! Atlético-MG vence o Sport e se recupera da goleada para o Vasco - 03/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

03/08/2008 - 20h04

Atlético-MG vence o Sport e se recupera da goleada para o Vasco

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Poucos dias após ser massacrado pelo Vasco (6 a 1) - revés que fez a diretoria demitir o técnico Alexandre Gallo -, o Atlético-MG deu a volta por cima ao vencer, de virada, o Sport por 2 a 1, na noite deste domingo, no Mineirão. Sob o comando de Marcelo Oliveira, o alvinegro teve muita dificuldade durante o jogo, mas conseguiu interromper a seqüência de três vitórias consecutivas do adversário pernambucano.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Apenas 6.039 torcedores pagaram ingresso para ver a estréia de Marcelo Oliveira. Os atleticanos que foram ao Mineirão acompanharam mais uma vez o Atlético apresentar os mesmos defeitos de outras rodadas: falta de criatividade, excessivo número de passes errados, falhas na marcação e dificuldade nas bolas paradas contrárias.

A fragilidade atleticana estimulou o Sport, que atacou muito. Por isso, em boa parte do tempo, o jogo foi aberto, já que o Atlético necessitava exclusivamente da vitória, para amenizar a crise e tentar se afastar um pouco da temida zona de rebaixamento.

Apesar do sofrimento, o Atlético-MG chegou a 21 pontos, afastando-se da zona de rebaixamento. O time mineiro passou da 16ª para a 12ª colocação. Para comprovar a sua reação, no entanto, o alvinegro terá de buscar sua primeira vitória como visitante, contra o Santos, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

Já o Sport, campeão da Copa do Brasil, segue com 24 pontos e perdeu posições na tabela de classificação, desperdiçando a possibilidade de se aproximar um pouco mais do G-4. Na seqüência do Nacional, o time pernambucano, 10º colocado, recebe a Portuguesa, no Recife.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Carlos Roberto/Hoje em Dia/AE
Vitória deu novo ânimo ao Atlético-MG após a saída de Gallo do time
PRIMEIRO TEMPO
14min - GOOOLLL DO SPORT!!! - Roger aproveitou boa jogada de Luciano Henrique pela esquerda, que cruzou rasteiro para a área atleticana, abrindo o marcador.
15min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! - O torcedor do Sport não teve nem tempo para comemorar. Logo após a saída de bola, Marques recebeu na área adversária, girou e bateu para as redes do time pernambucano.
32min - O goleiro Magrão, do Sport, cortou de soco um cruzamento e, na sobra, Petkovic bateu, mas a bola encobriu o travessão.
39min - Rafael Miranda quase marca um gol contra. Ao tentar cortar a bola cruzada, após cobrança de escanteio, ele deu um susto no goleiro Edson, pois a bola atravessou toda a pequena área e saiu pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
16min - Carlinhos Bala cruzou da direita e Roger, livre, cabeceou, para fora, com muito perigo.
19min - Dutra fez boa jogada pela esquerda e tocou para Roger, que dominou e bateu bem para boa defesa do goleiro Edson.
32min -GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Gedeon. Petkovic cobrou escanteio e o meia, que havia acabado de entrar, tocou de cabeça para as redes.
37min - Gedeon deu bom passe para Rafael Aguiar, que bateu de perna esquerda, obrigando Magrão a fazer difícil defesa.
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
LEIA NOTÍCIAS DO SPORT
TABELA DO BRASILEIRÃO
O primeiro tempo começou aberto. Obrigado a vencer para não correr risco de voltar à zona de rebaixamento, o Atlético-MG, com mudanças em todos os setores do time em relação à goleada sofrida para o Vasco, tentou partir para o ataque, tentando abrir logo o marcador, para ganhar a confiança da sua torcida. Logo a 2min, Leandro Almeida, de cabeça, mandou para fora com perigo a bola, após cobrança de escanteio por Petkovic.

Mas se buscava a iniciativa de tentar o gol, o Atlético-MG abria espaços aos contra-ataques do Sport, quase sempre puxados pelo meia Luciano Henrique, que soube aproveitar a fragilidade do sistema defensivo atleticano. Tanto que, aos 14min, ele fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque visitante e cruzou para Roger fazer 1 a 0.

A alegria pernambucana durou pouco. No minuto seguinte, o Atlético empatou o jogo. Mariano deu o passe a Marques, que girou e bateu para empatar a partida. O gol aliviou um pouco a tensão do torcedor alvinegro, que passou a sonhar com uma virada como aconteceu há 15 dias sobre o Coritiba, quando o time mineiro chegou a perder por 2 a 0 e acabou ganhando por 3 a 2.

Dessa vez, no entanto, após marcar o seu gol, o Atleticano não conseguiu manter o mesmo ímpeto e, aos poucos, o Sport conseguiu controlar o jogo e passou a levar mais perigo ao gol defendido por Edson. Em alguns momentos da etapa inicial, o Atlético foi encurralado pelo adversário, sob o olhar atônito do torcedor do clube mineiro. Na etapa final, no entanto, o Atlético conseguiu a virada.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo, que, a exemplo da etapa inicial, foi muito disputado. O Sport começou melhor atacando mais e levando perigo ao gol do inseguro goleiro Edson, que deu vários sustos nos torcedores de sua equipe. Roger, autor do gol do Sport, desperdiçou outras chances.

O Atlético, mais na base da vontade e no talento individual de alguns poucos jogadores, como Petkovic e Marques, conseguiu fazer o gol do desempate, aos 32min, por intermédio de Gedeon. Petkovic bateu o escanteio do lado esquerdo e o meia, que havia substituído Márcio Arapujo, pouco antes, tocou de cabeça para as redes. O Sport ainda tentou buscar o empate, mas o Atlético conseguiu sua quinta vitória, todas em casa.

ATLÉTICO-MG
Edson; Mariano, Nen, Leandro Almeida e Calisto; Rafael Miranda, Serginho, Márcio Araújo (Gedeon) e Petkovic; Marques (Rafael Aguiar) e Jael (Lenílson)
Técnico: Marcelo Oliveira

SPORT
Magrão, Luizinho Neto, Durval, Gabriel e Dutra; Daniel Paulista, Júnior Maranhão, Moacir (Sandro Goiano) e Luciano Henrique (Ciro); Carlinhos Bala (Enílton) e Roger
Técnico: Nelsinho Baptista

Data: 03/08/2008 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 6.039 pagantes
Renda: R$ 56.832
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (Fifa-RJ)
Assistentes: Marcelo Fonseca Duarte (RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Cartões amarelos: Calisto (Atlético-MG)
Gols: Roger (S), aos 14min; Marques (A), aos 15min do primeiro tempo; Gedeon (A), aos 32min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host