! Sport derrota Portuguesa e sobe para 8º lugar no Nacional - 06/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/08/2008 - 22h24

Sport derrota Portuguesa e sobe para 8º lugar no Nacional

De Márcio Markman
No Recife
O Sport voltou a vencer no Campeonato Brasileiro da Série A ao derrotar a Portuguesa, nesta quarta-feira, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, por 2 a 0. Com a vitória, o Rubro-Negro do Recife mantém a recuperação no torneio e sobe, ao menos momentaneamente, para a 8ª colocação, com 27 pontos.

O time pernambucano volta a campo no domingo, para enfrentar o ascendente Coritiba, na capital paranaense. Será um duelo direto, já que o Coritiba tem apenas dois pontos de vantagem e uma vitória do Sport o fará subir ao menos mais uma posição. Já a Portuguesa, que escapou de entrar na zona de rebaixamento graças ao tropeço do Santos, na Vila Belmiro, e está na 16ª posição, com 18 pontos, tentará a reabilitação em casa, diante do forte Cruzeiro, também no domingo.

Os donos da casa começaram o jogo em cima da Portuguesa, na tentativa de impor seu ritmo de jogo e pressionar o adversário, em busca do primeiro gol. Mas, apesar do domínio e da maior posse de bola, não conseguiam criar chances reais de gol.

Somente aos 12 minutos o goleiro Sérgio precisou trabalhar. E foi em um lance casual. Carlinhos Bala fez jogada individual pela direita e tentou o cruzamento para a área. A bola saiu fechada demais e quase enganou o camisa 1 da Portuguesa, que deu um passo para trás e espalmou a escanteio.

Aos 16 minutos, Roger fez um belo corta-luz para Francisco Alex, mas o meia demorou demais para chutar e acabou travado pela zaga. O Sport continuou na pressão, mas insistia nos cruzamentos à área, que eram todos rebatidos pela defensiva da Portuguesa. Só aos 29 minutos surgiu outra chance real. Daniel Paulista pegou uma sobra dentro da área, mas na hora do chute foi abafado por um marcador.

A Portuguesa só assustou aos 33 e, ainda assim, em um lance criado pelo próprio Sport. Numa saída de bola, Igor tocou na fogueira para Luisinho Netto, que tentou inverter a jogada e acabou atrasando com ainda mais dificuldade para Magrão. Como Não podia pegar com a mão, o goleiro disputou de cabeça com Jonas. A bola sobrou para Igor que foi pressionado outra vez por Jonas. Só quando a bola chegou a Durval o Sport retomou o controle e saiu jogando.

O time paulista melhorou e aos 38 teve outra chance, mas Jonas furou na hora do chute. Um minuto mais e outra vez Jonas chegou em condições de concluir, mas a defesa do Sport abafou o chute.

Os donos da casa responderam aos 42 minutos. Luciano Henrique foi lançado na esquerda, deu um belo corte em cima de Bruno Rodrigo e bateu cruzado. Sérgio fez boa defesa. No último minuto da primeira etapa, Francisco Alex pegou uma bola na direita e cruzou no segundo pau. Roger subiu com estilo e cabeceou certeiro, no ângulo esquerdo de Sérgio, para deixar o Sport em vantagem: 1 a 0.

O segundo tempo começou com a Portuguesa mais presente no ataque, mas sem muita objetividade. O Sport se fechou um pouco mais e se armou para partir nos contra-ataques. O primeiro deles, logo aos 4 minutos, por muito pouco não vira o segundo gol dos donos da casa. Carlinhos Bala recebeu um belo lançamento de Luisinho Netto, entrou como quis, mas em vez de servir a Roger e Luciano Henrique, que chegavam pelo meio, tentou o arremate e Sérgio defendeu bem.

Aos 11 minutos, o Sport chegou ao segundo gol, com a colaboração da defesa da Portuguesa. Moacir recebeu no bico da área, do lado direito, e tentou o cruzamento para a área. O zagueiro Bruno Rodrigo tentou cortar e, de bico da chuteira, desviou a bola do goleiro Sérgio.

O Sport seguia dono do jogo e quase ampliou aos 17. Luciano Henrique pedalou pra cima da marcação e cruzou no segundo pau. A bola chegou um pouco alta para Roger, que ainda cabeceou com perigo. Na volta, a defesa tentou tirar a bola e o chute saiu em cima de Roger, que quase coloca, sem querer, a bola para dentro do gol.

A Portuguesa chegou a primeira vez aos 21, em uma jogada individual de Edno, que cruzou para o meio da área. Antes da chegada de Washington, Magrão cortou. A resposta do Sport foi ainda mais perigosa e Luciano Henrique só não marcou o terceiro gol porque Sérgio fez grande defesa.

Aos 33, Juninho, que acabara de entrar, fez bom passe para Roger. O atacante viu a chegada de Luciano Henrique e fez a assistência. De cara para o gol, o camisa 10 do Sport acabou derrubado por Gavilan e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Luciano Henrique bateu a meia altura e Sérgio fez a defesa.

SPORT
Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Moacir, Francisco Alex (Juninho) e Luciano Henrique; Carlinhos Bala e Roger (Lúcio). Técnico: Nelsinho Batista.

PORTUGUESA
Sérgio; Patrício (Wilton Goiano), Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Teles; Carlos Alberto, Gavilán, Preto (Fellype Gabriel) e Edno; Jonas (Vaguinho) e Washington. Técnico: Valdir Espinosa.

Data: 06/08/2008 (quarta-feira)
Local: Ilha do Retiro.
Horário: 20h30.
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE).
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Cartão amarelo: Washington, Carlos Alberto e Bruno Telles (Portuguesa)
Gols: Roger, aos 46 minutos do primeiro tempo. Bruno Rodrigo (contra), aos 11 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host