! Grêmio quebra invencibilidade do Coritiba e retoma a liderança - 31/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/07/2008 - 22h22

Grêmio quebra invencibilidade do Coritiba e retoma a liderança

Do UOL Esporte
Em Curitiba
O Grêmio mostrou força de líder e venceu o Coritiba por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Brasileirão. Com isso, o time gaúcho subiu para 32 pontos e retomou a ponta da tabela do campeonato, que havia passado temporariamente às mãos do Cruzeiro, após os jogos da quarta-feira.

O Coritiba caiu para a oitava posição, com 23 pontos, e ainda viu quebrada uma invencibilidade de sete jogos no seu estádio. O time, agora, terá que buscar a recuperação fora de casa, diante do Santos, no próximo domingo, às 18h10.

Já o Grêmio defende a liderança em casa, contra o Vitória, também no domingo, às 16h.

Antes do jogo, o meia Carlinhos Paraíba foi homenageado por ter marcado o gol de número 500 do Coritiba em Brasileiros, no Couto Pereira, na partida contra o Ipatinga. O jogador recebeu uma placa das mãos do gremista Tcheco.

O Coritiba começou no ataque, enquanto o Grêmio apenas de defendia. Com toques rápidos, o time coxa-branca dava trabalho à zaga gaúcha.

Não demorou, porém, para o Tricolor se soltar e passar fustigar o gol do Alviverde. Aos 16 minutos, Anderson Pico mandou um chute venenoso de fora da área e fez o goleiro Édson Bastos espalmar para escanteio.

Aos 17 minutos, o Coritiba chegou com Keirrison que dividiu com o goleiro Victor. A bola entrou, mas o árbitro assinalou impedimento e errou. A posição do atacante era legal.

O Grêmio tinha mais presença no meio-de-campo e mantinha o Coxa em seu campo. Mesmo assim, aos 24 minutos, o Coritiba assustou. Hugo dominou no peito, dentro da área, limpou a jogada e bateu sobre o gol, com perigo.

O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com poucas chances reais de gol. O Grêmio terminou a etapa com superioridade no meio-de-campo e pressionando em busca do gol. O Coxa, porém, criou algumas boas chances para marcar.

O jogo recomeçou com chuva, no segundo tempo. O Grêmio saiu para o ataque e abriu o placar, na primeira oportunidade. Aos 2 minutos, Tcheco cobrou um escanteio da direita, na primeira trave, e Marcel desviou para fazer 1 a 0.

O Tricolor abriu o placar e recuou, passando a marcar a partir de seu campo. O Coxa tentava pressionar, mas não conseguia furar a forte marcação dos gaúchos.

Apesar de atacar mais, o time do Alto da Glória só acertou o primeiro chute no gol, aos 36 minutos. Rodrigo Mancha arriscou de fora da área, mas o goleiro Victor segurou firme.

No final do jogo, aos 44 minutos, Kerrison dominou na área, escolheu o canto, e tentou o ângulo. A bola, porém, subiu demais e saiu. O Coxa perdeu a grande chance de empatar a partida.

CORITIBA 0 x 1 GRÊMIO

Coritiba
Edson Bastos; Maurício, Nenê (Marlos) e Felipe; Rodrigo Heffner, Rodrigo Mancha, João Henrique, Carlinhos Paraíba e Ricardinho (Ricardinho); Keirrison e Hugo (Henrique Dias).
Técnico: Dorival Júnior

Grêmio
Victor; William Thiego, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Marcel (Reinaldo) e Perea (André Luíz).
Técnico: Celso Roth

Data: 31/07/08, quinta-feira
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Auxiliares: Ednilson Corona (FIFA-SP) e Antonio Carlos de Oliveira (ES)
Gol: Marcel, aos 2 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Felipe, (Coritiba); Marcel, Ânderson Pico, André Luiz (Grêmio)
Público: 32.216 pagantes
Renda: 568.825,00

Hospedagem: UOL Host