais de seis anos de jejum, o Botafogo bateu o Palmeiras. Na tarde deste domingo, o time carioca ganhou por 1 a 0, no estádio do Engenhão, com um gol de cabeça de Zé Carlos, e segue em ascensão no Campeonato Brasileiro.

ASSISTA AO GOL DA PARTIDA
Nas últimas seis rodadas, o clube alvinegro ganhou cinco jogos e continua de olho no G-4: soma 31 pontos e está a dois do quarto colocado São Paulo.

"É para mostrar que o Botafogo está forte. É cedo pra falar em título, mas que é um sonho é. Estamos a dois pontos do G-4, e essa era a nossa meta para esse final de turno", celebrou o volante Túlio.

Já a equipe alviverde não consegue obter uma seqüência de resultados positivos fora de casa. Ganhou apenas dois jogos longe do Parque Antarctica e saiu de campo derrotado cinco vezes, contando o tropeço deste domingo.

Além disso, a 19ª rodada do Nacional foi ingrata ao Palmeiras, que viu o líder Grêmio abrir sete pontos de vantagem e cinco equipes encostarem na briga por uma vaga no G-4. O time paulista segue com 34 pontos, na terceira colocação, enquanto o rival São Paulo tem 33, e Coritiba e Vitória, 32.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Pedro Kirilos/AE
Marcos fez milagres, pegou uma bola de Gil, mas não evitou derrota
PRIMEIRO TEMPO
14min - Gil recebe sozinho, invade a área e dribla Marcos, mas o goleiro se recupera e consegue evitar a finalização do atacante
16min - Triguinho cruza da esquerda, Lúcio Flávio sobe sozinho na cara do gol e cabeceia, porém Marcos realiza outra grande defesa
24min - Diguinho invade a área sozinho e dribla Marcos, porém se joga no chão e o árbitro manda o lance seguir
31min - Primeira boa chance de gol do Palmeiras: Alex Mineiro recebe sozinho na área, mas demora para finalizar, e Thiaguinho rouba a bola
SEGUNDO TEMPO
13min - Evandro tabela com Kléber e entra sozinho na área, mas adianta muito a bola, e Castillo intercepta
14min - Valdivia arrisca de fora da área e a bola passa com perigo, sobre o gol de Castillo
29min - Jorge Henrique cruza pra área de bicicleta, Fábio domina na pequena área, mas tropeça em Marcos, que sai do gol com um carrinho
34min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Jorge Henrique cruza na área, e Zé Carlos sobe sozinho de cabeça para abrir o placar
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
O gol saiu aos 34min do segundo tempo. Jorge Henrique cruzou da direita, e Zé Carlos subiu sozinho para marcar de cabeça. Assim, o Botafogo volta a ganhar do Palmeiras após 12 partidas. O último triunfo ocorrera em janeiro de 2002.

O jogo

No primeiro tempo, praticamente apenas um time jogou: o Botafogo. Entretanto, o clube carioca desperdiçou pelo menos três chances de gol na cara de Marcos, que salvou o Palmeiras. "Não pode errar esses gols. Tem que matar o jogo", lamentou o lateral-esquerdo Triguinho durante o intervalo.

Vanderlei Luxemburgo surpreendeu na escalação ao barrar Diego Souza e apostar em Evandro. "A diferença do Botafogo está no meio-campo, e o Evandro vai bem ao ataque, mas volta para recompor também. O Diego tem a mesma característica do Valdivia, e é uma ótima opção para o segundo tempo", explicou o treinador, antes do início da partida.

Entretanto, a formação adotada não surtiu o efeito desejado, e os visitantes foram dominados. Logo aos 14min, Gil perdeu um gol incrível, na cara de Marcos. Aos 16min, o pentacampeão mundial evitou o pior novamente com uma defesa à queima-roupa, após cabeçada de Lúcio Flávio.

Os botafoguenses deixaram o campo reclamando da arbitragem. "O árbitro tem que observar melhor porque foram dois ou três lances duvidosos", observou Lúcio Flávio.

Para a etapa final, Luxemburgo colocou Pierre no lugar de Jumar para tentar parar o adversário. O duelo ficou mais equilibrado, e os visitantes passaram a freqüentar mais o ataque.

Entretanto, Pierre se machucou aos 15min, e os donos da casa voltaram a crescer. Aos 34min, Jorge Henrique cruzou na área, a defesa palmeirense falhou, Marcos saiu em falso do gol, e Zé Carlos cabeceou sozinho para as redes.

No último lance do confronto, o goleiro palmeirense se arriscou na área adversária, em uma cobrança de escanteio, e quase conseguiu desviar a bola de cabeça para o gol de Castillo. Mas o placar foi 1 a 0.

BOTAFOGO 1 X 0 PALMEIRAS

BOTAFOGO
Castillo, Thiaguinho (Lucas Silva), Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio, Diguinho, Leandro Guerreiro (Zé Carlos) e Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Gil (Fábio)
Técnico: Ney Franco

PALMEIRAS
Marcos, Élder Granja, Jéci, Gustavo e Leandro; Sandro Silva (Pierre, depois Martinez), Jumar, Evandro (Diego Souza) e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS-Fifa) e Julio César Rodrigues Santos (RS)
Cartões amarelos: Diguinho (B); Valdivia (P), Élder Granja (P), Martinez (P)
Gol: Zé Carlos, aos 34min do segundo tempo
Público: 29.379
Renda: R$ 361.982,50

Hospedagem: UOL Host